Notícias

Confira nossa lista de músicas e álbuns natalinos

Tiago Abreu em 26/12/15 2192 visualizações

A produção musical natalina no Brasil foi impulsionada com o sucesso do álbum 25 de Dezembro, da cantora Simone. De 1995 para cá, tornou-se costumeiro álbuns e canções natalinas. Com intenções comerciais ou não, até o meio evangélico entrou nessa. A seguir, veja álbuns e músicas que durante os últimos vinte anos, estiveram dentre estas produções natalinas.


Cezar Elbert - O Presente, Canções de Natal
Music For Hope Brasil, 1996

Com participações de João Alexandre, Tirza, Nelson Bomilcar, Jorge Camargo, Jeanne Mascarenhas, Vavá Rodrigues, Elias Loureiro, Albino Junior e Edilson Botelho, O Presente é talvez o primeiro disco natalino evangélico produzido no país. Além de conter, como faixa-bônus, o tema da Sinfonia n.° 9 em ré menor, de Bethoven, todas as suas faixas estão disponíveis em versão instrumental (playback).

Ouvir no Spotify


Vários artistas - Natal Feliz
MK Music, 1996

Natal Feliz foi a primeira coletânea lançada pela gravadora carioca MK Music com temas natalinos.Vários artistas colaboram na obra: O grupo Banda & Voz e seu vocalista Natan Brito, Marina de Oliveira, Val Martins, Cassiane, João Marcos, Léa Mendonça, Kades Singers e outros. A produção musical ficou por conta de Natan Brito, e todo o instrumental foi executado pelo Banda & Voz.


Aline Barros - Canções de Natal
AB Records, 1998

Após dois discos bem-sucedidos, Aline Barros resolveu lançar um EP com canções natalinas. Batizado de Canções de Natal, o projeto incluiu quatro músicas: "Vem Chegando o Natal" (a mais notável da obra), "Brilha Jesus", "Noite Feliz" e "Cristo Nasceu em Belém". Também foi distribuído no formato LP.


Voices - Natal
MK Music, 2008

Se Marina de Oliveira foi uma das participações na coletânea Natal Feliz, em Natal a intérprete aparece novamente, como uma das integrantes do Voices. Em maior parte inédito, com composições de Anderson Freire, Adelso Freire, Livingston Farias, Emerson Pinheiro e outros músicos, a obra contém a identidade sonora das intérpretes, no entanto, com outras temáticas.

Ouvir no Spotify


André Valadão - Clássicos de Natal
Diante do Trono, 2008

André também entrou na onda do Natal, e produziu um disco com algumas regravações de clássicos como "Noite Feliz", "Alvo Mais que a Neve", "Noite Santa". Entre instrumentais e playbacks, sobrou espaço até para um remix natalino. O disco não foi bem divulgado, e lançado entre os discos Sobrenatural (2008) e Fé (2009).


Vários artistas - Celebrando o Natal
MK Music, 2009

Após quase quinze anos de Natal Feliz, foi lançada uma nova coletânea de natal pela MK. Desta vez, outros artistas participaram: Cristina Mel, PG, Marcus Salles, Emerson Pinheiro, Aline Barros, Fernanda Brum, Arianne, Alex Gonzaga, Wilian Nascimento, Eyshila, Ellas, Jozyanne e a banda Giom.

Ouvir no Spotify


Grupo Mensagem - Enfim Chegou o Natal
Independente, 2010

O grupo adventista Mensagem também produziu um trabalho natalino. Enfim Chegou o Natal é um EP de quatro faixas, lançado em 2010. No repertório tem as músicas "Canção de Maria", "Tudo é Paz / Foi Assim que Jesus Nasceu", "Glória a Deus" e "Enfim Chegou o Natal".

Ouvir no Spotify


Perlla - Noite de Paz - Canções para Celebrar
Deckdisk, 2014

Após o lançamento de A Minha Vida Mudou, seu primeiro disco de teor evangélico, Perlla embarcou na missão de gravar um disco que celebra o dia 25 de dezembro. Noite de Paz - Canções para Celebrar foi o título dado pela cantora no seu último trabalho pela gravadora Deckdisk, pela qual foi revelada nacionalmente com o hit "Tremendo Vacilão".

Ouvir no Spotify


Vários artistas - O Natal de Todos Nós
MK Music, 2014

A terceira coletânea de natal da MK é um pouco diferente das anteriores, por conter apenas versões de canções natalinas norte-americanas. O projeto contém vários artistas que participaram em Celebrando o Natal, com exceção de nomes como Elaine Martins, Trio Nascimento e Pr. Lucas. O álbum foi produzido por Kleyton Martins e Silvinho na maioria das faixas. Na canção "Cantai que o Salvador Chegou", a produção musical ficou a cargo de Emerson Pinheiro e PG.

Ouvir no Spotify


Rayre Mota - Dezembro o Ano Inteiro
Independente, 2015

O segundo trabalho da cantora independente Rayre Mota também é uma obra natalina. Dezembro o Ano Inteiro, um EP de quatro faixas, de títulos "Jesus", "Noite de Paz", "Emanuel" e "Dezembro o Ano Inteiro".

Ouvir no Spotify

Se são vários os álbuns de temática natalina, as canções mais ainda. Confira:


Vencedores por Cristo - Nas Estrelas
Se eu Fosse Contar, 1973

Escrita por Ralph Carmichael, possivelmente é uma das canções mais conhecidas do Vencedores por Cristo. É original do álbum Se eu Fosse Contar, lançado em 1973. Este disco é um dos mais importantes na discografia do grupo paulistano. Foi regravada em 1996 por João Alexandre, no álbum Voz e Violão.


Grupo Elo - É Noite em Belém
Single, 2010

Gravada originalmente em 1979, "É Noite em Belém" é uma das melhores canções natalinas cristãs nacionais. Foi escrita por Jayrinho e Paulo Cezar. No entanto, não foi lançada em nenhum álbum. A música só chegou a ser divulgada mais de trinta anos depois, em single no ano de 2010. A faixa foi remasterizada e distribuída nas plataformas digitais.


Resgate - Príncipe
On the Rock, 1995

Parte de um dos discos mais elogioados do Resgate, "Príncipe" versa sobre o nascimento de Cristo. Todos os natais, a banda costuma divulgar a canção, do álbum que também pode ser encontrado nas plataformas digitais.


Vários artistas - Uma Linda História

Gravado pelo então cast da MK Music, "Uma Linda História" foi escrito por Cristiane Ferr e contou com as participações de João Marcos, Marta Valéria, Irmãos Nascimento, Voices, Primeira Essência, Banda & Voz, Ludmila Ferber, Marquinhos Menezes, Rayssa e Ravel, Comunidade Internacional da Zona Sul, Projeto Vida Nova de Irajá, Kades Singers, Val Martins, Kim, Marina de Oliveira, Eyshila, Fernanda Brum e Kleber Lucas.


Gerson Borges - A Glória de Deus é Compartilhar
Tua Presença Vai me Transformar, 2002

Uma das principais canções na carreira de Gerson Borges, "A Glória de Deus é Compartilhar" foi utilizada pelo cantor em uma campanha, chamada Natal Solidário, Natal Missionário.


Fruto Sagrado - Uma Noite de Paz
O que na Verdade Somos, 2003

Utilizando o natal para fazer uma crítica social, "Uma Noite de Paz" é uma das canções natalinas mais elogiadas do meio cristão. A faixa relembra o tom comercial da data, mas a quem realmente é dedicada.


Nasce a Esperança

Com a participação de vários artistas da gravadora Novo Tempo, "Nasce a Esperança" fez parte de um cartão de natal produzido pela União Central Brasileira, em 2008.


Tanlan - É Natal

Single dedicado à crianças do Lar Restaurar, instituição de Porto Alegre que cuida de crianças em situação de risco, a canção pode ser encontrada, também, como videoclipe.


Marcos Rodrigues - Verdadeiro Natal

Com produção musical de Ed Oliver, o cantor independente Marcos Rodrigues resolveu fazer algo diferente e gravou uma canção natalina com influências de euro dance e pop.


Marcos Almeida - Biquíni de Natal

Primeira música lançada pelo ex-Palavrantiga, foi divulgada como single e clipe em dezembro de 2014.


Marcus Salles, Paulo César Baruk, Mattos Nascimento e Eli Soares - Nasceu em Belém

Com a participação de Paulo César Baruk, Mattos Nascimento e Eli Soares, Marcus Salles lançou um videoclipe com música inédita. A faixa foi gravada com instrumentação dos integrantes da extinta banda Quatro por Um: Duda Andrade (guitarra), Valmir Bessa (bateria) e Bruno Santos (teclado).

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.