Análises

Confira nosso review do CD Diante do Trono 14 - Sol da Justiça

Redação em 11/10/11 24047 visualizações
Diante do Trono 14 - Sol da Justiça foi gravado na Praia do Meio, no dia 16 de julho de 2011, e no Teatro Riachuelo, no dia 18 de julho de 2011, em Natal/RN.

Existem três distribuições deste projeto. O disco principal possui nove hinos. O conteúdo completo dos dois dias da gravação é encontrado em Blu-Ray e DVD. O DVD traz ainda o CD Sol da Justiça - Bônus contendo outras 9 canções. Além deste disco bônus, o registro áudio visual conta com todo o material dos dois CDs mais um conteúdo exclusivo, como a participação de Asaph Borba e um Medley pentecostal.

O projeto gráfico é assinado pela Quartel Design.

Confira abaixo nosso review do disco principal do Diante do Trono 14 – Sol da justiça. O texto é do nosso colaborador Marco Túlio Machado. Durante o decorrer do artigo, inserimos informações de Tarcísio Wallace Sant´Anna (Supergospel) e Rogério de Oliveira (Gospel no Divã).

O 14º disco do Diante do Trono era aguardado com muita expectativa pelos admiradores do grupo e pelo público cristão, prova disso é que o álbum foi disco de ouro em 2 dias, ultrapassando 50 mil cópias.

O grupo vem numa crescente desde o início da parceria com a Som Livre e está em seu auge, ganhando espaço na mídia secular, sendo um dos grandes responsáveis pela escolha da Globo de fazer um especial de final de ano com música gospel em horário nobre.

Se desde o DT10 - Príncipe da Paz - o grupo já vinha ensaiando inovações e adaptações em sua identidade musical, finalmente, quatro anos depois, essas mudanças são realmente evidentes e dignas de serem salientadas.

Não há mais a famosa orquestra, que caracterizava o grupo, e os arranjos não poderiam estar com uma roupagem mais atual e empolgante, abusando de guitarras e, quem diria de sintetizadores e efeitos sonoros. Isso finalmente recolocou o grupo em padrões internacionais, no contexto musical atual.

O tema do disco é alusivo a promessa de Malaquias 4:2, que versa que "o sol da justiça nascerá trazendo cura em suas asas". O set list, de apenas nove canções, apresenta três versões de canções internacionais.

A empolgante Hosana é conduzida em uma pegada pop rock, recheada de riffs de guitarra e presença forte da bateria, das palmas e da interatividade do público. Emenda com o hit “Tempo de festa”, com a presença de um acordeon, fazendo assim, uma bela homenagem para a música nordestina.

Grande relembra o arranjo das músicas "Rei dos reis" e "Mais que vencedor". E parece fazer menção ao velho estilo do grupo, com Ana Paula iniciando a canção, entoando a refrão de forma lenta e cadenciada. Em sua levada normal, o louvor possui uma pegada interessante, bem dinâmica, com versos ritmados e uma marcação forte, surpreendendo positivamente. Versa de diversas formas sobre os feitos de Deus.

Israel Salazar interpreta o clássico Quão grande és Tu, que recebe uma roupagem moderna, flertando com o brit rock, cujo arranjo é assinado por Paul Baloche.

Eu canto (My Heart sings Worthy) é a primeira das três versões que compõem o repertório. O original é “My heart sings Worthy” do Christ of the Nations (CFNI). O hino conduz a gravação para um momento mais intimista. A música é reflexiva, introspectiva e disserta sobre a santidade de Deus. Em alguns pontos se torna um pouco enjoativa, ainda mais quando Ana canta quase "pelo nariz". Talvez meio tom abaixo ela tivesse ficado um pouco mais agradável.

Segundo nosso colaborador Tarcísio Wallace Santanna, “a letra é muito bonita, porém, o excesso de repetições a deixa, muitas vezes, melancólica e cansativa.”

Segundo Rogério do GND, “as versões de Ana Paula Valadão são bastantes fiéis às letras originais e aqui também seguiu assim. Porém, ela trouxe a tradução para a primeira pessoa a fim de seguir uma tendência que é a adoração individual nas canções mais recentes.”

Onde? é interpretada por Ana Nóbrega, vocal leading cativo desde sua entrada no DT12. Sua voz, mais grave que a de Ana Paula Valadão, ajuda na diversidade do álbum.

A canção, através de várias perguntas, versa as mais diversas situações, onde podemos encontrar solução para os nossos problemas. E logo vem a resposta: "Só existe um lugar, onde meu gozo é completo, tua presença é o meu refúgio, teu amor me refaz". Mais uma vez destaque para os timbres e efeitos de guitarra.

Me ama é uma versão de “How He loves”, gravada originalmente pelo Jesus Culture. Em seus mais de 14 minutos, a música ministra sobre o amor de Deus pelas nossas vidas.

Outras versões já foram gravadas desta canção, entre elas, estão as de Leo Fonseca, Livres para Adorar e a cantora Alda Célia. A duração da faixa vai de encontro as intenções do projeto de fazer algo mais comercial, mas destacamos que o louvor é lindo e Ana faz uma das melhores ministrações da gravação.

Em meio a Tua Glória seria a canção tema do CD. Esta é a canção de destaque deste disco. A introdução é densa, a letra é incrível, a marcação da bateria é cativante, o grande número de convenções é envolvente e efeitos do sintetizador tornam essa canção de adoração uma das mais empolgantes criadas pelo grupo até hoje. Esperem para ver a interpretação teatral da Ana e dos bailarinos nesta canção no DVD, pois é de arrepiar!

Segundo Tarcísio Wallace, “se não fosse a voz da cantora, os arranjos não iriam lembrar que estamos escutando um CD do DT”.

Já Rogério de Oliveira acha que “vale apontá-la como a música mais interessante do CD Sol da justiça principal. Seu arranjo é surpreendente! Aqui sim, temos um novo Diante do Trono.”

Anseio (My Soul Longs) é a última versão e é entoada pelo aveludado e ímpar contralto de Roberta Izabel, também no grupo desde o álbum Tua Visão. É uma declaração do adorador para Deus, uma declaração apaixonada e muito bonita. É uma poesia de amor, junto a um clamor pela glória de Deus, tema que foi abordado na canção anterior.

E encerrando o disco, pela primeira vez com uma música tema, vem Sol da Justiça. A letra fala de avivamento e cura para o Brasil. Destaque para as intervenções melódicas do back vocal.

Rogério de Oliveira comenta que “pena que a letra peca por ser clichê demais. Tudo bem que está bem fiel ao versículo de Malaquias 4 em que foi baseada, mas poderia ser mais criativa, com certeza”.

Musicalmente o grupo é outro, os novos arranjadores Vinícius e Jarley, respectivamente guitarrista e tecladista, acertaram na medida e colocaram o DT novamente em padrões de qualidade e inovação internacionais. O vocal também está praticamente todo reformulado e contribui positivamente nesse período de transição.

O único aspecto que permaneceu inerte foi Ana Paula Valadão. A cantora parece não ter assimilado totalmente esse conceito de inovação, pelo menos no que diz respeito a sua voz e interpretação. Em vários momentos ela continua a exagerar na potência das notas agudas e projeta a voz na região nasal. A cantora precisa dar uma atenção maior a aspectos concernentes à técnica vocal e ousar trazer, dela mesma, novidades que deem novo frescor e brilho a sua voz.

Obs: Essa é uma análise puramente técnica, não estou colocando em cheque unção ou qualquer outra característica que fez desse grupo um dos mais influentes na música gospel.

Marco Túlio Machado (www.escrevendodetudo.com.br)

Clique aqui para conferir o review original de Rogério de Oliveira escrito para o Gospel no Divã.
Sol da Justiça

(CD) 01/11

(3,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook