Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Ainda existe uma cruz
(Diante do Trono)

Análise feita pelo colaborador:
Eduardo de Menezes e Ricardo Régener (analisedt8@geracaodt.com)
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Gravado na noite do dia 9 de julho de 2005 em Porto Alegre, com um coral de 3.000 vozes e 300.000 pessoas presentes (segundo informação dos organizadores), este mais novo trabalho do Ministério de Louvor Diante do Trono traz 11 novas canções – com um tom mais leve e celebrativo –, e uma mensagem de compromisso com a essência do evangelho: “quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

O CD começa com um solo de guitarra lento, que culmina em um solo da Ana Paula: é a primeira música, “Isaías 40”. Logo após, a canção fica mais rápida, entram todos os outros instrumentos e vocais, como que “anunciando a segunda vinda”. É uma canção profética, de celebração, citando quase que literalmente o texto bíblico, que fala da segunda vinda de Cristo e sobre a função da igreja de preparar o caminho.

A segunda canção, “Senhor dos Exércitos, Rei”, mais embalada (parecendo ser valsada), possui uma letra longa, um clamor do adorador pedindo a proteção do Senhor contra os ataques malignos, e logo após, a resposta de Deus ao clamor. “Senhor dos Exércitos, Rei” traz uma mensagem de confiança, conforto e refrigério ao interlocutor. No final, emenda-se diretamente com a música seguinte: “Rei da Glória”, a canção mais celebrativa do CD, trazendo um arranjo judaico muito contagiante (lembrando o CD “Shalom Jerusalém”), daqueles que se dançam em roda. Baseada no Salmo 24, esta canção convida os adoradores a abrirem caminho e reverenciarem a entrada do Senhor. “Abram-se ó, portais / abram-se ó, portas antigas / pra que o Rei da Glória entre”...

“Porque dEle, por Ele, para Ele são todas as coisas”. A quarta canção é “A Ele a Glória” (que não é a mesma do CD Exaltado), prosseguindo na mesma linha de exaltação das canções anteriores. É uma canção breve, congregacional, com letra supersimples e bastante fácil de cantar, compondo-se basicamente de dois versos pequenos e um refrão “a Ele a Glória”. Seguindo a tendência das anteriores, começa com uma repetição lenta do refrão e depois prossegue numa batida rápida.

Quem vem à frente do palco na quinta faixa é a Mariana Valadão, cantando “Tu és Rei”, que fecha a linha de exaltação do CD com chave de ouro, simplicidade e muita beleza. Destaque para o saxofone, que deu um toque todo especial à canção, que fala sobre Jesus como o único Rei sobre o universo e sobre a vida do adorador.

Agora, Ana Paula volta à frente, acompanhada por um instrumental acústico composto por Sérgio Gomes e Elias Fernandes nos violões, para solar (à semelhança do ano passado) a música-tema “Ainda Existe Uma Cruz”. A partir dessa canção, o Diante do Trono começa a ministrar sobre a realidade de compromisso com a essência do evangelho, que hoje tem sido bastante negligenciada pela Igreja: “Ainda existe uma Cruz pra você carregar / não se deixe enganar, a porta é estreita”, é o que diz o refrão. É uma canção breve, porém com letra muito profunda e rica, como é marca do ministério.

Apesar da melodia bastante convencional, a próxima canção é muito profunda, de letra muito forte, contemplativa, e uma continuação da mensagem anterior: “que o meu coração seja quebrantado (...) / que o Teu amor flua em minha vida”, diz a letra, que fala sobre a resposta do adorador ao chamado de tomar a sua cruz e seguir a Jesus, que deve ser “Quero Seguir-Te”.

A oitava música, “Coração que é todo Teu”, prossegue no mesmo tom reflexivo da anterior. O arranjo traz efeitos eletrônicos (aquela famosa bateria em loop) e, além disso, a canção é bastante aguda e a letra fala em termos um coração que não pode ser ocupado por riquezas, prazeres, conforto ou fama, mas que seja quebrantado e contrito para agradar ao Senhor. A música encaixa muito bem com os agudos de Ana Paula e faz dela uma canção “lugar secreto”. Logo após a canção, há o “Espontâneo”, que é belíssimo e muito intimista, relacionado com a mensagem da canção.

Usa-me” é uma canção missionária baseada no texto de Isaías 6, e fala sobre ver como Deus vê, sentir como Deus sente, e ser usado para ir atrás dos perdidos. Logo em seguida, a canção “Faz-nos um” traz outra mensagem muito enfatizada no CD: a unidade da Igreja. Baseada na oração sacerdotal de João 17, fala sobre perdão por pequenas diferenças, e sobre a necessidade da Igreja estar unida para a manifestação da Glória de Deus. Uma música de comunhão entre irmãos, ministrada por André Valadão, que no CD faz uma ministração bem breve sobre as divisões dentro da igreja.

Fechando o CD, temos “Aleluia”, no melhor estilo congregacional, uma mensagem universal de Louvor e Adoração. A canção possui melodia bem simples, porém bem arranjada, e consegue trazer bastante harmonia entre todo o grupo: metais, base, vocais e um solo de saxofone, fazem dessa uma música que sem dúvida será muito cantada e reproduzida nas igrejas. O Cd termina com outro cântico “Espontâneo” de exaltação, “Aleluia”, uma mensagem que resume o sentimento de adoração e entrega expressa em todo o CD.

Ainda existe uma décima-segunda canção, que estará apenas no DVD, que já de antemão fica recomendado. “Meu Deus, meu Pai” é uma canção de apelo excepcional. Baseada na parábola do Filho Pródigo, fala sobre voltar ao lar do Pai e ser recebido com alegria e honra.

Em síntese, “Ainda Existe uma Cruz” possui o padrão de excelência técnica e temática que há anos são marcas do Ministério de Louvor Diante do Trono. As canções, em contraposição às dos anos anteriores, que são predominantemente agudas, estão mais graves, mais curtas, mais formatadas e são de ótimo gosto. Destaque nas inovações: menos solos da orquestra de metais, maior destaque ao saxofone, uma canção no estilo judaico e uma canção de apelo (“Meu Deus, meu Pai”). É um CD muito equilibrado: canções alegres, congregacionais e também que levam o adorador a refletir sobre o seu compromisso com o evangelho.

Compre o CD Ainda existe uma cruz (Diante do Trono) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.