Análises

Único Desejo e Coletânea, segundo CD solo do cantor Deigma Marques

Roberto Azevedo em 24/10/07 11450 visualizações
Deigma Marques é um dos ministros de música do Ministério Ouvir e Crer, sendo integrante deste Ministério desde o seu primeiro lançamento.

O estilo musical do “Ouvir e crer” segue a linha de adoração de ministérios como Casa de Davi, Santa Geração e Fogo e glória, mas a cada lançamento confirmam sua singularidade e personalidade.

Seus trabalhos anteriores já vinham sendo referências no meio gospel, entre eles, Ouvir e Crer, Único desejo, Voltados para o trono e Menina dos olhos de Deus 1 e 2, esta última gravada em parceria com outros ministérios.

Junto com o último cd lançado pelo Ministério – Atraídos por Ti - lançaram o livro O descanso de Deus, primeira obra literária do pastor Eber Rodrigues, outro dos ministros do grupo.

Em 2006 Deigma lançou seu primeiro álbum solo, denominado Marcado por tua Glória, que contou com 12 faixas, sendo uma ministração e uma versão do Hillsong Music Austrália (Take all of me – Toma todo meu ser) ao lado de outras 10 músicas inéditas, todas gravadas ao vivo.

Em maio de 2007, no Teatro Goiânia, Deigma gravou o seu segundo disco solo e primeiro dvd, intitulados Único Desejo e Coletânea.

Os encartes do Ministério são sempre muito bem trabalhados. Quem não lembra do criativo encarte do álbum “Atraídos por Ti” ou do visual moderno de “Único desejo” e “Marcado por Tua glória”?

Esta coletânea não decepciona neste quesito. O encarte traz um visual contemporâneo por dentro e por fora com nuances de cor muito bem distribuídas. Na parte interna temos as letras (faltou as cifras né?) com fotos da gravação ao fundo.

Logo no início da gravação um riff de piano dá o tom para o pop rock Tesouro verdadeiro. As guitarras marcam presença conduzindo o hino com riffs e solos muito bem executados. “Tua presença é o tesouro verdadeiro que de graça eu recebi. Mais do que o ouro e a prata, de valor inestimável És Tu, Jesus”.

Até te encontrar foi a primeira faixa do disco “Único desejo”, lançado em 2004. Mantém a pegada pop rock da canção anterior. Versa sobre segurança em Deus. “Eu sei que existe um lugar, tão secreto e escondido para aqueles que Te buscam. Eu sei que existe uma morada, tão firme e segura, para aqueles que Te encontram”.

Na faixa três temos uma balada conduzida pelo violão com pitadas de “overdrive” no refrão. Não posso viver mantém a idéia lírica do louvor anterior. O hino fez parte do repertório de “Marcado por Tua glória”. O refrão é um prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor-interagir-com-a-igreja. “Eu não posso viver sem o Teu amor, eu não posso viver sem Tua presença”.

Ele vem, também do “Único desejo”, traz a menor letra do disco, mas compensa no arranjo que traz diversas nuances de dinâmica. Destaque também para a melodia, que apesar de ser repetitiva, é melodicamente muito boa de ouvir.

Em um dueto com Lucas Santana, Deigma interpreta Rei do universo que é uma canção de reverência ao nosso Senhor Jesus Cristo. “Tu És o Rei do universo, que se esvaziou e achou-se como servo, e hoje estás entronizado e recebeste glória. Tu És o Cristo, o filho de Deus, o Leão de Judá, a raiz de Davi, que assentado está na glória do Pai”.

A canção Único desejo é uma bela oração de contrição e entrega com uma introdução marcante no piano e com muita dinâmica entre a equipe. “Nada quero Te pedir, mas somente oferecer. Minha vida em Tua presença e lá permanecer. Pois nada desejo além de Ti”. Com certeza, mais que uma frase, um desafio para todos nós cristãos.

O disco “Voltados para o trono” é representado pela música Lança sobre mim o Teu olhar. O hino segue a linha de pensamento do hino anterior. Inicia com um tempero eletrônico, mas logo volta pro clima pop rock, sendo conduzido por power chords com bastando overdrive.

A seguir temos duas representantes do repertório do cd “Menina dos olhos de Deus 2”. Senhor eu preciso de Ti tem muita intensidade e versa sobre a suficiência de Cristo em nossas vidas. “Não há outro igual, não outro melhor. Igual a Ti, meu Jesus, jamais haverá”. Eu te seguirei traz a participação de Clisses Marques e uma levada bem agradável.

Eu me encontrei com Jesus possui um arranjo meio acústico e leva a gravação para uma atmosfera de adoração mais contemplativa.

A gravação termina com duas inéditas. És o amado e Conquista-me.

A primeira tem uma pegada progressiva sendo conduzida por aqueles licks de guitarra muito usados pelos grupos de rock ingleses. Possui um dos melhores arranjos do disco.

A última é um clamor por mais de Deus em nossas vidas através da ação transformadora do Espírito Santo. “Conquista-me Senhor, a ponto de não mais querer outra coisa, senão Tua presença. Leva-me para experimentar mais de Ti e menos de mim” ao som de um piano mais clássico e loop em alguns trechos, sendo esta faixa um bônus do CD.

Único desejo e coletânea possui uma qualidade musical primorosa, tanto na produção e nos arranjos, tanto nas composições. O álbum é indispensável para nossos momentos devocionais.

Através desse novo lançamento, o Ministério Ouvir e crer confirma que melhora tecnicamente a cada disco sem deixar de lado a unção.

O clipe da música Único Desejo está disponível no link: http://www.supergospel.com.br/video_deigma-marques-nico-desejo_154.html

Maiores informações podem ser obtidas nos sites: www.deigmamarques.com.br e www.ouvirecrer.com.br.
Único Desejo e Coletânea

(CD) 08/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Deigma Marques

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook