Análises
Ouvimos o novo EP de Lauriete - Para Sempre. Confira nossa análise

Um dos males trazidos pelo intenso movimento gospel foi o forte esquecimento de seu pré-período no repertório evangélico. O cenário protestante nunca foi o mais exemplar em resguardar suas memórias. Por isso, se existe um ótimo ponto existente na década de 2010 é que artistas como Lauriete estão fazendo jus ao legado construído por músicos como Edison Coelho que, no disco, é explorado com maestria pelo produtor musical e arranjador Samuel Ribeiro, ex-integrante do Sinal de Alerta.
A imagem criada e consolidada por Lauriete, especialmente a partir do álbum Palavras (1999), é de canções firmes, musculosas e que abraçam sem reservas os discursos pentecostais. Ao lado de Samuel, a cantora mantém sua identidade, mas também acrescenta, com complexidade, uma firme paixão musical e ambição, o que resulta num registro quente e pulsante. Nada é coincidente: Lauriete e Ribeiro são filhos dos anos 1980 e conseguem transmitir, na musicalidade do projeto, certo esmero nas roupagens exercidas.
Tens e É Assim que eu Te Amo carregam certa semelhança pelo conjunto de referências. A voz de Lauriete, ao estilo dos crooners, conduz os expansivos e fundamentais arranjos de cordas de Tutuca Borba (Roberto Carlos) aos órgãos de Sérgio Assunção e riffs de guitarra de Samuel, responsável por um belo solo na faixa de introdução. É impossível não enxergar a influência de George Michael em Eu e Jesus, balada pop que faz do sax e dos backings um dos momentos mais dinâmicos do disco.
Brasa Viva, mais agitada, faz jus ao tom retrô do disco e, afiada, injeta gás a potente performance vocal de Lauriete com o órgão de Sérgio e o baixo funky de Charles Martins. Mais ao fim, a melódica e espirituosa Viva com Deus usa-se de influências soul em seus versos de pregação. Composto por uma combinação segura de uma produção emocional e serena, Para Sempre não é somente um álbum sobre a grandiosidade das composições de Edison Coelho, mas uma prova de que a memória da música cristã contemporânea precisa se manter viva.
Avaliação: ★★★★

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Lauriete
Veja também no Super Gospel:
- Kuka Santos lança “Aleluia” e incentiva cristãos a adorar mesmo em meio ao sofrimento
- Thalles Roberto traz mensagem de fé e esperança em novo single 'Destino certo'
- Matheus Gripp apresenta o single autoral “Digno de Ser Louvado”
- Banda LIV e “A Volta”, o primeiro single de um projeto eletrônico

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Eric LeMarque, o homem que inspirou o filme, conta o que Deus realizou através do acidente
- 2 Entrevista: Walter Lopes
- 3 100 melhores álbuns dos anos 1980
- 4 Kuka Santos lança “Aleluia” e incentiva cristãos a adorar mesmo em meio ao sofrimento
- 5 Saiba quais são os 10 vídeos de música gospel mais assistidos no Youtube
Mais acessadas
- 1 Série sobre a história dos grandes hinos da música cristã - parte 5 - Porque ele vive
- 2 Com novo produtor musical, André e Felipe gravam projeto com um estilo mais pop congregacional
- 3 100 melhores álbuns dos anos 1990
- 4 100 melhores álbuns dos anos 2000
- 5 Artigo: 30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.