Análises

Nívea Soares, agora em versão Acústico - confira!

Roberto Azevedo em 14/09/09 15430 visualizações
Na noite de 18 de fevereiro, cerca de 3.000 pessoas lotaram o Citibank Hall, em São Paulo, para conferir a gravação do cd/dvd Nívea Soares Acústico.

Idealizado e produzido pela Aliança, o projeto contou com as participações de Ana Paula Valadão, Fernanda Brum, David Quinlan e Adhemar de Campos, amigos que fazem parte da vida de Nívea, e agora presenciaram um dos maiores momentos de sua história.

Trata-se da concretização de um sonho da cantora, que fez uma releitura dos grandes sucessos dos álbuns “Reina sobre Mim”, “Enche-me de Ti” e “Rio”, além das canções “Mais Perto Quero Estar” e “Sobre as Águas”.

Nívea se mostrou bem descontraída, e apesar de uma verdadeira mega-estrutura de produção conseguiu transformar a apresentação em um momento de louvor, interagindo bastante com a platéia.

Sob a direção geral de Ricardo Carreras e a coordenação do produtor musical Maurício Abachioni, Nívea foi acompanhada por uma banda que incluiu bateria, percussão, baixolão, dois violões, guitarra semi-acústica, piano acústico, piano fender rhodes, órgão hammond, acordeon e dois backing vocals; uma orquestra de cordas formada por cinco violinos, duas violas e dois cellos, além de alguns solos de flauta celta e trompete píccolo.

De acordo com Ricardo Carreras, além da performance dos músicos, um dos destaques da gravação foi o aparato tecnológico utilizado na realização do evento. Todos os detalhes foram planejados de forma que o resultado final fosse o melhor possível, a começar pela escolha do palco, que tem a proporção ideal para gravações no formato Widescreen.

Vale ressaltar ainda que Nívea Soares Acústico foi gravado em HDTV - High Definition Television, e será lançado também em Blu-Ray.

Ele vem foi a canção que abriu a repertório de seus primeiro cd "Reina sobre mim”. O vigoroso arranjo de cordas que havia sido gravado através de samplers toma forma com um naipe de cordas a vera. Abre o álbum com chave de ouro.

A bateria bate-estaca continua, mas os power chords e distorções de Aumenta o fogo são substituídos por um violão folk e frases de órgão, além de mais intervenções melódicas dos violinos, cellos e cia. Esse hino foi a música de trabalho do disco em inglês “Fan the fire”.

Eu nasci pra te adorar, que fechou o repertório do seu quarto trabalho, denominado “Rio”, possui uma pegada britânica e a participação especial de David Quinlan retribuindo a participação de Nívea no “Fogo e glória ao vivo em Curitiba”.

Uma das inéditas é Sobre as águas. O louvor é uma oração de contrição e entrega em ritmo de balada pop. Versa sobre esperança e é alusiva ao fato narrado em Mateus 14.

A belíssima letra de Centro da Tua vontade é conduzido por um violão e traz a participação de Fernanda Brum.

Na faixa seguinte, a amiga Ana Paula Valadão se junta a dupla (Nívea e Fernanda) e juntas entoam a cativante Vinde a mim.

Me esvaziar possui um dos melhores arranjos. Na gravação original possui diversos efeitos eletrônicos e neste registro vem com uma levada cadenciada com diversos efeitos acústicos. A letra trata sobre provisão e proteção.

Após a ministração de uma parte do hino tradicional Mais perto quero estar entoamos a belíssima Correrei para a Tua cruz que conta com intervenções melódicas de uma flauta celta além da participação do pastor Adhemar de Campos.

Algumas canções não poderiam ficar de fora. Uma dessas é Tempo de adorar que traz diversos efeitos percussivos, além de um vibrante arranjo de cordas com intervenções melódicas de um hammond. Destaque para a dinâmica da banda. Sonzeira!

A segunda inédita é uma versão para “Facedown” de Matt Redman, faixa do álbum homônimo lançado em 2005. Tua glória brilhar tem uma melodia envolvente e a roupagem deste registro mantém a qualidade do original.

De seus três discos de inéditas, apenas a faixa título do segundo álbum não entrou no repertório do cd. Reina sobre mim e Rio fecham o culto de forma marcante, mas fica o gostinho de ter faltado Enche-me de Ti.

Em 2008, quando foi anunciado a gravação do álbum Nívea Soares Acústico, foi criada uma grande expectativa, tanto pela qualidade de suas canções, quanto pelos recentes trabalhos da Aliança com os cd/dvds Comunhão e adoração 6 e Vineyard ao vivo. Agora em 2009 podemos confirmar a qualidade técnica e a beleza da gravação. Nota 10!

Maiores informações: www.niveasoaresacustico.com.br
Acústico

(CD) 07/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Nívea Soares

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook