Análises

Leia sobre o terceiro trabalho do cantor Lucas Souza, o EP Doxologia

Roberto Azevedo em 31/10/07 11172 visualizações
Foi no ano de 2002 que Lucas Souza iniciou seu caminho como cantor e líder de adoração. À frente da banda formada por Lúcio Souza (teclados), Jorge Júnior (guitarra), Eduardo Mendonça (baixo) e Marcos Vinícius (bateria), começou a compor suas primeiras canções, juntamente com seu irmão, Lúcio.

Capturado foi gravado no verão de 2004 e através deste trabalho passaram a ministrar em diversas conferências e reuniões de avivamento por várias cidades do Brasil.

Exatamente um ano após "Capturado", deu-se início todo o trabalho para a concretização do novo disco, desta vez ao vivo. Sabendo das dificuldades envolvidas no projeto, como a necessidade de uma execução musical sem erros e o fato de ser um disco de inéditas, decidiram separar um dia para apresentarem as canções ao público de cerca de 500 pessoas, e o dia seguinte, para gravarem definitivamente. E assim surgiu Caminho de Revolução.

Dentre os hinos, duas músicas da banda inglesa Delirious?, que são"History Maker" e "Obsession", e a excelente "Here I am to worship", do também líder de adoração inglês Tim Hughes, canções estas que permeiam todas as apresentações do grupo desde 2003.

No ano de 2007, Lucas Souza e Banda, depois de dois anos de muitas viagens e ministrações por todo Brasil, gravaram ao vivo mais um trabalho, dessa vez um EP de sete faixas entitulado Doxologia. O disco visa resgatar hinos antigos, que impactaram gerações e gerações. Este mini-álbum marca um período de transição da banda, entre os dois primeiros discos e um álbum futuro de músicas inéditas que prometem lançar em 2008/2009.

Seus discos possuem como característica principal a contemporaneidade das canções. Os arranjos e harmonias sinalizam influências assumidas de alguns líderes de adoração da atualidade e pouco conhecidos no Brasil (pelo menos no que se refere as massas), como Matt Redman, Chris Tomlin, Charlie Hall, David Crowder Tim Hughes e Delirious?.

Musicalmente falando este novo registro mostra que a galera esta mais madura. Suas influências ainda estão presentes, mas o som esta bem mais autêntico.

Fonte És Tu de toda benção traz violino, flauta e guitarra na condução do arranjo. A melodia encaixa perfeitamente no vocal de Lucas.

A seguir temos dois hinos que estão entre os mais conhecidos do repertório escolhido pela gig. Antífona e Santo, Santo, Santo fizeram bonito com a levada de brit rock.

Vós criaturas de Deus é um hino de Francisco de Assis, bispo da Igreja antes da reforma e autor da célebre frase — “Preguem o evangelho, se necessário, usem palavras”.

A canção também traz uma das melhores roupagens do disco. Assim como Doxologia, este hino também foi regravado por David Crowder Band. Destaque para o brado de adoração feito pela Igreja nos “aleluias” do final. Cheio de intensidade.

Eis o amor, vasto oceano segue a métrica dos hinos tradicionais. O Turn around final traz um belo momento de contrição e entrega.

És o Rei que vem traz um vocal muito bom. É de autoria de Lucas e única inédita do álbum. Une a carisma do “voz e violão” preenchido por riffs de acordeon. Profunda e leve de se ouvir

Doxologia nos leva a um momento de pura adoração. O louvor, que traz como tempero licks de overdrive, termina a gravação de forma cativante e envolvente.

Realmente vale a pena ficar ligado no trabalho desse jovem. Seus lançamentos estão entre os melhores trabalhos feitos de louvor e adoração no Brasil.

Este EP, que esta sendo distribuído numa embalagem elegante, serve como um aperitivo para o álbum de inéditas que esta com previsão de ser gravado/lançado na virada de 2008 para 2009.

Lucas faz parte da nova safra de ministros de adoração do Brasil e destaca-se por sua singularidade e criatividade. Além da unção e musicalidade da banda que o acompanha.

Maiores informações podem ser obtidas em: www.lucassouza.com.br.
Doxologia

(CD) 09/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Lucas Souza

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook