Análises

Nos altos lugares (Samuel Barbosa)

Roberto Azevedo em 05/04/06 8891 visualizações
Samuel Barbosa foi calouro de grande destaque no programa Raul Gil na mesma época em que também alcançavam a notoriedade o cantor Robson Monteiro e a cantora “mirim” Jamily.

Nesta época foi convidado para as gravações do cd de calouros, do clipe da Record de final de ano e do especial de natal da emissora.

Agora trabalhando com exclusividade para o Reino de Deus, Samuca tem sido uma das peças fundamentais para o crescimento do Ministério Filhos do Homem.

Seu primeiro trabalho solo, lançado em 2003, traz ritmos diferentes do estilo do FdH. Segue por uma linha mais soul e funkeada, mas mantém as letras de adoração, visando intimidade com o Espírito Santo e santidade perante Deus.

Entre suas referências internacionais temos Kirk Franklin, Fred hammond, Morning Star (que participou do Som da Chuva 4) e entre os nacionais, Ludmila Ferber, David Quinlan, Nívea Soares, Diante do Trono, entre outros

Membro da Comunidade Cristã Vida Para Todos os Povos em Pato Branco, igreja que trabalha com a visão celular do governo dos 12 (G12), Samuel é pastoreado e discipulado pelo pastor Cristiano Batiston, líder do FdH.

Nos altos lugares traz um encarte com a já conhecida qualidade gráfica dos lançamentos do FdH. Tem todas as letras, mas não tem as cifras, conforme os lançamentos anteriores do Ministério.

Como é bom dá inicio a viagem musical. É nota 10. Lembra um pouco a pegada de “Manual Prático...” de Ed Mota.

Gravado ao vivo no disco “Guerreiros da Última Geração” mostra todo o potencial e versatilidade da banda tocando ritmos mais swingados. Detalhe, é a mesma banda que interpreta o rock pop do FdH.

Se a música anterior é 10, Não há nada melhor é nota 11. Com participação de Kleber Ferraz nos teclados, é uma canção de reconhecimento pela presença de Deus em nossa vida e pelo refrigério que ele nos traz através desse relacionamento. Refrigério que devemos cultivar todos os dias.

Ser como És é a primeira balada. Nos leva para uma atmosfera mais contemplativa sem perder a pegada funkeada. Versa sobre nossa busca de conhecimento de Deus, requisito imprescindível para nosso crescimento e amadurecimento espiritual. “Eu quero falar o que Tua boca fala e quero pensar os teus pensamentos, pois preciso amar como Tu tens me amado”.

Pés no laço traz a participação do pastor Cris cantando e tocando gaita. Conduzida pelo violão a musica versa sobre segurança em Cristo e em seus propósitos quando Ele esta no centro de nossa vida. “Obedecer traz dores difíceis de enfrentar, mas são dores que me purificam e me faz me aproximar mais de Ti. No altar confio a minha alma, sei que posso descansar, sei que tirarás meus pés do laço.”

A faixa título é uma das melhores canções do álbum. Altos lugares é uma linda oração cantada. “Nos altos lugares é onde Tu estás e só os que Te buscam de todo coração poderão Te tocar. Pai me da mais amor, me dá mais paixão por Ti, me faz compreender o valor do Seu sangue vertido pop mim”. A dinâmica do arranjo é excelente.

Com Tua glória é conduzida por uma guitarra wah-wah e uma levada baixo-batera com muito groove. O refrão traz um coro de vozes divido em tríades (soprano, contralto e tenor) que se encaixaram muito bem na composição.

Em Visão Samuel canta sobre os propósitos de uma igreja em células com muito swing. “Ganhar, consolidar, discipular e enviar”.

Em um trabalho produzido pelo Ministério Filhos do Homem não podia faltar uma canção com uma pegada pop rock com muita distorção. A escolhida foi Ele Vem. “Incendeia Senhor a Tua noiva, incendeia Senhor a Tua igreja, incendeia...”. Essa versão ficou muito legal.

Samuca interpreta Ser como És em inglês. Be like you é conduzida pelo violão. A mudança de métrica ocasionada pela tradução do português para o inglês, principalmente nas estrofes (no refrão não mudou muito) deu uma nuance ótima na canção.

Quando Te conheci é outra oração. Desta vez de agradecimento. “Senhor estou aqui para declarar o quanto és importante para mim. Há como é bom saber que posso confiar em Ti. Tu cuidas de mim como ninguém. Minha vida renasceu quando Te conheci”. Destaque para o piano maravilhosamente tocado por Samuel Oliveira que dá um toque a mais neste belo hino. Excelente.

Em Deixe-me toca-lo Samuca fecha a gravação confirmando todo seu potencial como interprete e como compositor.

Com certeza Nos Altos lugares foi um dos melhores cds lançados em 2003. Excelente repertório, muito bem distribuído entre as 11 faixas. Mais um trabalho sério e profissional do FdH, ministério que tem se destacado pela excelência musical e espiritual.

“O nosso talento é nada mais do que barcos que nos levam por este mundo, mas se não construirmos os altares por onde passarmos de nada servirá o nosso talento. E não amem mais o seu talento do que o plano que Deus tem para suas vidas, pois no céu não vai contar o quanto você toca, mas sim quantas vidas você arrancou do inferno. Cada um voa na altura que quer com Deus, mas eu quero estar nos altos lugares”. Samuel Barbosa
Nos altos lugares

(CD) 11/99

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Samuel Barbosa

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook