Análises

Pregador Luo apresenta o álbum Música de Guerra (Apocalipse 16)

Roberto Azevedo em 27/03/09 42975 visualizações
Envolvido com o hip hop desde 1988, o rapper Pregador Luo, é líder e fundador do grupo “Apocalipse 16” e proprietário do selo independente 7 Taças, selo pelo qual lançou seu próprio disco solo duplo e os oito títulos do grupo Apocalipse 16.

Na segunda semana de dezembro de 2008 foi lançado seu nono trabalho, denominado Música de guerra – 1ª missão. Neste novo álbum temático o rapper aborda o universo do MMA “vale-tudo”, esporte do qual é fã incondicional e praticante.

O disco traz 20 faixas inéditas, sendo 12 compostas exclusivamente como temas de entrada para os principais lutadores do Brasil, reconhecidos mundialmente. Foram compostos temas para: Vitor Belfort, Pedro Rizzo, Thiago Silva, Gesias Cavalcante, Cosmo Alexandre, Maurício Shogun Rua, Anderson Silva, Jorge Patino Macaco, Wanderlei Silva, Rodrigo Minotouro, Rafael Feijão e Lyoto Machida. Todos renomados lutadores no exterior, e atuantes em eventos como UFC, Cage Rage, K1 – Dream, Affliction, Pride, Elite XC etc. Além de já utilizarem os temas compostos por Luo, especialmente para eles, os atletas também treinam ouvindo outras músicas de Pregador Luo e Apocalipse 16.

Além dos 12 temas de entrada, foram compostas também mais oito faixas com a mesma temática, e que não são especificas para algum lutador, e sim para todos os que se identificam com o espírito de luta, disciplina, superação, fé e força contido tanto nas artes marciais, quanto no evangelho de Jesus Cristo.

O evangelho inclusive continua sendo pregado a plenos pulmões por Pregador Luo neste novo álbum. Em todas as faixas, sem exceção a fé e a crença em Deus são presentes, assim como também a ideologia contida no Cristianismo.

O álbum trás ainda, as participações de Chorão “Charlie Brown Jr.”, Deise “Fat Family” e do ministério de louvor “Trazendo a Arca”.

Luciano abre a gravação declarando um manifesto denominado Conclamação ao combate. Após a narração o set list começa de forma intensiva e empolgante com Bate pesadão.

Mantendo a pressão lá em cima o rapper expande suas cordas vocais com as rimas da faixa título. Música de guerra vem recheada de distorção, deixando o tema com uma sonoridade bem pesada.

A seguir temos uma regravação. Entre na arena fez parte do repertório do álbum duplo RevoLuoção. A música vem com uma sonoridade mais moderna que ficou bacana pra caramba.

Os temas abordados nos trabalhos de Luo variam entre conteúdos hoje pouco valorizados na música brasileira, como por exemplo, o respeito às mulheres, ou a valorização da raça e da cultura afro e latino-americano. Vai explodir, por exemplo, faz uma avaliação do atual momento social e espiritual de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. As mazelas de nossas metrópoles são relatadas em cima dos clichês do funk carioca, estilo que ainda não tinha sido explorada pelo ele. A letra é um caso a parte.

Em suas gravações sempre acontecem participações de músicos do mercado gospel e de músicos do mercado secular. Nos cds do apocalipse já tivemos Chrigor e Periclão (Exaltasamba), Wilson Simoninha (cantor da nova safra da mpb nacional), Xis (rapper que participou do programa Casa dos Artistas) e Thaide (do seriado Antonia), entre outros. Nada é impossível é um new metal que conta com a participação de Chorão do Charlie Brown Junior. Somzeira!

O momento mais light do álbum é Já posso suportar que traz a participação de Luis Arcanjo, Davi e Verônica Sacer, vocalistas do Trazendo a Arca (ex-Toque no Altar). O louvor versa sobre segurança na proteção e provisão divinas.

A parte temática começa na faixa 7. A inspiração para escrever os temas sobre Vitor Belfort, Pedro Rizzo, Thiago Silva, Gesias Cavalcante, Cosmo Alexandre, Maurício Shogun Rua, Anderson Silva, Jorge Patino Macaco, Wanderlei Silva, Rodrigo Minotouro, Rafael Feijão e Lyoto Machida, surgiu através de um vasto material biográfico obtido através de horas de entrevistas.

As músicas são densas, cativantes e envolventes e tratam sobre assuntos e particularidades relacionados a cada lutador.

Destacamos aqui Vitor Belfort Theme e as intervenções melódicas da voz “turbina de avião” de Deise do Fat Family.

Outro momento interessante é encontrado em Anderson Silva Theme onde as rimas são faladas sobre a métrica do tema do Homem Aranha.

Como disse acima todas as músicas possuem uma pegada intensa e marcante, mas por trazerem letras bem pessoais, evitamos aqui abordar faixa por faixa, pois cada uma é uma viagem diferente.

Após os 12 temas, o repertório fecha com Respeito e amor que prega sobre família, respeito e união.

Com certeza, em Música de Guerra, Luo mais uma vez inova, ao fazer uso da linguagem temática do disco para propagar a palavra de Deus, claro que de uma forma um tanto quanto inusitada para muitos. Algumas pessoas talvez se escandalizem, mas seu objetivo na verdade é que as pessoas sejam influenciadas e motivadas a lutar e vencer os seus desafios. “O que fiz não tem nada a ver com violência, como alguns podem vir a dizer, e sim com superação de limites e com crescimento pessoal em meio as dificuldades que a vida nos impõe!”, comenta Luo.

Atualmente, Luo comanda o programa de rádio “Soul Nossa Rádio”, na Nossa Rádio FM 91,3, em São Paulo, aos Sábados, das 21h00 às 23h00, que é retransmitido para as principais capitais do Brasil, e também pela internet.

Para 2009 todos aguardamos o inicio das gravações do cd que ele lançará em parceria com Rodolfo, ex-integrante do Rodox e Raimundos. O nome do projeto é “Santo Sangre”.

Maiores informações podem ser encontradas em: http://www.7tacas.com.br/
Música de Guerra - 1ª Missão

(CD) 01/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Apocalipse 16

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook