Notícias

Matéria exclusiva sobre a gravação do novo CD/DVD de Nani Azevedo pela Central Gospel - Restauração

André Mattos em 23/06/11 3883 visualizações
Na quinta-feira, 09 de junho, dois dias antes da gravação, o cantor Nani Azevedo recebeu nosso colaborador André Mattos, auxiliado pelo fotógrafo Douglas Santos, no hotel em que estava hospedado, na cidade de Curitiba, e conversou sobre o projeto e seu ministério.

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva.

Supergospel - Qual é a mensagem principal deste novo CD?

Nani – Toda gravação você precisa ter um tema principal. Você pega as letras e vai fazendo uma composição do que aquilo pode transformar. Então, como eu tenho uma música restauração, restaurado e eu vou falar muito de cura, da restauração em si, do Deus que sara, que transforma, como você seguir a Deus... Isso aí você engloba tudo no nome do CD: Restauração.

Supergospel - Nos seus trabalhos mais recentes, a grande maioria das composições eram suas. Agora, nesse projeto novo você está mudando um pouco. Fale um pouco sobre isso.

Nani – Eu sempre trabalhei assim. Tinham 13 músicas, 9 eram minhas. Nesse projeto, eu fiz praticamente metade. A outra metade é de outros compositores, amigos que eu recebo a música e vejo que ela entra no meu ministério, que ocorre uma identificação. Não gravo a canção porque o compositor é famoso. Tem hinos de compositores que talvez ninguém nunca ouviu falar na vida e vai demorar pra ouvir falar de novo, mas a essência dele combinou com minha essência.

Recebo muitas músicas; muita coisa boa, mas também muita coisa ruim. Não desprezo nada. Mas sempre dou um retorno pra quem me envia sua canção. Se não se encaixa com meu ministério, eu sempre respondo: “Amigo, continue compondo; porém a sua música não se encaixa no meu ministério”.

Supergospel - Quem ficou responsável pela produção deste CD?

Nani – A produção geral e arregimentação são do Morbeque e os arranjos são do Saimon Saldanha.

Supergospel - O que você destaca da parte da produção?

Nani – A idéia é ter um disco mais pop, mais base; trazer uma novidade nesse novo CD. Teremos uma participação especial de um cello em uma das canções; O vocal vem todo do Rio de Janeiro – Marquinhos Menezes, Lílian, Josy, Joelma e Ozéias. Eles trazem um som da black music para a produção.

Supergospel - Você acompanhou todos os passos da produção?

Nani – Todos. Eu estou muito envolvido. Arrumei espaço na minha agenda e fui ao Rio Grande do Sul duas vezes para sentar com o Saimon (arranjador) no seu estúdio.

Estou desde outubro envolvido nesse processo. Recebia os arranjos que ele mandava e pedia as alterações. Apesar de que no geral aprovo tudo, pois o Saimon já conhece o meu estilo. Já temos aquela química.

Supergospel - Desde o primeiro disco pela Central Gospel, você tem gravado aqui no Paraná. Tem alguma razão especial pra isso?

Nani – Eu gosto muito do Paraná. Morei aqui por nove anos. Tive muitas semeaduras aqui e tive muitas colheitas também. Muita gente me ajudou aqui, muitos pastores, muitas cidades. Então, onde eu comecei a surgir ministerialmente na área congregacional foi no Paraná.

Quando morava em São Paulo, eu participava mais de conjuntos, gravei solo, mais como intérprete. Eu comecei a sair pro ministério congregacional e profético no Paraná. Acabou se criando um vínculo especial com esse Estado. Além disso, o Morbeque, o Saimon, são pessoas que acreditaram em mim quando eu não tinha nada, apoio de gravadora ou algo parecido. Abençoaram muito minha vida. Então, como diz a Bíblia: “A quem honra, honra”.

Supergospel - Essa semana da gravação, a temperatura em Curitiba teve uma queda considerável. Você está tomando algum cuidado especial nesse sentido pra ter a voz em condições pra gravação?

Nani – Mesmo que não esteja frio, estou sempre bem agasalhado. Várias camisetas, jaqueta, mesmo que não esteja sentindo frio. Gorro e cachicol pra proteger a região da garganta e ouvidos.

Supergospel - Esse álbum terá a participação da Rachel Malafaia. Como aconteceu o convite?

Nani – Fiz amizade com a Rachel assim que entrei na gravadora. Ela já fazia parte da gravadora. Viajamos em um evento juntos e criou-se uma afinidade, de irmãos mesmo. Ela foi crescendo e eu fui investindo nela, a experiência ministerial que eu tinha e ela sempre assimilando.

Como eu tive a participação da Raquel Mello, da Dani Cristina (irmã da Rachel) e veio meu coração, já que é minha amiga e da mesma gravadora, porque não honrá-la também. Teria uma outra participação especial, que acabou não dando certo por causa de agenda..

Supergospel - Quanto tempo você já tem de ministério? E o que passa na sua mente quando você sobe no púlpito pra ministrar?

Nani – Canto na Igreja desde os 10 anos de idade, mas ministério mesmo, viajando, são 21 anos. O que passa na minha mente é que eu preciso ser bênção pra quem está me ouvindo; preciso alcançar vidas. Se uma vida for alcançada num evento de 100.000 pessoas, já terá valido a pena ter ido naquele local.

Supergospel - Quem são suas referências no campo ministerial?

Nani – Minhas referências, desde quando comecei a entrar nessa linha de louvor congregacional, sempre foram Asaph Borba, Adhemar de Campos e Marcos Witt. Estes que me impulsionaram e impactaram minha vida.

Supergospel - Que som você gosta de ouvir quando sobra um tempo?

Nani – Eu ouço de tudo, mas procuro ouvir mais CDs de ministração, de igrejas. Isso é o que eu gosto de parar pra ouvir. Escutar a voz da igreja cantando.

Supergospel - Deixe uma mensagem pros nossos leitores.

Nani – O sucesso ministerial não pode ficar vinculado apenas em vendas de livros, de CDs, de mídias. Ele vem através dos frutos que você gera. E vidas são frutos. Você precisa ter ministério pra viver, sua família desfrutar, só que o foco do seu ministério tem que ser alcançar vidas.

Então, ganhe almas, ganhe vidas pra Jesus! E não desista do seu sonho jamais! Eu sou prova disso: não desisti e jamais desistirei daquilo que Deus preparou pra mim.

Bastidores da gravação

Na sexta-feira, 10 de junho, acompanhamos o ensaio geral. Apesar de ser um ensaio bem técnico e talvez um pouco cansativo pra quem não entende muito, já podíamos perceber o entusiasmo e a preocupação de Nani em ministrar ao povo. É nesse ensaio que são feitos os ajustes de som, iluminação, marcações no palco, etc. O ensaio foi aberto ao público e aqueles que estiveram por ali tiveram a oportunidade de ir se familiarizando com as canções que seriam ministradas no dia seguinte.

No sábado, 11 de junho, chegamos mais cedo e o Nani já estava por lá ajustando os equipamentos que iria utilizar na gravação, realizando os últimos acertos. Nos camarins, movimentação intensa. A turma do vocal e a cantora Rachel Malafaia dando os últimos retoques na maquiagem e cabelos. Pouco antes de iniciar a gravação, a cantora Lílian Azevedo, que também é fonoaudióloga, realizou a preparação de Nani para gravação, com exercícios de aquecimento vocal.

Chegado o momento, após uma abertura com uma breve palavra do Pastor Silas Malafaia em vídeo, Nani sobe ao púlpito da ADVEC para ministrar. Cabe aqui abrirmos parênteses para lembrar que a parte de vídeo ficou sob responsabilidade do Vlad, da Asas Produções, que promete novidades para este DVD, que foi todo filmado em Full HD e também será lançado em Blu-Ray. No fundo do palco, foi montado um grande painel onde os cenários eram projetados. Foi colocado também um piso de LED no púlpito.

O CD/DVD “Restauração” será composto de 14 músicas. O projeto está bem equilibrado, com músicas de celebração e adoração. A base instrumental contou com músicos como Misa Jr. (teclados), Saimon Saldanha (teclados), Daniel Nunes “Cabeça” (bateria), Marquinhos Pereira e Osvaldo (violões) e o produtor Morbeque (baixo). Para o vocal veio um time do Rio de Janeiro: Marquinhos Menezes, Lílian Azevedo, Josy Bonfim, Joelma Bonfim e Ozéias Costa. Se o objetivo era trazer uma sonoridade mais black, foi atingido com sucesso. A metaleira foi um capítulo à parte. O pessoal simplesmente arrebentou. Destaque também para o jovem Thiago, que executou um solo de cello numa das faixas.

Sinceramente, o CD tem tudo pra cair no gosto do povo. Nani conseguiu mesclar um repertório com músicas complexas e outras mais simples. Quando você estiver com o disco em mãos, preste atenção nas músicas “Cantai ao Senhor”, “Enquanto o milagre não vem”, “Restauração” e “Seguirei o Mestre”, música de encerramento e que teve a participação da cantora Rachel Malafaia.

Após a última canção, houve um apelo e aproximadamente 30 pessoas aceitaram a Jesus. Chamou minha atenção o fato de Nani fazer questão de olhar nos olhos de cada um que foi à frente. “Eu olho sempre diretamente as pessoas, pois assim eu transmito segurança naquilo que estou falando. E é a maior emoção nessa hora também”, disse Nani.

Ao final da gravação, Nani fez questão de agradecer individualmente os músicos participantes: “Ao agradecer os músicos e produção em geral eu reconheço que cada um desempenhou bem o seu papel. Ali eu mostro que não tem um artista somente, mas uma pessoa igual a todos”.

Terminada a gravação, o cantor fez questão de atender as pessoas que solicitavam autógrafos ou fotos: “Eu sempre atendo ao público pelo respeito que tenho por eles e retribuo o carinho deles por mim”, finalizou Nani.

Agradecemos à gravadora Central Gospel Music e sua assessoria de imprensa pela oportunidade e acesso que tivemos para fazer essa matéria especial e também ao cantor Nani Azevedo, que dispôs do seu tempo, mesmo em meio aos preparativos para um momento tão especial de seu ministério.

Fotos: Douglas Santos (Curitiba-PR)

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

André Mattos

Carioca, residente em Araucária (Paraná), 29 anos, casado com a Mariana e dois filhos, Juliana e Gabriel. Congrega na 2ª IPI de Curitiba, onde é diácono e ministro de louvor. Na área musical, desenvolve a parte executiva de produções independentes e também atua na assessoria e divulgação de alguns cantores e bandas evangélicos.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook