Análises
Ton Carfi grava dvd ao ar livre, sob o clima tropical e poético de uma praia

No registro ele apresentou músicas do seu primeiro álbum solo denominado “Tenho que estar preparado”, assim como duas faixas clássicas da época em que cantava no Lynk4uatro, uma faixa do disco "Caminhos", gravado em parceria com Jessé e ainda uma música inédita.
Na gravação o cantor imortaliza algumas de suas composições em versões totalmente acústicas, gravadas ao ar livre, sob o clima tropical e poético de uma praia em São Paulo.
A alta qualidade de áudio e fotografia do trabalho propicia um bom momento de som e imagem, rompendo paradigmas vigentes, propondo novos conceitos na produção de vídeos e, por assim dizer, estabelecendo um marco de criação neste segmento.
O registro áudio visual tem início com Tenho que estar preparado que possui nuances de sonoridade judaico-árabe. A canção versa sobre a volta de Cristo, nossa bendita esperança. No instrumental temos três violões, sendo que um é tocado pelo próprio Ton.
Nada abalará a minha fé trata sobre batalha espiritual com todo o swing da black music. Destaque para a pegada dos violões e da percussão.
Só Deus pode restaurar esse amor é uma bela canção sobre restauração da família através da ação do Espírito Santo pois só Deus pode restaurar e abençoar nosso lar. É interpretado violão e voz.
Não demores traz um arranjo de muita intensidade. Com um refrão cativante e envolvente a música versa sobre a volta de Cristo de uma forma mais íntima, diferente da faixa título que narra o mesmo tema, porém de uma forma mais “apocalíptica”.
A seguir temos uma música que integrou o repertório do cd "Caminhos", gravado em parceria com Jessé. Uma canção para Carla é uma homenagem de Ton para sua esposa.
Na sequência ele relembra sua época de Link 4uatro com o hino O amor de Cristo / Vencer ou vencer e o groove de O nome de Jesus.
Separados para Deus é outra música romântica diferente das que são gravadas normalmente pelos cantores evangélicos. Nadando contra a corrente de músicas lentas, próprias para serem usadas em casamentos, o hino traz toda a intensidade do hip-hop.
Escolha Jesus é um hino evangelístico, com destaque para as linhas de contrabaixo.
A canção faz parte das músicas que compõem o repertório do cd "Ton Carfi -Acústico e ao vivo" que foi gravado no final de 2008 no dia do show de lançamento desse DVD. O disco conta com participações especiais das cantoras Daniela Araujo e Karina Carfi e possui 12 músicas, sendo que 3 foram gravadas em estúdio.
Em Meu primeiro amor entoamos uma bela poesia sob outra bela interpretação de Ton. É a canção inédita do set list.
O melhor lugar do mundo mantém a pegada contemplativa da canção anterior e narra de forma poética a segurança que temos ao lado de Cristo. É uma regravação do grupo vocal Novo Tom, banda que revelou o Leonardo Gonçalves, onde o mesmo fazia o barítono e era um dos principais solistas.
O caráter acústico da obra valoriza a expressão e os dotes interpretativos do cantor, realçando seu timbre, sua capacidade de improvisação, além da técnica vocal que sobeja atributos.
A atmosfera de adoração e serenidade que permeiam este trabalho conduzem o espectador a um estado contemplativo e tranqüilo, numa arrebatadora viagem introspectiva, enquanto as mensagens cantadas fazem um apelo à reflexão.
Maiores informações: www.toncarfi.com.br
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ton Carfi
Veja também no Super Gospel:
- Lucas Lima lança o clipe “Desce como Fogo” com participação especial de Diego Fernandes
- Flavio Vasques lança “Mais Fogo, Mais Glória”: Um clamor por presença real e contínua
- Leo Fonseca lança “Diferente da Multidão – AO VIVO” pela Flame Music: uma declaração de fé e identidade em Cristo
- Niwton Barros Lidera Celebração de 8 Anos da Bless Music no RJ

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook