Análises

25 anos de muito louvor retrata a carreira ministerial de Cassiane

Roberto Azevedo em 02/11/07 18218 visualizações
Pra comemorar as bodas de prata do ministério de Cassiane, considerada como a maior interprete do estilo louvor pentecostal, a MK Music lançou em 2006 o primeiro dvd da cantora, que traz um repertório com suas canções mais marcantes nestes 25 anos.

Gravado ao vivo na final de 2005, na Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz, Rio de Janeiro, o dvd possui 26 faixas. As Oito mil pessoas presentes adoraram a Deus ao lado de Cassiane que também contou com uma banda de primeira ao lado de uma orquestra de cordas, um naipe de metais e um back vocal de oito vozes. Todas as músicas foram regidas por seu marido, o maestro, produtor musical e arranjador, Jairinho Manhães.

O repertório montado é um verdadeiro registro da trajetória de seu ministério, não deixando de fora nenhum momento. Para isso as canções, em sua maioria, são tocadas no formato medley ou pout-porri.

O registro áudio visual possui 154 minutos e vem recheado de extras. Making of (bastidores de toda produção do evento e de um momento de confraternização e agradecimento ocorrido depois da gravação), entrevistas, galeria de fotos (do ministério e da gravação), discografia e um catálogo com os demais títulos em dvd da MK Music.

Ainda nos extras temos o depoimento da cantora narrando fatos de sua carreira ministerial na opção “Minha história”. Em homenagens e agradecimentos assistimos cenas que ficaram de fora da edição do filme principal. Uma surpresa (mediante a inserção de uma senha) e um clipe com um instrumental executado pela banda sobre a base da canção Tudo novo.

No áudio temos dolby digital 5.1 e 2.0. As opções de legendas são português, inglês e espanhol e a região de exposição usada é a 0. Ou seja, pode ser visto em qualquer aparelho.

Apesar de tudo ter sido produzido dentro de uma igreja, o ambiente foi adaptado para a realização do evento. Os efeitos de luz ficaram por conta da empresa paulista Showdesign e a produção artística foi assinada por Marina de Oliveira e Alomara Andrade.

A autoração do dvd está excelente. O layout traz tons de rosa muito bem distribuídos e menus de fácil navegação.

No medley de abertura temos a primeira surpresa. Cristo é a força, canção de primeiro LP da cantora, quando esta tinha oito anos de idade, é interpretada pela sua filha, Jayane, que estava com a mesma idade na época da gravação. Durante o louvor temos no telão uma série de imagens de sua infância. Jayane ainda interpreta Cante comigo, Desce sobre mim a Tua glória e Canaã antes de chamar sua mãe ao palco.

Um medley composto por Para sempre, Força imensa e Onde você mora (em ritmo de reaggae) dá início a viagem que percorre os 25 anos de seu ministério.

Após uma rápida ministração entoamos Igreja pequena, Atualidades (que versa sobre a Bíblia sagrada), Vou seguir (esta é contagiante).

Imagine e Lugar de glória versam sobre nossa eternidade ao lado do Pai no novo céu e nova terra descritos em detalhes nos livros de Isaías e em Apocalipse.

Mais uma ministração e chegamos a uma seqüência que bota a galera pra dançar com Festa no céu, Fogo santo e Aqui tem glória.

Após o refrão de Entrega temos um dos grandes momentos do culto com a canção Louve sempre.

Cachoeira de poder traz uma pegada flamenca conduzida por 6 violões e emenda com Vencedor sempre serei com uma pegada latina mesclada com forró.

500 graus vem com um arranjo recheado de nuances de dinâmica. O repertório segue por Hino da vitória, Recompensa (que possuem um refrão no estilo “ra-ta-tá” que é empolgante), Não negue a Jesus, Com Cristo é vencer e Contigo está.

Um momento mais contemplativo é marcado por Oferta agradável a Ti e Jesus com participação da platéia e presença marcante do back vocal. O arranjo da música Jesus é show.

Eis-me aqui é uma linda oração de contrição e entrega que antecede Eu quero ser, de autoria de Eyshila, que acompanha um momento de ministração espontânea.

Cassiane traz outra palavra confrontante antes de cantar outro hino ao lado de sua filha. Além de Jayane Quero encontrá-lo traz interpretações solo da galera do back. Muito bem bolado.

A cura, de Ludmila Ferber, precede outra ministração e um apelo. Um dos hinos mais belos e marcantes de sua carreira é Minha benção que versa sobre o episódio de Jacó com um anjo no Vau do Jaboque.

Um dos momentos mais esperados da noite é a canção Com muito louvor, do disco homônimo, que consolidou o ministério da Cassiane a nível nacional, agradando até os que não são adeptos do estilo da cantora.

Não poderia faltar o dueto Cassiane e Jairinho. As românticas O tempo não pode apagar, Cada instante de nós dois e Você e eu são marcadas por uma homenagem a seu esposo e maestro.

O culto termina de forma bem festiva com o balanço de Ele é o rei e a cativante Tudo novo com nova participação de Jayane.

“25 anos de muito louvor” não é apenas o título do dvd histórico da cantora Cassiane, mas a expressão fiel que define o ministério de uma das principais intérpretes da música gospel, ganhadora de vários discos de ouro, platina e platina dupla”.

Que venham suas bodas de ouro!
25 anos de muito louvor

(DVD) 11/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cassiane

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook