Análises

Recorde o repertório de God is Able, o terceiro disco de Ron Kenoly

Jonatha Cardoso em 05/03/10 7439 visualizações
Com produção de Tom Brooks, Michael Coleman e Don Moen, God is able é o terceiro álbum de Ron Kenoly, gravado em 1994 no Centro Cívico de Atlanta (Atlanta Civic Center). O álbum é composto de 16 músicas maravilhosas, que vão mostrar o quanto Deus fez e faz por nós.

Inicialmente temos Put your hands together, que nos convida a louvar ao Senhor. A terra, o mar, e tudo pertencem a ele. Ele reina para todo sempre. Por isso vamos todos aplaudir ao Senhor. No meio da música Ron convida a todos para baterem palmas ritmicamente. Legal!

Continuamos com You’re my everything. Deus é tudo para nós. Ele é a nossa porção, nosso desejo, nossa alegria, nossa herança e recompensa. Ele é tudo o que temos, tudo o que precisamos. Ele nos cerca de amor e bondade, e esse amor é a melhor coisa que podemos receber dele. Bela introdução dos metais.

Resound in praise fala da nossa missão. Fomos criados como reis e sacerdotes, para adorá-lo e proclamar as suas maravilhas. Céus e terra refletem sua glória, e o seu reino reinará para sempre. Que o seu santuário se encha de sua glória. Por isso, vamos adorar o seu santo nome! Que os instrumentos e a nossa voz soem como louvor e adoração a Deus!

Em seguida um ritmo bem africano conduz uma bela canção com um belo arranjo vocal: The light of life. Jesus é a luz da vida. E essa luz permanece brilhando, tão forte, que dissipa as trevas, pode trazer cura aos cegos e endireitar a vida do pecador. A noite já sabe que em breve a luz do dia para dissipá-la. E o nosso desejo é de que essa luz chegue para trazer a luz a nós.

Uma bela pegada na guitarra introduz Not by power>Não é por força, não é por poder, mas pelo Espírito de Deus. A força do nosso exército não está em nossos braços, em canhões, mas estão no poder que Deus nos dá. A sua misericórdia e seu amor são mais fortes do que tudo e todos. Mas essa força só nos é dada quando clamamos em unidade.

A seguir uma das mais legais do CD The battle is the Lord’s. A música fala da história da tribo de Judá, que, quando avistaram o seu inimigo chegando, não temeram. Não porque eles tinham força suficiente para vencer o inimigo, ou armas mais poderosas. Mas porque o Senhor lhes disse: “A batalha é minha!”. Durante a guerra, cante ao Senhor com júbilo uma canção de vitória, para que sua voz ecoe. Confie em Deus, pois ele nunca o deixará: ele prometeu estar junto de você todo o tempo.

Em seguida uma linda e espetacular ministração de Ron Kenoly (His eye is on the sparrow), onde ele conta que, mesmo ele tenha tido uma família pobre, sua mãe sempre tinha uma canção para cantar e adorar ao Senhor, mesmo em situações difíceis, como não ter comida em casa, não ter o dinheiro do aluguel. Se você entende inglês, vai se emocionar ao ouvir essa ministração. Para encerrar, uma reprise de The battle is the Lord’s.

Continuando, temos outra famosa canção de Ron – a canção título: God is able. Se Deus disse uma coisa, ele é capaz de fazer tudo o que prometeu. Nessa hora podemos nos lembrar de várias histórias, como Daniel na cova dos leões, Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha ardente, ou o Povo de Israel e o Êxodo. Haja o que houver, a situação que acontecer, ponha a sua fé em Deus, pois ele te ajudará.

Logo após, Ron, que adora fazer Raps, faz um da canção anterior: Our God is able.

Prosseguindo, os metais introduzem No eye has seen, que versa as maravilhas que Deus tem preparado para todos aqueles que o amam. Nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mente compreendeu todas essas maravilhas. Ele é fiel, e o seu favor não tem fim. Seu amor, bondade e fidelidade são eternos. Ele tem nos curado e nos restaurado, pois suas maravilhas nos constrangem.

Use me é uma das mais lindas do disco. Ela fala do nosso desejo em sermos usados pelo Senhor, tomando nossas mãos, nossos pés e nosso coração. Queremos falar aquilo que ele quer. Assim como ele chamou Moisés para conduzir seu povo até a terra prometida, Davi para lutar contra o gigante Golias, seu filho Jesus para alimentar o povo faminto de comida, o Senhor quer mostrar a todos que ele ainda pode usar um servo seu para mostrar o seu poder a humanidade. Senhor, eis-me aqui, usa-me!

Outra bela canção é We humbly bow, que fala do nosso prazer em entrarmos diante do trono celestial, prostrados para oferecermos sacrifício de louvor a ele. Isso podemos graças ao preço que ele pagou na cruz, criando assim um caminho de livre acesso ao trono do Pai. Fomos comprados pelo precioso sangue do cordeiro.

Logo após, outra famosa canção de Ron Kenoly: I see the Lord. Fala da maravilha que é ver o Senhor face a face. Sua grandeza enche o templo. Todos cantam “Santo é o Senhor!”. Como fala a música, “Meus olhos viram o Rei, o cordeiro sobre o trono, reinando para todo o sempre. Eu vejo o Senhor!”. Destaque para um dos mais espetaculares arranjos que já ouvi. Misto de sutileza na flauta com força nos metais (como uma orquestra).

Em seguida a mais famosa música de Ron Kenoly. E sem dúvida a melhor de todas. Em todos os pontos. Até o tema da música é maravilhoso: a Ressurreição de Cristo. Inicialmente Ron narra a “pseudofesta” do Diabo ao ver como o Senhor Jesus fora morto. Entretanto, Cristo ressuscitou, e estragou essa festa. Com isso, Cristo nos dá, através dele, a chance de um novo começo. Por causa disso, podemos bradar: Aleluia! Jesus está vivo! A morte perdeu sua vitória! Jesus vive eternamente! Essa é Jesus is alive.

Emendado, para encerrar temos Yes, Lord, I believe. Cremos que ele está vivo em nós. Cremos que o tumulo está vazio, pois nosso coração está cheio dele. O mesmo poder que ressuscitou a Cristo está em nós agora. A nossa alegria não pode ser contida. Sim, pois o Senhor está vivo!

Bom meus queridos, essa foi mais uma análise de um ótimo álbum de Ron Kenoly.

Espero que tenham gostado.

Ah, continuem me seguindo pelo Twitter: www.twitter.com/jonathacardoso

Abraços!

Deus te abençoe!
God is Able

(CD) 02/94


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ron Kenoly

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook