Análises

Atitude (Vineyard Music)

Márcio Heck em 08/09/04 18137 visualizações
Instalada no Brasil em 2001, a Vineyard Music, em parceria com ministério King’s Kids – (Jocum), lança seu 4º trabalho, e desta vez, os contemplados foram os jovens e adolescentes. É um álbum direcionado a eles, contendo belas canções de intimidade com Deus, dessa nova safra de adoradores. A essência do CD está em expressar musicalmente a paixão por Jesus.

Esse projeto registra o Musicamp, que é um acampamento de férias para adolescentes que estão ligados com louvor e adoração nas suas igrejas. O projeto, além de ensinar sobre a prática da adoração, estimula a juventude a compor canções.

A grande novidade é que este CD foi todo produzido e gravado aqui no Brasil. Portanto, com relação aos outros álbuns da Vineyard Brasil há algumas diferenças em musicalidade, arranjos e produção. Lembrando que nos outros CD’s foram utilizados o mesmo instrumental (play-backs) das versões originais, sobre os quais foram adicionadas as vozes, nas versões em português.

Mas as novidades não param por aí: a exemplo do CD Entrega, onde ouvimos as primeiras canções nacionais, também temos no Atitude composições nossas. São 4 músicas que foram selecionadas dentre aquelas que encontraram maior repercussão nas igrejas onde foram ministradas.

A primeira música é bastante conhecida. É uma regravação do CD “Vem, esta é a hora”, mas agora na voz do Luciano Manga. Na introdução, Manga impõe uma linha vocal não muito “comportada”, que lembra os tempos de Oficina G3. Esta versão ganhou novos arranjos, numa levada mais pop/rock, com a guitarra distorcida marcando forte presença.

A segunda faixa se chama “Santo”. É um louvor que declara que santo é o nome do Senhor em todo o lugar. Possui uma levada pop, com bastante violões e possui melodia marcante. Na introdução e na parte final temos a inclusão de arranjos de berimbau e ritmos nordestinos, soando bastante diferente.

A terceira canção, “Resposta Certa”, é a primeira nacional que aparece no CD. Nos fala que a resposta certa vem de Deus, que faz sábio o nosso coração. Recebe arranjos de teclados, com uma levada suave e acordes “soul”, dando uma característica bastante eclética ao álbum.

Na canção de louvor “Melodia” confirma-se que o álbum foi, de fato direcionado à jovens adolescentes, devido os arranjos e vocais, investindo em ritmos alternativos. A letra da música é uma entrega da nossa voz, melodia e canção a Deus.

“Quero te ouvir”, faixa nº 5, também é uma composição nacional. Pelo título da canção, podemos ter uma idéia da letra, que é uma das mais belas do CD. Os arranjos de guitarra limpa são muito bons e destaque para o baixo.

A música nº 6, “Amo a Ti”, é a quarta e última composição brasileira no CD. Segue a linha das canções de adoração mais lentas da Vineyard internacional. Ela é tocada toda em teclados. Também considero como uma das mais belas do CD.

“Vem sobre mim” é o ponto alto do CD. É uma linda canção de louvor e adoração a Deus, pedindo para que Ele nos liberte, e sejamos livres para adorá-lo. A versão foi muito bem interpretada, tocada com muito sentimento pelos músicos.

Fechando o CD temos uma canção mais ritmada e alegre. Se chama “Quero me Mover”, declarando que toda a nossa vida está em Deus.

São 8 canções em quase 36 minutos de gravação, nos deixando na vontade ouvir mais. É boa a proposta em investir em ritmos alternativos, porém, alguns aspectos ainda poderiam ser melhorados, como por exemplo, os arranjos e algumas sonoridades usadas.

Pela grande capacidade desta juventude, a nova geração de adoradores, para compor e interpretar, realmente podemos esperar para o próximo cd, um grande álbum.
Atitude

(CD) 11/04


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vineyard Music

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook