Análises

Pra louvar (Raiz Coral)

Roberto Azevedo em 10/11/05 36815 visualizações
“De súbito, em meio aos corais existentes no Brasil, um nome começou a chamar a atenção e já não passa despercebido, arrastando um grande número de pessoas por todos os lugares onde se apresentam”. Kathya Ramalho.

Com o propósito de evangelizar através da música, o músico Sergio Saas, com seu amigo Scooby, fundaram a 5 anos atrás o coro interdenominacional Raiz Coral, no bairro do Capão Redondo na zona sul de São Paulo.

Com apenas um cd lançado – Pra Louvar - foram convidados para acompanhar Kirk Franklin, um dos ícones da música negra americana, em seu show no Credicard Hall – SP.

O Raiz Coral traz um novo conceito em música gospel nacional. A banda vem crescendo e levando a santidade de Jesus Cristo através de suas musicas.

O primeiro trabalho, Pra Louvar apresenta a modernidade do rhythm & blues e o tradicionalismo dos spirituals. Os vocais merecem destaque tanto pela harmonização em grupo quanto pelos solos marcados por improvisos vocais.

Certo de que ainda há muito a se fazer, o grupo prepara o lançamento do seu próximo trabalho, Vitória, pela Saas Music, previsto para este ano ainda.

Singabahamba é uma musica africana que abre o cd. Musicalmente falando não acrescenta nada ao cd.

Pra louvar abre o cd superando todas as expectativas. O instrumental conduz os grooves com perfeição e o vocal é uma maravilha (uma constante em todas as faixas). Conduzido por Sergio Saas (que também é o produtor e arranjador das músicas), o coral e a dinâmica da banda neste louvor não fica devendo nada aos seus “referenciais” americanos. Excelente.

Caridade é solada frase por frase pelos integrantes do coral. Baseada na primeira carta de João 2:8-11 versa sobre dom supremo de Deus, o amor. “Mesmo que eu tenha tantos dons se o amor me faltar para com o meu irmão, eu sei que nada serei”.

Dê o seu melhor foi escrita, arranjada e solada por Saas e nos mostra todo o talento desse promissor músico do Reino de Deus. A letra é para refletir. “Pare um minuto, olhe ao seu redor; Não devemos desanimar, um mundo melhor só depende de nós; Dê o seu melhor, isso é o que Deus quer, faça alguém feliz”. Não importam as circunstancias devemos confiar que Deus vai fazer a parte dEle e devemos seguir fielmente na execução da nossa parte. Resumindo: Deus sempre honra a nossa fé.

A coroa solada por Karina Karfi, Saas e Scooby. É um hino de gratidão ao sacrifício de Jesus na cruz, método usado por Deus para voltar a ter um relacionamento com o ser humano. “A coroa que Jesus usou na cruz fora feita para mim, Ele a trocou pela minha salvação e jamais terá de usa-la outra vez”.

Uma pequena intro antecede Minha pequena luz (também gravada por Robson Nascimento e Just Sing no cd Ele Virá). O arranjo é muito bom, apesar de ficar a sensação de que o contrabaixo poderia ter “viajado” um pouco mais. Traz a participação dos irmãos Junior e Jezrrel (eles eram calouros do Raul Gil na mesma época da Jamily, que gravou um cd pela Line Records e do Samuca – Filhos do Homem)

Essa música em particular foi (e ainda é) alvo de muitas discussões nos fóruns e comunidades da internet, pois na intro existem algumas vozes falando e de repente percebe-se a entoação de uma frase que muitos interpretam como “brilha satanás”.

Especulações a parte, este tipo de acusação já foi feito ao David Quinlan no cd Fogo e glória - ao vivo em Curitiba e ao Ministério Casa de Davi no cd Resgatai a Noiva, ambos por causa de interpretações subliminares em suas capas.

Minha opinião é simples: O cd é muito bom e não vou quebrá-lo e nem parar de ouvi-lo como alguns relataram que fizeram. As músicas são excelentes e falam do Jesus ressurreto, o filho de Deus e de princípios cristãos que devemos praticar. Se a frase foi intencional ou não, só Deus e eles sabem. E no final de tudo a prestação de contas vai ser individual. Ponto final.

Te louvo é uma canção de exaltação. Conduzida Wellington Carfi nos traz de volta ao swing e aos grooves da primeira faixa. Não tem o mesmo peso, mas mantém a qualidade.

Em Jesus Breve vai voltar o Coral canta a volta de Cristo, o privilégio de vivermos nesta dispensação e a responsabilidade que este compromisso nos outorga.

Bendito tem o refrão calçado sobre 2 Coríntios 5:17. “Se alguém esta em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram e tudo novo se fez.” É conduzido por Clayton Tristão e Carine Luup

Jesus meu guia é prepara caminho para o momento mais contemplativo da gravação. Com um piano muito bem tocado e o auxilio de um arranjo de cordas muito bem conduzido, temos a interpretação de Edilaine Eleotério e Leonardo Gonçalves (considerado entre muitos como o João Alexandre da nova geração) dividindo os vocais com o Coral entre as estrofes. O louvor cria uma linda atmosfera de adoração.

Tocou-me é um hino de domínio público que pega carona no clima criado na canção anterior e leva-nos a adorar ao nosso Senhor. “Tocou-me, Jesus, tocou-me e de paz encheu meu coração. Quando o Senhor Jesus me tocou livrou-me da escuridão”.

Vem louvar fecha o cd da forma que começou. Muito groove, muito swing, muito soul. Interpretada por Simone Brown e Sergio Saas, nos deixa o gostinho de “quero mais”.

Uma reprise de Singabahamba antecede o instrumental de Pequena luz, que fica registrada como uma faixa bônus e uma homenagem do Coral a banda que “ajudou a criar o som do Raiz Coral”.

Que Deus continue iluminando e abençoando os planos e o ministério de Saas, que além deste cd com o Raiz Coral, já têm lançado no mercado um trabalho solo e o quarteto Lynk4. Sergio tem tudo para despontar no cenário gospel nacional como um promissor produtor de black music gospel, ao lado de Silvera, Rogerinho (Templo Soul), Macari, Luo, etc...
Pra louvar

(CD) 01/04


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Raiz Coral

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook