Análises

Caminhos, o álbum em parceria de Ton Carfi e Jessé

Roberto Azevedo em 21/08/08 14354 visualizações
Lançado em 2007, Caminhos – hits vs. Hip hop volume 1, é fruto de uma parceria entre Jessé e Ton Carfi.

Além de dividirem as composições, as interpretações e os arranjos vocais, Ton Carfi e Jessé também produziram o álbum. A parte instrumental foi arranjada, tocada e mixada por Jessé, que já tem demonstrado esse fôlego desde os lançamentos do Saas Music, incluindo o segundo disco do Raiz Coral.

A programação visual ficou sob responsabilidade do designer gráfico Anderson Novais, que tem assinado a diagramação de grande parte dos black gospel de Sampa. Neste ele manteve seu padrão de qualidade.

No encarte temos os tradicionais agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram para que o projeto virasse realidade. Um destaque fica para a frase de Ton no final de sua dissertação: “A todos os meus amigos, alunos e a todos as pessoas que criticaram meu primeiro cd (vocês queriam black...então toma...! rsrs)”, uma espécie de resposta/desabafo para os comentários em relação ao seu primeiro trabalho solo - “Tenho que estar preparado” que trilhou uma direção diferente da que ele vinha traçando tanto com o Raiz Coral, quanto com o Link 4.

Quando o lançamento foi anunciado foi gerado muito expectativa. Tanto na parte instrumental, pela reputação já alcançada por Jessé desde seu primeiro trabalho solo (Simples natural), quanto na parte vocal, pela reputação alcançada por Ton Carfi desde antes de ficar reconhecido através do Raiz e do Link.

Eu, particularmente, esperava mais do repertório. Os arranjos mantém a característica do estilo, mas as letras podiam ser um pouco mais elaboradas. Comentários a parte, o álbum vai agradar os adeptos da adoração a Deus através dos estilos que compõe a black music: rap, hip-hop, r & b, soul e etc...

Após uma rápida introdução emendamos com a dançante Entre no clima. Em ritmo de hip-hop Ton e Jessé entoam uma música auto-indicativa em relação ao “som” deles e contam com a participação do rapper Nino.

Cante mantém a pegada da canção anterior, mas desta vez com uma linguagem evangelística.

A faixa título começa com uma enquete. Caminhos da seqüência aos versos evangélisticos, faz alusão as palavras do Rei Davi encontradas no Salmo 37, traz uma sonoridade r & b e conta de novo com a participação do rapper Nino.

Nada vai me separar é alusiva as palavras do apóstolo Paulo escritas em Romanos oito. Traz um sequencer bacana e é temperada por diversos efeitos eletrônicos.

Apesar de ser bem curta, Melhor de Deus traz uma pegada cativante e envolvente. Versa sobre confiança e esperança na provisão e proteção de Deus. “Creia em Deus e no seu amor e então tudo novo se fará”.

A faixa sete foi divulgada por pregador Luo no álbum “Apocalipse 16 apresenta: 7T-SP”. Preparar, apontar, fogo é densa e marcante, traz um arranjo que alterna bons momentos com clichês do gênero, mas com certeza é uma das melhores do repertório.

Meio reageton, meio hip hop, O céu e a festa versa sobre as investidas do inimigo de nossas almas visando nos afastar de nossa bendita esperança – a vida eterna ao lado de Deus.

A faixa nove é cantada em primeira pessoa. Os cantores dissertam versos sobre a perspectiva de um Morador de rua. A idéia é interessante e os arranjos de base lembram um pouco “Unbreak my heart” de Tony Braxton.

A seguir Ton Carfi entoa uma canção romântica para sua esposa Carla. Uma canção para Carla é uma bela declaração de amor.

Em ritmo de soul music temos Não vou parar. Dançante e cheia de swing, a canção versa sobre fé de uma forma bem discreta. Destaque para os riffs de base do piano e para o naipe de sopros (sampleado).

No encarte consta que o repertório termina com uma versão remix para Preparar, apontar, fogo. Na verdade a canção é um hip hop evangelístico com uma pegada e uma letra bem interessantes.

Depois desse trabalho, em 2008, Ton Carfi gravou um show ao vivo na Praia dos Sonhos em Itanhaém – SP. Este registro virou um cd e um dvd com a versão acústica do repertório do disco “Tenho que estar preparado”, além de duas faixas clássicas da época em que cantava no Link4uatro, uma faixa do álbum “Caminhos” e uma inédita.

Maiores informações podem ser encontradas em: www.toncarfi.com.br
Ton Carfi & Jessé - Caminhos

(CD) 11/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ton Carfi

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook