Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Alegria
(André Valadão)

Análise feita pelo colaborador:
Ricardo Régener e Paulo Higor (ricardo.regener@gmail.com)
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Alegria

Compre este CD agora

Faixas:
1. Em qualquer lugar
2. Espontâneo
3. País da adoração
4. Obrigado Jesus
5. Não posso pagar
6. Espontâneo
7. Dívida de amor
8. Amado meu
9. Te quero mais
10. Alegria
11. Meu milagre chegou
12. Tudo mudou
13. Eu quero ser
Um ano depois de embalar o Brasil ao som de "Milagres", canção que se tornou uma das mais tocadas nas rádios, André Valadão lança o seu terceiro CD, que dá continuidade a sua bem-sucedida carreira que começou no ano de 2004, quando foi lançado "Mais que Abundante", seu primeiro trabalho solo. Apesar de se tratar da mesma pessoa, é bastante difícil comparar o André de canções longas e orquestradas de antes, com o que podemos ouvir nesse terceiro CD, intitulado "Alegria". Pra quem pensa que "Milagres" já foi suficientemente inovador, vai se surpreender com as novidades de "Alegria". As surpresas já começam pelo visual: moderno e arrojado, o CD é todo jeans, numa referência à "Amém", grife que, segundo o próprio André, tem o chamado de fazer a diferença, vendendo roupas para vestir com santidade nossa geração . Gravado ao vivo, no Ginásio do Mineirinho, em 15 de abril, "Alegria" traz em 11 canções, acrescidas de 2 faixas chamadas "Espontâneos", letras e arranjos que ministram principalmente Alegria e ânimo ao coração do ouvinte, falando também sobre o cumprimento de Milagres, gratidão, bom testemunho e até sobre Futebol.

A abertura do CD é breve: entre palmas e brados, ouve-se um loop, a bateria "abre caminho" para a primeira canção: "Em qualquer Lugar". Não haveria mensagem mais propícia à abertura do CD: em qualquer lugar por onde passamos, no meio das mais diferentes situações, em situações amenas, ou em meio a um grande tumulto, devemos louvar ao Senhor por tudo que Ele fez nas nossas vidas. A canção é dançante, e só não ficou mais empolgante porque a vibração do público, na gravação ao vivo, foi em grande parte suprimida. A faixa 2 é um breve reprise dessa canção.

A terceira faixa é a maior surpresa do CD: "País do Futebol" é uma canção que começa ao som de batuques, lembrando antigas marchinhas, acrescidas de uma levada pop. O arranjo é muito alegre, e absolutamente contagiante. Em ano de Copa do Mundo, a canção faz uma metáfora entre futebol e avivamento, constituindo numa poderosa e oportuna estratégia para esse ano de Mundial. No final da canção, a surpresa é a execução de um fragmento do instrumental do Hino Nacional Brasileiro. Sem dúvidas "País do Futebol" se tornará em um verdadeiro hino no nosso país nesses dias de mundial, como está escrito na descrição do CD.

A quarta canção, "Cada Promessa", é introduzida por uma guitarra leve, e apresenta rock de peso no Refrão. Como todos os clássicos do Pr. André, fala de abundância espiritual, o sobrenatural, cumprimento de promessas e vitória, enaltecendo o sacrifício do calvário e apresentando-o como dom supremo de Deus para o cumprimento de cada uma das promessas, pelas quais o adorador é grato antecipadamente. A canção tem uma parada brusca, mas volta logo em seguida. Destaque para o vocal, num estilo pop rock.

"Não posso pagar", a canção seguinte, inicia-se com uma virada da bateria e um solo de guitarra de Daniel Christian. Mantém o ritmo das anteriores, e é a mais excepcional canção de gratidão já produzida por André Valadão. A letra é pura e simples gratidão pelo que Jesus já realizou por nós na cruz, uma constatação da incapacidade humana em retribuir o favor divino. Destaque para o dueto entre André Valadão e Ramiro Figueiredo.

A faixa seguinte, continuação de "Não Posso Pagar", faz as vezes de momento espontâneo de CD, nesse momento ouve-se uma ótima ministração sobre o amor doado por Deus aos homens, amor que independe de merecimentos e conquistas humanas, no final da faixa, André trás uma ministração sobre líderes que pensam em desistir.

A canção seguinte, "Dívida de Amor", tem a melodia mais lenta do CD,a introdução é feita por um violão, acompanhando de teclado, com um loop no final. Uma canção reflexiva, de entrega, com mensagem que dá continuidade a "Não posso pagar": diante da sua incapacidade em retribuir o grande amor divino, o adorador ora declarando que o máximo, e o melhor que pode entregar ao Senhor é a sua própria vida diante do altar. No meio da música há um solo de guitarra seguido de modulação. Além de mais uma pequena partipação de Ramiro Figueiredo.

"Amado meu" é a canção seguinte, a mais intimista do CD, bem trabalhada, a música inicia-se ao som de dois violões, tocados por Fabrícia Hernane e Moisés Nazaré, a introdução tem o acompanhamento de teclado, um loop e um som de Ganza. A música casou perfeitamente com a voz da Pra. Ana Paula Valadão, que sola com toda a beleza e expressividade da sua já nacionalmente conhecida voz soprano. Desde "Mais que Abundante", a cada ano as canções soladas pela Pra. Ana têm ficado mais bem arranjadas e interpretadas. A letra fala sobre a submissão de todos os valores, conquistas, projetos e bens humanos à vontade daquele que o adorador apaixonado chama de "Amado Meu". Além do bom trabalho instrumental e do excelente solo de Ana Paula, vale destacar também algumas belíssimas participações de Nívea Soares na canção.

"Te quero mais", inicia-se ao som do teclado, tocado por André Valadão, seguido da entrada de todos os outros instrumentos. No melhor estilo adoração pop-rock, a junção das guitarras com a letra no refrão dão à canção um tom intenso e imperativo.

A décima-faixa, é a canção-tema "Alegria", apropriadíssima pela força da letra. A música começa lenta, com teclado e voz, e vai progredindo até o clímax, no solo de guitarra, acompanhado de uma ministração de ânimo sobre a vida dos desanimados. Destaque nesta música para o dueto da Marina Valadão com André, em certos momentos da canção.

Após "Alegria", André faz um momento pessoal de homenagem à sua irmã, Pra. Ana Paula, e ao seu pai, Pr. Márcio Valadão, testemunhando dos milagres de Deus em sua família. Aos desinformados que porventura ouvirão o CD, é válido dizer que o Pr. Márcio esteve a beira da morte, após um infarto no início desse ano, e a Pra. Ana, depois de anos de espera, finalmente gerou um filho, Isaque. A canção "Meu Milagre Chegou", segundo André, foi escrita baseada nesses dois exemplos de fé e superação. A música começa com o baixo e a bateria, seguidos da guitarra. A canção é uma continuação de "Milagre", tema do Cd anterior, um testemunho do cumprimento dos Milagres de Deus na vida dos familiares de André. "Meu Milagre chegou" se destaca das outras canções do CD por causa da participação de "Nívea Soares", que com os seus inconfundíveis contracantos dá um toque muito especial à música.

Já caminhando para o final, a penúltima canção chama-se "Tudo em minha vida mudou", uma música rápida, de agradecimento pela transformação operada na vida do adorador, e pelo sentido dado à sua vida. A canção volta ao ritmo acelerado das primeiras canções do CD, ritmo esse que prossegue na última canção, "Eu quero ser": eletrizante, bem arranjada, missionária, a música fecha com chave de ouro o CD, falando sobre a responsabilidade de fazer a diferença tanto no tratar com as pessoas próximas, quanto indo "aos quatro cantos dessa terra".

Com sucesso consolidando desde o Cd "Milagres", André mais uma vez inovou, trazendo sob um visual novo canções mais sucintas e bem-arranjadas. "Alegria", vem para mostrar que André está entrando de cabeça no cenário do Pop-rock Gospel no Brasil. O álbum está mais que recomendado a pessoas que gostam de apreciar bons arranjos, sem no entando abrir mão das letras.

Como participantes da gravação ao vivo desse CD, deixamos também, de antemão recomendado o DVD "Alegria", que deverá sair por volta de agosto. Se no CD André já inovou, não poderia ser diferente no DVD, que trará um palco mais aberto, mais baixo, com visual mais moderno e eletrônico, além de uma passarela por onde André caminha por entre a multidão, permitindo, como ele mesmo disse desejar, que o espectador se sinta mais próximo de André Valadão e de suas ministrações que, além de abençoadas, têm ficado a cada dia mais eletrizantes.

Compre o CD Alegria (André Valadão) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.