Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Pra louvar
(Raiz Coral)

Roberto Azevedo em 10/11/2005
Para o Super Gospel
Pra louvar

Compre este CD agora

Faixas:
1. Abertura ( Singabahamba )
2. Pra Louvar
3. Caridade
4. Dê o Seu Melhor
5. A Coroa
6. Intro ( Pequena Luz )
7. Pequena Luz
8. Te Louvo
9. Jesus, Breve Vai Voltar
10. Bendito
11. Jesus Meu Guia é
12. Tocou-me
13. Vem Louvar
14. Singabahamba ( Reprise )
15. Pequena Luz Instrumental
“De súbito, em meio aos corais existentes no Brasil, um nome começou a chamar a atenção e já não passa despercebido, arrastando um grande número de pessoas por todos os lugares onde se apresentam”. Kathya Ramalho.

Com o propósito de evangelizar através da música, o músico Sergio Saas, com seu amigo Scooby, fundaram a 5 anos atrás o coro interdenominacional Raiz Coral, no bairro do Capão Redondo na zona sul de São Paulo.

Com apenas um cd lançado – Pra Louvar - foram convidados para acompanhar Kirk Franklin, um dos ícones da música negra americana, em seu show no Credicard Hall – SP.

O Raiz Coral traz um novo conceito em música gospel nacional. A banda vem crescendo e levando a santidade de Jesus Cristo através de suas musicas.

O primeiro trabalho, Pra Louvar apresenta a modernidade do rhythm & blues e o tradicionalismo dos spirituals. Os vocais merecem destaque tanto pela harmonização em grupo quanto pelos solos marcados por improvisos vocais.

Certo de que ainda há muito a se fazer, o grupo prepara o lançamento do seu próximo trabalho, Vitória, pela Saas Music, previsto para este ano ainda.

Singabahamba é uma musica africana que abre o cd. Musicalmente falando não acrescenta nada ao cd.

Pra louvar abre o cd superando todas as expectativas. O instrumental conduz os grooves com perfeição e o vocal é uma maravilha (uma constante em todas as faixas). Conduzido por Sergio Saas (que também é o produtor e arranjador das músicas), o coral e a dinâmica da banda neste louvor não fica devendo nada aos seus “referenciais” americanos. Excelente.

Caridade é solada frase por frase pelos integrantes do coral. Baseada na primeira carta de João 2:8-11 versa sobre dom supremo de Deus, o amor. “Mesmo que eu tenha tantos dons se o amor me faltar para com o meu irmão, eu sei que nada serei”.

Dê o seu melhor foi escrita, arranjada e solada por Saas e nos mostra todo o talento desse promissor músico do Reino de Deus. A letra é para refletir. “Pare um minuto, olhe ao seu redor; Não devemos desanimar, um mundo melhor só depende de nós; Dê o seu melhor, isso é o que Deus quer, faça alguém feliz”. Não importam as circunstancias devemos confiar que Deus vai fazer a parte dEle e devemos seguir fielmente na execução da nossa parte. Resumindo: Deus sempre honra a nossa fé.

A coroa solada por Karina Karfi, Saas e Scooby. É um hino de gratidão ao sacrifício de Jesus na cruz, método usado por Deus para voltar a ter um relacionamento com o ser humano. “A coroa que Jesus usou na cruz fora feita para mim, Ele a trocou pela minha salvação e jamais terá de usa-la outra vez”.

Uma pequena intro antecede Minha pequena luz (também gravada por Robson Nascimento e Just Sing no cd Ele Virá). O arranjo é muito bom, apesar de ficar a sensação de que o contrabaixo poderia ter “viajado” um pouco mais. Traz a participação dos irmãos Junior e Jezrrel (eles eram calouros do Raul Gil na mesma época da Jamily, que gravou um cd pela Line Records e do Samuca – Filhos do Homem)

Essa música em particular foi (e ainda é) alvo de muitas discussões nos fóruns e comunidades da internet, pois na intro existem algumas vozes falando e de repente percebe-se a entoação de uma frase que muitos interpretam como “brilha satanás”.

Especulações a parte, este tipo de acusação já foi feito ao David Quinlan no cd Fogo e glória - ao vivo em Curitiba e ao Ministério Casa de Davi no cd Resgatai a Noiva, ambos por causa de interpretações subliminares em suas capas.

Minha opinião é simples: O cd é muito bom e não vou quebrá-lo e nem parar de ouvi-lo como alguns relataram que fizeram. As músicas são excelentes e falam do Jesus ressurreto, o filho de Deus e de princípios cristãos que devemos praticar. Se a frase foi intencional ou não, só Deus e eles sabem. E no final de tudo a prestação de contas vai ser individual. Ponto final.

Te louvo é uma canção de exaltação. Conduzida Wellington Carfi nos traz de volta ao swing e aos grooves da primeira faixa. Não tem o mesmo peso, mas mantém a qualidade.

Em Jesus Breve vai voltar o Coral canta a volta de Cristo, o privilégio de vivermos nesta dispensação e a responsabilidade que este compromisso nos outorga.

Bendito tem o refrão calçado sobre 2 Coríntios 5:17. “Se alguém esta em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram e tudo novo se fez.” É conduzido por Clayton Tristão e Carine Luup

Jesus meu guia é prepara caminho para o momento mais contemplativo da gravação. Com um piano muito bem tocado e o auxilio de um arranjo de cordas muito bem conduzido, temos a interpretação de Edilaine Eleotério e Leonardo Gonçalves (considerado entre muitos como o João Alexandre da nova geração) dividindo os vocais com o Coral entre as estrofes. O louvor cria uma linda atmosfera de adoração.

Tocou-me é um hino de domínio público que pega carona no clima criado na canção anterior e leva-nos a adorar ao nosso Senhor. “Tocou-me, Jesus, tocou-me e de paz encheu meu coração. Quando o Senhor Jesus me tocou livrou-me da escuridão”.

Vem louvar fecha o cd da forma que começou. Muito groove, muito swing, muito soul. Interpretada por Simone Brown e Sergio Saas, nos deixa o gostinho de “quero mais”.

Uma reprise de Singabahamba antecede o instrumental de Pequena luz, que fica registrada como uma faixa bônus e uma homenagem do Coral a banda que “ajudou a criar o som do Raiz Coral”.

Que Deus continue iluminando e abençoando os planos e o ministério de Saas, que além deste cd com o Raiz Coral, já têm lançado no mercado um trabalho solo e o quarteto Lynk4. Sergio tem tudo para despontar no cenário gospel nacional como um promissor produtor de black music gospel, ao lado de Silvera, Rogerinho (Templo Soul), Macari, Luo, etc...


Compre o CD Pra louvar na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.