Análises

A análise de CD do mais recente trabalho solo de Sérgio Saas

Roberto Azevedo em 29/10/07 24027 visualizações
 Entre os anos de 2005 e 2006, Sérgio Augusto Aguiar da Silva investiu em um projeto denominado Saas Apresenta. Os discos trouxeram em seus repertórios vários artistas do “mercado gospel” cantando ou produzindo com ele. Participaram deste projeto Marquinhos Gomes, Danilo, Ton Carfi, Lito Atalaia, MC Dom, entre outros.

Paralelo a esse trabalho ele ainda lançou no mercado o segundo álbum do Raiz Coral e fez diversas apresentações ao vivo com o Raiz, solo e com o quarteto vocal Link4uatro.

Assim como em És o meu herói, seu primeiro cd solo, Tua graça me basta esbanja técnica, unção e criatividade. Porém dessa vez a produção, programação, arranjo e mixagem ficaram sob a responsabilidade de Jessé e superaram todas as expectativas. Nota 10!

Além desse trabalho com Saas, Jessé, que já possui um disco solo denominado “Simples Natural”, está com três projetos quase prontos para serem lançados no período 2007/2008. Um disco em parceria com Ton Carfi, um cd instrumental intitulado “Tocando a vida” e seu segundo álbum solo que se chamará “Sem limites”.

O encarte foi idealizado por Anderson Novais, designer gráfico que tem sido referência na maioria dos lançamentos da black music paulista.

Outro que tem se destacado na produção executiva deste estilo musical tem sido Marco Leonel (Lionel Line) responsável pela produção executiva de Dj Alpiste (Coisas que você precisa ouvir e Pra sempre), Tina (Mina de ouro), Scooby (Anjos), Panthro (Meu sonho), Apocalipse 16 (7T SP), entre outros. E vem muito mais por ai.

Tua graça dá início ao repertório com um arranjo bem elaborado. Jessé deixou a música com uma pegada densa e jazzística. O hino faz alusões as palavras do apóstolo Paulo encontradas em Romanos 7 e II Corintios 12. “Mas o mal que não quero fazer esse eu faço Senhor, mas o bem que eu tento fazer eu não faço meu Deus”. No encarte o refrão veio escrito errado, mas será consertado na segunda tiragem. Saas divide os vocais com Paloma Possi, soprano do Raiz Coral.

Marquinhos Gomes, que é cantor, compositor e saxofonista, foi um dos frutos do “Altos Louvores”, ministério de louvor notório na década de 80. Iniciou sua carreira solo com composições que marcaram os anos 90. Canções como “Águas Cristalinas”, “Tudo posso”, “O amor nunca perde”, etc...são tocadas até hoje nas igrejas. A minha vitória é um hino de sua autoria que versa sobre segurança e proteção em Jesus Cristo.

Assim como o hino anterior Deus é de autoria de Marquinhos Gomes e traz uma levada pop bem dançante. A letra fala que Deus está no controle independente da aparência das coisas ao nosso redor. “Ninguém pode fugir e fazer o que bem quer. Ele age como quer, Ele usa quem Ele quiser. Ninguém pode fugir e se esconder de Sua presença”.

Não mudou é uma das melhores. Mantém o clima dançante, mas desta vez com uma levada funkeada com nuances de r & b. Traz ainda Daniel Shabaki dando um toque especial na canção com seu sax tenor. Somzeira!

“E mesmo apesar de ter ouvido do Senhor pra não temer ao andar por sobre as águas duvidou...”. Este episódio, entre Jesus e o discípulo narrado no livro de Mateus, capitulo 14, é a base para Pedro. “Hoje ao me encontrar em situação tão semelhante eu venho a Ti humildemente apresentar o meu clamor”. O hino traz um excelente arranjo de piano com frases de cordas ao fundo.

Esses dois louvores são composições de Júlio Elói, vocalista da Banda Livre Soul, e que também está gravando um disco solo, além de estar compondo o naipe de tenores do Raiz Coral. “Não mudou” iria entrar em um dos volumes do “Saas Apresenta”, mas acabou ficando para este cd solo.

Ao som do violão acústico de Bob Jonathan entoamos a balada Nasci pra Te adorar. Esse louvor de adoração e exaltação a Jesus traz em suas frases trechos do Salmo 119.

A música é de autoria de Vitor Brito que também fez parceria com Saas nos hinos “Posso ver Tua glória” e “És o meu herói”. Vitor também compôs “O chamado” e “Teu nome é santo” no cd do Daniel Ribeiro (Pantrho) e em breve estará lançando um álbum solo com composições próprias.

“Quem conhece o coração se não o Senhor? Quem vê toda situação? Só Ele pode julgar”. Quem não merece é um soul de autoria de Saas do ano de 2003. O hino versa sobre perdão. O flugelhorn com surdina de Marquinhos trumpet dá um toque a mais na canção.

Vivir sin Ti é uma canção de Rodrigo Wegner interpretada em espanhol. Balada pop em todos os aspectos que traz uma sonoridade bacana e um solo de guitarra de Jessé.

O rapper Márcio Attack Versus e o Raiz Coral marcam presença em Oh Glória Aleluia. Pra quem gosta de ver a “blackeira” acontecer essa é a faixa.

Esta música foi a última a entrar no cd, substituindo “Crucificado por Jesus”, hino internacional do trio americano PCD gravada por muitos cantores adventistas no final dos anos 90. Essa faixa também fará parte do disco do Márcio que está em fase de finalização.

A seguir temos um momento contemplativo com um Medley composto por quatro louvores e interpretados violão e voz. O poder do Espírito, Nos braços de Jesus, Eu vou em paz e Graça, amor e comunhão são altamente inspirativos.

O disco fecha com um interlúdio baseado no refrão do r & b Não mudou.

O próximo lançamento de Saas será um cd de hip hop com várias participações especiais. O disco seria chamado “Uma revanche”, mas já mudou para “Saas e uma rima”. Se não mudar de novo....

Maiores informações podem ser encontradas no site: www.saasmusic.com.br

Até a próxima.
Tua graça me basta

(CD) 09/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Sérgio Saas

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook