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Série de artigos sobre Leis de Incentivos à cultura - parte 8 - Marketing Cultural. Porque investir?

Redação em 15/09/11 1947 visualizações

Quando as empresas privadas se associam ao Governo apóiam o desenvolvimento cultural.

As manifestações culturais, expressões artísticas geram empregos em diversos setores. O desenvolvimento econômico e social também é fruto do investimento privado em cultura.

A parceria do estado com a iniciativa privada com a realização do produtor resulta em um mercado promissor, gerando um grande negócio.

A empresa ao patrocinar os projetos se diferencia das demais por investir em valores, tradição, modernidade, popularidade, criatividade, entretenimento, geração de emprego, etc.

Através de expressões artísticas também amplia a forma de comunicação com seu público, mostrando a sociedade que não está encastelada em torno de seus negócios, a sua lucratividade.

Três principais argumentos que empresas investem em projetos culturais, sociais e esportivos:

1 – Elas possuem necessidade de diferenciação de marcas,

2 – Transmitem aos seus investidores e clientes que são empresas SOCIALMENTE RESPONSAVEIS,

3 – Para atingir melhor o seu público necessitam de diversificação do mix de comunicação.

As empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos cidadãos, o meio ambiente e com a cultura, ganham status como companhias socialmente responsáveis ou empresas-cidadãs. Estão na mira de grandes investidores.

Como patrocinar um projeto?

A empresa que patrocina na totalidade como cota única, expõem sua marca de forma destacada. Cada cota terá um valor determinado que o patrocinador irá investir.

Cota Ouro: 100%

Cota Prata: 50%

Cota Bronze: 30%

Apoio Cultural: É uma ajuda de custo, como cessão de automóvel para transporte de cenário ou equipe técnica, lanche, hospedagem, passagens aéreas, roupas, etc.

Promoção: Permutas ou descontos na mídia (anuncio em revistas, rádios, etc)

Contrapartida: Todo projeto tem a contrapartida, o beneficio que o patrocinador receberá. Deverá ser elaborada com muito cuidado pelo produtor.

O empresário ao conhecer a proposta normalmente está mais interessado nos benefícios que obterá.

Show musical: Marca do patrocinador no cenário - palco, stand, Logo nos banners, Logo em todo material gráfico (filipetas, flyers, cartazes, etc), Logo em toda divulgação via email, nas revistas, jornais, informativos, Logo no inicio do DVD (material filmado), citação da marca nas entrevistas em rádios, programas de TVs, spot, disposição de ingressos, cortesias e distribuição de brindes da empresa.

Solicitar sempre ao departamento de marketing da empresa sugestões para quaisquer outras formas de divulgação.

Caso seja a gravação de DVDs/CDs, livros, 10% do material é direito do patrocinador.

Deus abençoe!

Verônica Brendler
Produtora e Assessora de Imprensa
Tel: 21 - 3547 0121
Cel: 21 - 7872 3540 id 10*9925
[email protected]
veronicabrendler.blogspot.com

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