Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



O jornalista campineiro Adailton Moura, lança livro na Bienal - A Indústria da Música Gospel

Publicada em 10/08/2018
Redação Super Gospel
No próximo domingo, 12, das 13h às 14h30, o jornalista campineiro Adailton Moura lança o livro "A Indústria da Música Gospel" na Bienal do Livro de São Paulo. O evento será no estande da Editora Scortecci, localizada na Avenida 1, Rua N - no Pavilhão do Anhembi. Na ocasião, o autor abordará a temática do livro e estará à disposição para conversas e autógrafos.
 
Sobre o livro
A Indústria da Música Gospel é um livro-reportagem que aborda o desenvolvimento comercial do gênero evangélico no mercado fonográfico brasileiro. A obra é fruto de uma pesquisa acadêmica, que propôs analisar de forma aprofundada e crítica a música cristã produzida no Brasil.
 
“A finalidade não é somente apresentar quais caminhos levaram a música evangélica para fora da igreja, mas também mostrar a essência de uma arte, enfatizando sua importância para o desenvolvimento humano”, diz o autor. A Indústria da Música Gospel também busca gerar o debate e auxiliar na difusão do conhecimento cultural junto à sociedade”.
 
Composto por seis capítulos, o livro versa sobre o desenvolvimento da música ao longo dos tempos; o nascimento do gospel na cultura afro-americana; a criação de uma cultura baseada no gospel brasileiro; a ascensão da música cristã na indústria fonográfica; e a mudança de propósito do cenário musical evangélico.
 
Pela escassez de trabalhos (escritos e audiovisuais) que abordam o assunto?—?destaque para “A explosão do gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil”, da Magali do Nascimento Cunha; e “Por uma sociologia da produção e reprodução musical do presbiterianismo brasileiro: a tendência gospel e sua influência no culto”, de Jaqueline Ziroldo Dolghie?—?, a obra tem por objetivo ser fonte aos estudos relacionados à música e, especificamente, ao fenômeno gospel.
 
“A Indústria da Música Gospel expõe, de maneira clara, firme, direta e envolvente, […] os bastidores relacionados ao mercado de um gênero musical em evidente ascensão no Brasil”, escreve o jornalista Paulo Pontes na apresentação do livro. “Mas não se deixe enganar pelo título. [...] Não é apenas uma leitura recomendada para pessoas ligadas a um universo de religiosidade. Longe disso. Vai muito além”.
 
Entrevistados
A pesquisa é complementada com entrevistas e conversas concedidas por profissionais e artistas envolvidos no seguimento musical e especificamente no cenário evangélico; o cantor João Alexandre; Maurício Soares, diretor artístico da Sony Music Gospel; Éliton Nascimento, especialista em marketing musical, produtor e CEO do selo Good Boys Records; André Luiz, pesquisador e produtor musical; Roberto Azevedo, jornalista, editor chefe do portal Super Gospel e relações públicas de artistas gospel; o rapper Dj Alpiste; Salisa Barbosa, personal stylist (inclusive de cantores evangélicos); Chad Horton, co-fundador do Rapzilla, portal norte-americano especializado em rap cristão, e diretor de marketing da distribuidora Syntax; e Josh Niemyjski, CEO do selo independente Illect Records.
 
Ficha técnica
ISBN: 978-85-366-5429-4 
Páginas: 108
Formato: 14x21
Editora: Scortecci
Preço - Impresso: R$ 25,00
 
Sobre o autor
Adailton Moura é jornalista. Residente em Campinas, no interior de SP, ele escreve atualmente para o RAPresentando, Gospel Beat e TVOVR CREATIVE. E colabora com o Sounds and Colours.
 
Páginas do autor
Twitter: twitter.com/_adailtonmoura
Instagram: instagram.com/_adailtonmoura


Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.