Análises

Águas Purificadoras, o terceiro álbum da Igreja Batista da lagoinha

Jonatha Cardoso em 02/04/10 13091 visualizações
Com produção de Sérgio Gomes, Águas purificadoras é o terceiro álbum do ministério mineiro, gravado no dia 15 de julho de 1999, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. O álbum é composto por 10 canções, que mostram-nos quão maravilhosas são as águas purificadoras, pois o Senhor é bom e sua misericórdia é eterna.

Tentei várias vezes fazer duplas diferentes. Mas nenhuma se compara a espetacular abertura do cd, criada por Paulo Abucater, e a empolgante canção Tempo de festa. Tanto é que até hoje essa dupla é tocada em cds do Diante do Trono. A canção versa um tempo de festa, de louvor, onde nosso choro se transformou em riso, onde temos novas vestes de louvor, onde estamos longe do império das trevas, não temos mais feridas, mas só perdão e paz. Queremos cantar, dançar, pular, gritar e celebrar àquele que primeiro nos amou. E o seu nome é Jesus.

Seguindo a mesma linha, temos Eu quero o avivamento, que continua a versar sobre esse tempo, tempo onde um novo som surge de um povo justo e restaurado, onde um fogo santo queima as fortalezas das trevas e tudo o que é impuro, onde um vento impetuoso, livre do céu sopra em toda a terra, onde a chuva de águas vivas cai na terra seca. Eu quero ouvir esse som, eu quero dançar na chuva desse avivamento. Belo trio de Ana Paula, Nívea Soares e Max Moraes.

Continuando, uma das canções de júbilo mais conhecidas do DT: A vitória da cruz. A canção fala da história da morte e da ressurreição de Cristo. Essa morte veio para nos salvar, pois o diabo só quer matar, roubar e destruir, e Cristo nos deu vida. Nossa dívida está paga. Entretanto, o diabo, erroneamente, achou que ganhou a batalha contra Cristo: ele estava morto. Mas ele não sabia que Cristo venceu a morte e ressuscitou. Ele tomou as chaves do diabo, abriu nossas cadeias e nos resgatou. Por isso hoje somos livres para amar a Deus e celebrar, pois o pecado não tem mais domínio sobre nós. Destaque para o ótimo dueto de Ana Paula e André.

Logo após temos Quando Deus escolhe alguém fala sobre a importância de atendermos o chamado de Deus para conosco. Quando ele escolhe alguém, devemos obedecer, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Ele nos criou pra triunfar, reinar, sermos herdeiros de tudo o que Jesus conquistou. Os planos do Senhor ninguém pode frustrar. Por isso, somos vencedores!

À sombra do Altíssimo fala que podemos ficar tranquilos quando estamos à sombra das asas do Senhor, pois nenhum mal nos alcançará. Ele é nossa esperança, refúgio e segurança. Podemos nos segurar nele em todos os momentos, pois seus anjos nos sustentarão. E ao final, venceremos nossos inimigos, alcançando a salvação. Trio de Ana Paula, Helena Tannure e Soraya Gomes.

As três canções seguintes trazem uma mensagem de cura a quem as ouvem. Começamos com Ao cheiro das águas, que fala de Jó 14:7-9, que diz “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova”. Somos comparados com essa árvore, pois muitas vezes estamos feridos. Mas temos a certeza que seremos renovados por essas águas. Uma belíssima ministração durante a canção.

O auge do disco está numa das 10 mais lindas canções da música gospel: Águas purificadoras. A canção já fala tudo: “Existe um rio, Senhor, que flui do teu grande amor. Águas que correm do trono, águas que curam, que limpam. Por onde o rio passar, tudo vai transformar, pois leva a vida do próprio Deus; e este rio está neste lugar. Quero beber do teu rio, Senhor, sacia a minha sede, lava o meu interior. Eu quero fluir em tuas águas, eu quero beber da tua fonte, fonte de águas vivas”. Senhor, tu és a nossa fonte!

É importante falar de que pela primeira vez tivemos uma canção com mais de 15 minutos em um álbum, incluindo a ministração – que por sinal, uma das mais (se não a mais) espetaculares e poderosas ministrações realizadas. Não há quem não seja tocado ao ouvir essa ministração.

Seguimos com O bálsamo de Gileade, que versa Oséias 6: “Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará, [...] nos revigorará, [...] e viveremos diante dele.”. Saiba que há um bálsamo curador, um remédio milagroso em Gileade, e o médico Jesus Cristo quer te curar!

Deus fiel é um dueto de Ana Paula e André, ao som do piano de Gustavo Soares. A música fala de um Deus que é fiel para com seu povo. Ele tem planos e sonhos conosco, e tudo isso ele quer cumprir em nossas vidas. È um futuro certo, com esperança e paz. Quando pertencemos ao Senhor, podemos viver e sonhar a vontade de Deus. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós. Como diz a canção, “é tão bom fechar meus olhos e contemplar com minha fé todas as tuas palavras, tuas promessas pra mim, Deus fiel”.

Para encerrar, O Espírito e a noiva dizem “Vem!” fala do nosso anseio em ver nosso Senhor voltando para buscar a sua noiva. Todos celebramos aquele que tem olhos como fogo, voz de trovão, vindo sobre um cavalo branco: o amado das nossas almas! Queremos estar com ele para todo sempre, queremos lavar as nossa vestes no seu sangue, queremos beber da água da vida. Todos aguardamos o grande dia em que o veremos face a face. Maranata! Ora,vem, Senhor Jesus!

É isso aí, pessoal. Outro cd mineiro que marcou as nossas vidas.
Espero que tenham gostado!

Gostou da análise? Siga-me pelo twitter: www.twitter.com/jonathacardoso.

Não gostou? Siga-me também... hehehe

Deus te abençoe grandiosamente!
Águas purificadoras

(CD) 01/00

(4,5/5)
Total de votos: 2

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook