Análises

Fóssil Praise (Luciano Manga)

Redação em 17/08/04 11051 visualizações
Fóssil Praise é um CD com velhas canções cristãs com uma roupagem nova no estilo punk rock e new metal.

Manga interpreta bem e com uma liberdade fora do convencional proporcionado pela excelente visão da gravadora Ágape Praise que chega ao mercado em grande estilo. O Brasil estava precisando de gravadoras como esta. Luciano Manga manda bem, acompanhado pela banda Escarlate (participação especial no instrumental). Samples e mixagem bem empregadas é uma marca do produtor do Fóssil Praise, Eval Arantes (Vocalistada Escarlate). O dinossauro andou sumido e fez parte até de uma banda de hard-rock chamada Althar onde conheceu por intermédio do surfista Dadá Figueiredo o Rey Araújo, baixista de Fóssil Praise, hoje musico da banda Escarlate. Manga participou de projetos de adoração contemporânea com a Vineyard Music (Igreja que pastoreia no Rio de Janeiro) e o álbum "Sol a meia noite da Zekap Music, dessa vez o dinossauro candango manda para a new generation um new metal e skate punk rock a todo vapor!

Ex-vocal da Oficina G3 e ex-bispo da Renascer em Cristo, Luciano Manga mostra no Fóssil Praise um roqueiro que abriu os sensores para o punk rock melódico influenciado por bandas punk. O resultado foi bom, porque ele modernizou sem perder o peso de seu vocal. O CD foi uma coleta de que seu filho Kauê estava ouvindo. Posso até estar enganado, mas acho que o guri deveria ter uns CD's do Green Day, POD, MxPx, Rodox e Charles Brown Jr. Puxa! Já pensou se os Cds fossem dos Ramones ou dos grunges do Nirvana ou One Bad Pig? Aí ninguém ia segurar o Manga com um vocal punk pesadão. Por pouco!

O álbum começa da melhor forma: Leão de Judá acompanhada pelos samples de Eval Arantes em new metal. A paz do Senhor destaca a velocidade da bateria do pastor Jan Silva! Manga punk melódico ... fico imaginando o Luciano com essa performance na época em que era do G3. Sem perder nenhum elemento e com um ótimo arranjo Alfa e Omega é uma espécie de cyber rock louvor contemporâneo.

Em "Somos Convidados" realmente somos convidados a louvar a Deus com essa alegre canção maravilhosa e tradicional em muitas igrejas de todo Brasil. A composição de Nelson Bomilcar e Jorge Render ganha uma roupagem meio Charlie Brown Jr. Manga no projeto Fóssil Praise é super descontraído e natural, a cena rock cristã brasileira ganha uma nova característica do pastor roqueiro que com muita criatividade e uma interpretação atual inova a cena.

Um destaque para "Santo". Esta canção é um hino da música cristã contemporânea brasileira! A composição do pastor Livingsthon Faria ganha uma roupagem muito legal e com a guitarra de Fabrycio Rufino que na minha opinião é um dos melhores do Brasil.

Começando lenta a canção Amigo de Deus é a balada do álbum Fóssil Praise, com um vocal preciso. Todo Tempo tem um sampler que lembra muito as bandas de punk dos anos 80. "Nosso General", um new metal com efeitos auto-tune geralmente usados na música eletrônica, diferencia este trabalho onde efeitos e samples casam bem com o rock - porque geralmente isso nem sempre ocorre com sucesso. O álbum realmente marca em tudo sendo pioneiro na cena fonográfica cristã brasileira.

A música do Túlio Regis ganha uma versão excelente, sem medo de errar. Nem mesmo o G3 foi tão bem sucedido com "Valeria" e "Naves Imperiais". O Fóssil Praise serviu não só para amostrar à nova geração canções com roupagem nova mas para revelar os pimpolhos do Manga, O Escarlate, que sem dúvida é a nova promessa do cenário rock gospel do Brasil. Fechando com um blues o álbum tem a participação de um veterano, o pastor Hélio Nascimento que em forma "brinca" com a guitarra, como fazia nos anos 60.

Um projeto gráfico especial, uma gravadora contemporânea de vanguarda e um dinossauro do gospel rock - uma química com o resultado chamado "Fóssil Praise". Luciano Manga com a sua pele verde na foto do encarte de Fóssil Praise realmente assume a forma de dinossauro do rock cristão brasileiro. Manga é a voz que marcou no bom estilo do hard rock do Oficina G3, em Fóssil Praise com seu vocal punk e new metal, o dinossauro candango é uma referencia para música contemporânea cristã. Parabenizo a gravadora pela ousadia vanguardista desse projeto - com certeza Fóssil Praise é o álbum do antes e depois, não só o Kauê foi presenteado mas a música gospel nacional. Sucesso para o pastor Manga e que a Ágape Praise continue com essa visão maravilhosa e evangelística, que tal pensar em Fóssil Praise 2? Uma boa dica.
Fóssil Praise

(CD) 11/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Luciano Manga

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook