Análises

Review de Aclame ao Senhor - um clássico na discografia da Lagoinha

Jonatha Cardoso em 13/10/10 24425 visualizações
Diante do Trono? Aclame ao Senhor? Que cd é esse?
Para entendermos com clareza sobre esse disco vamos a uma breve história:

No ano de 1996, a Hillsong Australia lançou o álbum "Shout to the Lord", contendo uma compilação de canções já criadas anteriormente, junto de novas canções compostas pela equipe da igreja.

Em 1998 a gravadora norte-americana Hosanna! Music iniciou uma parceria com a Hillsong para relançar o trabalho e para também gravá-lo em outros idiomas. Assim é lançada essa série de cds, no mesmo ano, lançando o Shout to the Lord, em inglês. Em 1999 a Hosanna lança Canta al Señor, em espanhol, encabeçada pela norte-americana Ingrid Rosario (cantora do ministério americano Women of Faith). Em 2000 lança Aclame ao Senhor, em português, comandado por Ana Paula Valadão e pela equipe da Igreja Batista da Lagoinha.

É importante que tenhamos consciência que o disco não é nem do Diante do Trono, nem da Ana Paula Valadão, nem da Igreja Batista da Lagoinha; o álbum é da Hosanna! Music. Entretanto, como o foi gravado com toda a equipe do Diante do Trono, consideramos como do Diante do Trono, só que numa linha separada, fora da série, assim como ocorre com o "Shalom Jerusalém".

Quem ouve os três lançamentos, em inglês, espanhol e português, percebe que os arranjos são praticamente os mesmos. Você sabe por quê?

O disco em inglês é o mesmo de 1996, ou seja, apenas houve um relançamento, sem mudar os arranjos. Já os cdss em espanhol e em português não receberam os mesmos arranjos de 1996 porque não os havia disponíveis. Então a Hosanna solicitou à Hillsong para que regravasse apenas os arranjos, que seriam utilizados nestes dois álbuns.

No caso do Brasil, sendo os arranjos originais da Austrália, não há a necessidade de que nenhum instrumento seja tocado ao vivo. Por isso, quem assiste aos vídeos percebe que o Bruno Gomes toca numa bateria eletrônica e o Paulo Abucater não consegue sincronizar algumas vezes o seu “dedilhar” com o som do teclado.

Quanto às vozes, as vozes e aplausos da igreja foram gravados ao vivo. Algumas canções, como a “Pai da criação”, tiveram as vozes gravadas previamente no estúdio – apenas rodando a canção durante a gravação do vídeo. Outras canções e ministrações da Ana Paula foram ao vivo. Portanto, o cd mescla arranjos australianos, gravações brasileiras em estúdio e gravações brasileiras ao vivo. Mescla bem estranha não?

Bom, agora que preparamos o terreno (quem tiver alguma dúvida, @jonathacardoso), vamos começar a analisar o álbum.

Começamos com a canção Que a paz de Deus reine, versão de “Let the peace of God reign”. A bela canção versa o nosso desejo de que a paz de Deus reine, não só nesse mundo onde vivemos, mas principalmente em nossas vidas. Nós temos que ter fome por mais dele, por mais da sua verdade. Quando ele nos enche, nós somos transformados. Com ele correremos a nossa carreira, pois o Espírito Santo é a nossa fortaleza.

Nívea Soares junto de Ana conduzem Creio na promessa, versão de “I believe the promise”. Uma das melhores canções de júbilo fala sobre a nossa fé sobre um derramar do Espírito sobre a sua igreja, com poder nos nossos corações. Quando o seu Espírito está no meio do seu povo, nada é impossível. Por isso, o povo deve se colocar de pé, não só fisicamente, mas deve unir-se em uma só fé. Nós temos um chamado e ninguém poderá impedir de que levemos o seu poder para todos.

Gente como nós é cantada por Ana e André Valadão, em um dueto sensacional para uma canção também sensacional – versão de “People just like us”. A missão que Deus nos deu é de que proclamemos o nome de Jesus como o único salvador, até o dia em que ele volte. Que todo ouvido ouça e todo olho veja do seu amor sobre seu povo. Toda tribo, língua e nação se prostrará diante dele. Em todo o mundo pessoas iguais a mim e a você estão seguindo a Jesus, clamando seu nome e vivendo desse amor.

Continuamos com Jesus, Jesus, versão de “Jesus, Jesus” (homônimo). A canção fala sobre aquele que quando nos toca, nos completa. Aquele que nos transforma com um simples olhar nosso a ele. Aquele que tem um toque de vida que trazendo das trevas para a luz. A sua misericórdia flui em nós como um rio.

O CD começa a parte de adoração com Eu jamais serei, versão de “I will never be”. Quando aceitamos a Cristo como nosso salvador, não somos mais os mesmos. Não há chance de voltarmos atrás, de voltarmos às antigas práticas. Começamos, assim, uma nova corrida, das quais temos de completá-la. Nossas vidas são inundadas com o rio poderoso dele. Com seu poder, destruímos as trevas, queimamos todo o mal e acendemos uma chama em nossas vidas para glorificá-lo.

Outra bela canção é Jesus, és o meu amado, versão de “Jesus, lover of my soul”. Ele é o nosso amado, pois nos resgatou de um lamaçal e nos firmou em uma rocha. Não importa o que aconteça, nunca o deixaremos. Ele sempre será nosso amigo e salvador. Para todo o sempre o adoraremos.

O trio Ana, Nívea e Maximiliano Moraes continuam, agora com Ensina-me, versão de “Show me your ways”. A canção versa nosso desejo de que, todos os dias o Senhor nos ensine os seus caminhos. Nossos corações querem amar o Senhor mais e mais, e ter a certeza de que sua mão está sobre nós.

Um intervalo na adoração e seguimos com uma ótima canção de júbilo: Tem todo poder, versão de “All the power you need”. Deus tem todo o poder para tornar reais todos os nossos sonhos, por maiores que sejam. Ele perdoa o pecador e tem poder pra restaurar tudo aquilo que nos foi tirado. Ele não se atrasa, ele não falha e ele já provou que ele é o Deus que faz o sobrenatural.

Poder do teu amor é uma belíssima canção, versão de “The power of your love", cantada por Ana Paula e Max. Fala do poder que tem o amor de Deus, como para ajudar-nos a vencer nossas fraquezas, e nos transformar por completo. Quando temos o amor de Deus em nossas vidas, temos um desejo de subir como águias até os céus para vê-lo face a face e, para sempre, estar ao seu lado.

Outra belíssima música, em um dueto de Ana Paula e André, é Este reino, versão de “This kingdom”. Versa sobre o reino de Cristo, que é eterno. Sua majestade e força é manifesta em nossas vidas. Seu governo, domínio, poder e autoridade são para todo o sempre. Jesus, que foi sacrificado por nós, foi glorificado e justificado. Ele é a exata expressão do amor, da graça e do perdão de Deus.

Max Moraes sola em Pai da criação, versão de “Father of creation”. Cristo morreu, mas venceu a morte. Com esse amor por nós, ele nos libertou e nos deu a vitória. Temos todos os motivos para entrar na presença dele e louvá-lo. Ele é o cordeiro de Deus, que nos fez povo dele, para andarmos eternamente junto dele.

Pra encerrar esse belo repertório temos a música-título: Aclame ao Senhor, versão de “Shout to the Lord”. Dispensa comentários... Apenas salientar que é uma versão mais semelhante com a original da Hillsong de 1994 do que a do DT de 1998. Prefiro ainda a de 1998, mas essa desse cd é tão linda quanto.

Bom, queridos.
Esse é um belo disco, um capítulo a parte do Diante do Trono.
Muito dos méritos desse álbum ter sido feito na Lagoinha diz respeito a fase de ouro que o ministério passava naquela época.

Que Deus abençoe a sua vida!
@jonathacardoso
Aclame ao Senhor

(CD) 01/00

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook