Análises

Coisas que você precisa ouvir (Dj Alpiste)

Roberto Azevedo em 17/08/06 31255 visualizações
Disposto a quebrar tabus, DJ Alpiste foi um dos primeiros divulgadores do movimento Hip-Hop dentro das igrejas nos anos 90. Hoje, com milhares de cópias vendidas por todo o país, destaca-se como ícone dentro do segmento.

Dj Alpiste teve seu primeiro contato com o Hip-Hop no início dos anos 80, quando começaram a chegar ao Brasil os primeiros vinis norte-americanos. Nessa mesma época, levou as “pick-ups” das casas noturnas para os palcos e a partir daí acompanhou vários grupos, como Sampa Crew, Estilo Selvagem e Geração Rap.

Caracterizado por suas letras polêmicas, que abordam temas como sexo, prostituição e questões sociais, seu trabalho de evangelismo é direcionado às pessoas que vivem na periferia, que levam uma vida difícil e que precisam saber que podem ser abençoadas.

Seu primeiro trabalho, TRASFORMAÇÃO, foi lançado em 1997 e vendeu mais de trinta mil cópias, superando até a expectativa da gravadora. Seu segundo trabalho EFÉSIOS 6:12, foi Disco de Ouro e em 2001 ele lançou O PESO DA PALAVRA, também um grande sucesso de vendas. O trabalho do DJ foi alvo de censura em muitas rádios, mas ele acredita que tudo isso repercutiu de uma forma positiva na sua carreira. Em 2003 Alpiste lançou seu quarto CD intitulado FANÁTICO. O trabalho conta com a participação especial de grandes nomes do meio musical, entre eles Aldo Gouvea (Soul Dreams), Preto Louco Jay (Sexto Sello), God’s Power, Dudu Borges, Dudu França, entre outros.

A produção foi do próprio cantor e a maioria das composições são próprias. No dia 15 de maio ele gravou o seu CD e DVD acústico ao vivo, na Renascer Copan. Segundo o próprio DJ Alpiste acredita ser esse “o melhor momento de sua carreira”. Este foi o primeiro show com banda e a única diferença foi que os timbres de um acústico soam diferentes de uma banda convencional. O repertório foi baseado nas suas composições anteriores, com versões iguais as dos CDs e outras com arranjos novos. Contou com as participações especiais de Silvera, Jamily, God’s Power e Preto Louco Jay.

Em 2004, Alpiste ganhou o prêmio Hutúz, como melhor cd na categoria Rap Gospel e em 2005 o Troféu Talento como melhor cd na categoria Rap & Alternativos com o cd Acústico.

Agora em 2006 lança seu mais novo cd COISAS Q VOCÊ PRECISA OUVIR, produzido por ele mesmo e contando com as participações de Jonatas, Acsa, Tina, Scooby, Pretto, Jadiel, Isaías Jr. (PX), Silas Furtado e Preg. Luo.

A gravação tem inicio com a vinheta Jesus ama você, onde o rapper desenvolve uma pequena rima, auto indicativa, que traz ao fundo um loop com um naipe de metais que não chega a empolgar, mas que também não compromete.

A seguir chegamos a 13 de julho, canção em que Alpiste disserta sobre o culto de lançamento do seu cd Acústico que resultou na gravação do dvd O melhor do Black Gospel, que contou com a participação de Raiz Coral, Soul Dreams e Quarteto FLG.

Se envolve traz a participação de Jonatas e Acsa e versa sobre Romanos 7, em que Paulo fala sobre nossa luta diária da carne contra espírito. “O pecado só existe porque a gente erra o alvo”; “Um dia após o outro eu venço a luta que se aproxima”; “A carne já não manda mais aqui, o meu espírito sobre ela domina”.

Vem caminhar traz a partipação de Tina (esposa do Alpiste) e de Scooby do Raiz Coral. Se a canção anterior versa sobre o compromisso de mudança que os cristãos devem desenvolver, esta traz uma linha mais evangelística. “Todo mundo quer ter grana e ser respeitado...não importa se prejudicou alguém”; “O que te afasta de Deus é o pecado, mas Ele continua lá te observando. Deus é paciente e está te esperando. Ansioso pra mudar a sua vida, perdoar...te mostrar uma saída”.

Dia de festa começa com rimas auto indicativas (uma particularidade do rap e hip hop, seja secular , seja gospel, são esses momentos em que os rapper rimam falando sobre si mesmo). Nas estrofes seguintes Alpiste faz sua “apologia do Cristianismo”, usando com inteligência e criatividade o talento que Deus lhe deu.

Qual é a diferença traz a participação de Tina, desta vez cantando a parte melódica da canção com a mesma intensidade com que canta o rap. Nos versos Alpiste e Pretto dissertam a diferença de uma vida com e sem Cristo. Essa é canção que eu mais gostei.

Um dia Deus me amou traz a participação de Jadiel e tem uma base com uma pegada bossa nova que ficou muito legal. Com certeza essa é a base que mais gostei.

Sonhos lembra um pouco “É mentira”, gravada por Luo e Templo Soul no disco D´alma, com a diferença que no cd do Apocalipse 16 a canção tem uma pegada mais cômica e aqui Alpiste cria uma nuance do tipo “sonhar não custa nada”.

A verdadeira paz traz a participação de Isaías Junior e Provérbios X. As rimas falam sobre “a paz que excede todo o entendimento” e trazem expressões em primeira pessoa, mas não deixa explícito se são situações vividas pelo rapper ou se são apenas ilustrações.

Vem comigo traz na sua primeira estrofe uma exaltação a obra de Cristo na cruz, nossa esperança de vida eterna relatada em I Coríntios 15. Nas estrofes seguintes traz rimas evangelísticas. “O tempo ta passando, não deixa ele passar. Essa decisão só você pode tomar”.

Longe da casa do Pai é a versão de Alpiste para a parábola do filho pródigo. Traz uma base com uma pegada rhythm & blues acompanhada por uma guitarra preenchendo os espaços harmônicos com uma pegada jazzística.

Sol da justiça é uma canção cantada em primeira pessoa, como se o rapper estivesse dando seu testemunho.

Retribuindo a participação de Alpiste na faixa Muita Tretze, no álbum D´alma, Pregador Luo divide as rimas de Fim dos tempos. Versando frases sobre nosso dia a dia (Congresso nacional, PCC, referendo sobre desarmamento, saúde, educação, etc...) os rappers disparam sua metralhadora giratória de frases criativas e inteligentes sobre a patifaria e corrupção de nosso Brasil. Excelente!

A real é um interlúdio que antecede a faixa desabafo do disco.

A casa vai cair é a resposta de Alpiste para um fato ocorrido ano passado, no Playcenter de São Paulo, entre ele e Paulinho Makuko (percussionista e vocalista do KatesBarnea em seu disco acústico).

Todas as canções foram trabalhadas sobre bases com grooves bem cadenciados. Apesar de manterem quase o mesmo beat estão bem diferenciados entre si, fato quem deixou o cd com uma sonoridade bem interessante.

O encarte que foi projetado e diagramado por Jonatas Ribeiro (que fez o bolou o encarte do FLG – O céu é o limite) em parceria com Anderson Novais (responsável pelo visual dos lançamentos da Saas Music - Link 4, Raiz Coral, Sergio Saas, etc...) traz todas as letras das canções e fotos dos rappers.

Fechamos o semestre com mais um trabalho de qualidade produzido pela galera da black gospel e aguardamos pelas novidades do próximo semestre, onde teremos dvd do Apc 16, disco solo do Panthro, Ton Carfi, Scooby (ambos do Raiz Coral e ex Link 4), além de Santo Sangre com Luo e Rodolfo e o esperado cd solo de Rogério Sarralheiro do Templo Soul.
Coisas que você precisa ouvir

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Dj Alpiste

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook