Análises

Exaltado, o segundo disco da Igreja Batista da Lagoinha

Jonatha Cardoso em 26/02/10 13903 visualizações
Com produção de Ana Paula Valadão, Sérgio Gomes e André Espíndola, Exaltado é o segundo álbum do ministério mineiro, gravado no dia 13 de fevereiro de 1999, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. O álbum é composto por 12 canções, que proclamam e declaram que Jesus, o Salvador, foi exaltado por nosso Deus, e que ele será sempre exaltado por nossas vidas.

Iniciamos o cd com Vem. A canção faz um convite a todos para que adoremos a Deus, que nos deu uma nova vida. Vamos adorá-lo, celebrá-lo, pois ele nos convida. Ele quer renovar nossas forças, nos dar vitória. Ele nos chama para proclamar libertação. Vamos celebrar sua presença em nosso meio!

Continuamos com Em Cristo Jesus, que fala-nos do grande amor de Deus para conosco. Tão grande que somos seus filhos. Ele nos escolheu antes de nascermos. Ele nos salvou, nos perdoou e nos regenerou. Ele nos comprou e nos levou para o seu reino. Se antes andávamos nas trevas, hoje andamos na luz. Somos herdeiros de Deus em Cristo Jesus. Seu Espírito nos guia em todos os momentos.

Em seguida temos a bela música Este é o dia, com base na flauta e no violino. Lembra um estilo “caipira”. Quatro crianças cantam junto do ministério que nós nos alegraremos em Deus. Não importa o que aconteça, o Senhor é o nosso pastor, que está a nossa frente pra nos proteger. Pelo sangue de Jesus somos mais que vencedores.

Continuando, temos Pra sempre, cantada por Helena Tannure. Pra sempre vamos louvar a Deus. Vivíamos nas trevas, perdidos, e hoje temos a luz, que é Jesus. Coladinho, temos Já não há, cantada por João Lúcio Tannure. A música fala que aqueles que estão em Cristo não tem mais nenhuma condenação. Estão perdoados de seus pecados, ganharam novas vestes pois foram comprados pelo precioso sangue do cordeiro.

Quero ser versa o nosso desejo de sermos livres para adorá-lo, amá-lo e caminhar como um vencedor, alguém que ressuscitou em Cristo. Só o amor de Cristo sara as nossas dores, preenche o nosso vazio interior. Só o poder de Deus quebra as cadeias que nos prendem. Ele nos deu vida abundante, pois ele curou cada uma de nossas feridas. Em seguida temos uma bela ministração de Ana Paula.

O violão introduz uma das mais belas canções do disco: Amigo fiel. O Senhor é grandioso. Ele é um amigo fiel, o nosso consolador. Queremos que ele nos atraia para seus braços. Ele é o nosso esconderijo. Queremos nos entregar a ele, derramar nossas vidas diante dele. Sabemos que, muitas vezes nossos amigos aqui na Terra nos deixam. Mas temos a certeza que temos um amigão, lá no céu, que quer estar conosco sempre.

A seguir temos a canção Exaltado em santidade. Ela fala do nosso anseio em estarmos na presença de Deus, contemplando a sua beleza e santidade. Entrar ao santo lugar, e não ficar lá só por alguns momentos, mas habitar lá, na casa de Deus. Só Jesus é e deve ser adorado em santidade. Devemos entregar as nossas vidas a ele, para adorá-lo, pois só ele é digno.

A faixa-título é, pra mim, uma das mais belas entre as 12 até hoje criadas. Exaltado fala de um Senhor que deve ser exaltado, pois só ele está à direita de Deus, coroado com toda glória e toda honra, pois seu nome está acima de todo o nome. Ele, todo poderoso, teve tanto amor por nós, que morreu por nós, em uma cruz, sendo moído e ferido por nossos pecados. Muitos não sabem que o preço por nossos pecados estava sobre ele. Por isso, devemos levar essa boa nova a todos, para que Cristo torne-se o desejado das nações.

Em seguida uma, podemos dizer, espetacular cantata. Dono do meu coração fala que só o Senhor é o dono dos nossos corações. Todas as nossas necessidades, planos, sonhos, paz, família, abrigo, luz, só encontramos nele. Só podemos louvá-lo para agradecer a tantas bênçãos. Nossa jornada é amá-lo, até que possamos, no grande dia, contemplar aquele que tanto nos amou. Só podemos dizer ao Senhor “eis-me aqui!”. Destaque para o belíssimo arranjo vocal realizado por Maximiliano Moraes, que, por sinal, é quem toca o piano na canção. Saliento que os quatro versos da canção foram baseados no hino tradicional da Irlanda.

A seguir, temos Santo Deus, que versa a grandiosidade do Senhor. Grandiosidade essa que pode ser demonstrada pelo seu infinito amor e pelo perdão para conosco. A glória dele nos constrange, enche nossas vidas e transforma-nos. Ele é único, ele é santo, ele é digno de todo louvor. Em seguida uma belíssima ministração que declara que “Santo é o Senhor”.

Acho legal abrir um parênteses para a inovadora iniciativa do Diante do Trono em mostrar que um álbum evangélico não precisa ter só canções. Pode também ter ministrações gravadas. Assim nasce a idéia de colocar em um cd ministrações durante músicas, também chamadas de espontâneos ou cânticos espirituais.

Para encerrar esse ótimo trabalho, temos a versão da canção de Kevin Jones, A ele a glória, que retrata Romanos 11:33-36: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”. Destaque para a ministração em kikongo (dialeto de Angola), feita pelo casal Lysoka e Fernando Ngury; em holandês, feita por Johanneke e Michele Lukasse; e em inglês, feita por Sheyla Shore.

Bem meus queridos, essa foi mais uma análise de mais um disco do Diante do Trono. Mais um que marcou a música evangélica no país.

Gostou da análise? Siga-me pelo twitter: www.twitter.com/jonathacardoso

Até a próxima!
DTA!
Exaltado

(CD) 01/99

(3,5/5)
Total de votos: 2

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook