Análises
Ouvimos o novo disco do Apascentar de Louvor - Há Poder no Nome de Jesus. Confira nossa crítica

Quando Davi Sacer gravou Ao Deus das Causas Impossíveis (2011) com a produção de Kleyton Martins – um registro praticamente solo assinado pelo Apascentar – a referência tornou-se ainda mais evidente. Em “Mudou”, faixa de encerramento, Sacer passava o bastão para um suposto novo momento na carreira do grupo.
Há Poder no Nome de Jesus, novo disco de inéditas do grupo, foi anunciado desde 2014 com outro título e muito suspense. Na prática, o bastão simbólico não foi totalmente entregue. Ronald Fonseca, responsável pela produção de vários discos da formação clássica, como Toque no Altar (2003) e Olha pra Mim (2006), além de respeitáveis projetos do Trazendo a Arca como Marca da Promessa (2007) e Pra Tocar no Manto (2009), assina a produção musical da obra. Alguns compositores externos como Anderson Freire e Marcelo Manhãs se fazem presentes. A nova formação esteve relegada à execução instrumental. Execução que, de antemão, é voltada a sonoridade que tornou o grupo conhecido.
Marcus Gregório, conhecido pelo controle que detém sobre o grupo, puxa ainda mais as rédeas através de um discurso na Abertura e a composição Não Desanime, com as mesmas temáticas de autoajuda focadas em prosperidade e milagres. Se em termos líricos o álbum não indica uma nova fase para o Apascentar, a sonoridade segue os mesmos rumos. Há várias referências nos arranjos: Som do Céu é conduzida semelhantemente a “Entre a Fé e a Razão”, uma das últimas músicas do Trazendo a Arca produzidas por Ronald Fonseca; Um Milagre lembra fortemente “Vencedor”, de A Vitória da Fé (2009). Mas há novidades aqui e acolá. Precioso Sangue, um divertido gospel com backings marcantes traz uma das melhores características do conjunto.
Como arranjador responsável pela construção da identidade musical do Apascentar, Ronald sabe como a música deve soar. As execuções instrumentais são o melhor que o disco pode oferecer. Embora a faixa de abertura nos lembre de que fato o trabalho está longe de ser realmente ao vivo, conta com cordas que remetem às habilidades eruditas do produtor. Elas dão sequência a uma pegada muito semelhante a que Ronald fez em Entre a Fé e a Razão (2010) do Trazendo a Arca e Confia (2014), do Unção de Deus: Um som mais "pesado", direto, com perfil de banda, mas sem se render totalmente ao pop rock norte-americanizado. Um Milagre e a faixa de encerramento Chegou a Hora contam com vocais fortes, metais fortes e riffs fortes. Em contrapartida, o vocalista Samuel Vinholes, maior novidade do projeto, chega a destoar em muitos momentos na necessidade de acompanhar estas mudanças. Suas interpretações são de coçar a garganta.
O repertório, musicalmente falando, é muito bom. Ronald Fonseca consegue fornecer legitimidade através da música. As letras, não entanto, ainda não mostram a quê a nova formação do Apascentar veio. O disco ainda soa muito semelhante aos projetos anteriores do grupo, principalmente os lançados após Deus de Milagres (2008).
Nota: ★★★☆☆
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Apascentar de Louvor
Veja também no Super Gospel:
- Thyago Férsil lança a canção "Meu Tudo" pela Central Gospel Music
- André e Felipe lançam single “A Sós” collab Casa Worship
- Eyshila lança single com participação de Ludmila Ferber - Nunca Pare de Lutar
- Gabi Sampaio lança feat com Fernandinho - Te Amarei pra Sempre

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Artigo: 30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer
- 2 Entrevista: Walter Lopes
- 3 Daniel Borges inicia sua trajetória na Graça Music com o single “Planos de paz”
- 4 Saiba quais são os 10 vídeos de música gospel mais assistidos no Youtube
- 5 Novo projeto de Ton Carfi destaca sua força como intérprete
Mais acessadas
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.