Análises

Léa Mendonça apresenta Superação, gravado ao vivo no RJ

Roberto Azevedo em 22/05/09 23129 visualizações
Surpreendendo a cada lançamento, Léa lançou no finalzinho de 2008 seu novo trabalho - Superação. O álbum foi gravado ao vivo na Igreja Evangélica Shekinah, em Xerém, Baixada Fluminense (RJ).

Além de cantar e ministrar, Léa também atuou como regente do coral formado pela congregação local e membros da Igreja Batista Nova Jerusalém, na Ilha do Governador, dirigida por ela e seu marido, Pr. Sérgio.

Da primeira à décima segunda faixa, Superação fala de vitórias, adoração a Deus, bênçãos, santidade, temor, unção, mas também aborda temas como traição entre amigos e as armadilhas humanas.

Rogério Vieira assina pela primeira vez um disco de Léa Mendonça, e o maestro caprichou nos arranjos. Fez um cd dentro da identidade musical da cantora com elementos novos, que deram um toque a mais.

Colecionador de vitórias versa sobre conquista, benções e dádivas de Deus. O louvor tem uma sonoridade muito boa e conta ainda com um refrão de fácil assimilação. Em relação a letra, não devemos esquecer que apesar de ser bíblico, a vida não é feita somente de vitórias. Existem ganhos, mas também existem perdas. E é das experiências resultantes deste equilíbrio que Deus opera em nossas vidas.

Um marcante momento de contrição e entrega é encontrado em Eu preciso Te adorar. O hino tem um arranjo denso e envolvente. Essa foi escolhida como primeira música de figurou na lista das mais pedidas em rádios de várias capitais do país.

O céu se abriu foi baseada em uma pregação do pastor Paulo Tenório (EUA). Os versos fazem alusão ao profeta Ezequiel que teve uma revelação e deixou registrado no início do livro que leva o seu nome.

Baseada em Jeremias 17:9-10, Coração enganoso disserta sobre armadilhas e falhas do caráter do ser humano. A linha melódica do refrão, além de ser muito boa de ouvir, traz uma mensagem reflexiva.

Conduzido por uma viola, entoamos O Deus que eu conheço. A canção é bem dinâmica, flerta com o “ra-ta-tá” e se desenvolve de forma cativante.

“Quantas vidas excluídas, só porque falharam. Jesus rejeita os acusadores e acolhe os pecadores arrependidos. Precisamos entender que a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tiago 2:13) e que quem realiza a obra de regeneração é o Espírito Santo e Ele há de completa-la até a volta do Senhor Jesus”. Que amor é esse, de Marcus Salles, é uma bela oração de contrição e arrependimento.

Lindo céu versa sobre arrebatamento e eternidade. Destaque para a consistência com que a banda executa o arranjo e também para a orquestração de cordas simuladas por Rogerinho.

A música Oh, Mestre se tornou tema na igreja da cantora. Na época em que ela estava montando o repertório, a laje da congregação que estava em obras havia desabado. Alguns membros desistiram e se foram, mas a maioria foi fiel e seguiu. Dois meses depois, em um verdadeiro ato de milagre de DEus, erqueram um resistente templo de três andares. Na parte musical, destaque para os ornamentos do piano, para a dinâmica do turn around final e para a interação da igreja no momento da gravação. Tremendo!

A faixa título versa sobre perseverança e confiança. Unção de superação é um clamor pela proteção e provisão de Deus. Destaque para as intervenções do back vocal e para a métrica cadenciada do refrão.

Eu não abro mão é alusiva as promessas encontradas em Hebreus 10:38. É mais um louvor do repertório que flerta com o “ra-ta-tá”. Em relação a sonoridade, a cadencia com que a harmonia é conduzida, realmente é empolgante.

Como o próprio título deixa explícito, Quando o amigo trai disserta sobre a decepção de uma traição entre amigos e deixa uma mensagem sobre perdão.

Fechando o repertório entoamos a alegre e festiva O meu maior desejo. É um hino festivo, cheio de júbilo e que celebra a soberania do nosso Deus.

Maiores informações: www.leamendonca.com.br
Superação

(CD) 01/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Léa Mendonça

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook