Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD A cura
(Cassiane)

Georgeton Leal em 27/06/2005
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
No que se diz respeito a cd’s no estilo “pentecostal”, a cantora Cassiane tem se tornado destaque com seus trabalhos lançados neste âmbito tão requisitado hoje em dia. Com um jeito simples e hinos bem acessíveis ao público evangélico, Cassiane alcançou diversos discos de ouro, platina e até duplo platina num período de 1997 até 2005, com sucessos bastante conhecidos como “Imagine”, “Vou Seguir”, “Com muito Louvor”, “Hino da Vitória”, “Recompensa” e diversos outros que são muito cantados em nossas igrejas até hoje.

Em “A Cura”, seu lançamento de 2003, Cassiane apresentou um trabalho seguindo a mesma linha dos anteriores, só que com algumas inovações na produção de seu marido Jairinho Manhães, que optou por arranjos maiores e mais ousados. Grávida de seu terceiro filho, a cantora teve o acompanhamento da fonoaudióloga Lylian de Azevedo que a ajudou nas gravações.

A capa do álbum teve como cor predominante o verde, e o encarte foi feito em formato de pôster. A arte geral do cd ficou por conta da equipe da MK Publicitá que retocou cada detalhe.

A faixa de abertura, “Tremendo e Santo”, começa com uma acapella em tom menor que nos assusta na introdução, mas logo depois entra a estrofe e o tom modula para maior, algo que sempre acontece nas músicas deste tipo. “Tremendo e Santo” é o grande realce deste cd; um louvor que fala da abertura do sétimo selo por Jesus no apocalipse. Na parte em que Cassiane narra a visão de João na ilha de Patmos, você é capaz de sentir arrepios de unção só de ouvir. No coro, entra uma letra de exaltação constante a Deus acompanhada de todo o vocal. A mais “potente” do álbum em unção.

Em seguida vem a música-título que é “A Cura”, composta pela Pra. Ludmila Ferber. O clima durante quase 7 minutos de louvor é de extremo suspense numa mensagem poderosa de cura através da fé sobrenatural em Deus. Como em quase todas as outras músicas, esta faixa possui diversas mudanças de tom, o que possibilita mais liberdade na interpretação e nos arranjos. É ouvir e crer para ser curado!

Em “Não Negue a Jesus”, temos uma canção de encorajamento para não negarmos o nome de Jesus mesmo nos momentos mais cruciais de nossas vidas. A letra enfatiza que mesmo que estejamos em perigo de morte, nossa certeza em Cristo deve ficar inabalável diante de tudo.

Como é de costume nos cd’s de Cassiane, não pode faltar um forró. “O Segredo da Vitória” , de autoria da cantora Rayssa, abrilhanta o repertório para aqueles que admiram bem este ritmo.

A 5ª faixa, “Promessas de Deus” , fala sobre a vida de José, que mesmo sendo vendido pelos seus irmãos não deixou de acreditar nas promessas que o Senhor tinha lhe dado através de sonhos. A variação de notas no meio do hino não combinou muito, mas é pequena e logo tudo volta ao normal. A frase mais tocante diz: “Quem tem promessa não morre...”; esta é uma real certeza para todos que confiam no que Deus tem guardado para cada um que for fiel até o fim.

Jesus disse: “se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas”. Em “Só mais uma Milha” , temos a comprovação disto em uma mensagem direta de Deus para nós.

Na sétima música temos uma surpresa; “Celebrando a Cristo” nos traz uma celebração agitada que não é bem ao costume de Cassiane, mas que garante uma boa posição no repertório.

Já no louvor seguinte, conferimos “Jesus” , uma música de adoração calma iniciada com uma introdução de flauta, ficando bem adaptada neste seguimento.

“Contigo Está” nos lembra alguns clássicos da cantora pelo seu teor melódico e de letra. No meio da canção, Cassiane canta e o back faz destaque no fundo, anunciando que nem a morte pode vencer Jesus Cristo. Tecnicamente perfeita.

“Deus nos Escolheu” é outra composição da Pra. Ludmila Ferber cedida para este cd. Possui letra firme e uma participação vocal tremenda.

Na faixa de número 11, “Eu Quero Ver” , temos um pedido em forma de canção, uma súplica para que Deus nos mostre a sua glória e santidade.

“Ele é o Rei” continua com a exaltação a Deus, mas agora, de uma maneira mais badalada, levada ao som de metais. Cassiane canta uma parte e o back responde repetindo a mesma frase. Destaque para a flauta executada por Jairinho.

Para quem gosta das composições da respeitada Rozeane Ribeiro, “Deus Contempla” é uma ótima pedida. Com uma mensagem de consolo, esta canção fala muito aos nossos corações com muita autoridade em sua interpretação.

Finalizando o cd de maneira triunfal, entra “Sinfonia de Louvor”, que apesar de ser a última, é uma das melhores. De autoria do Pr. Elizeu Gomes, este louvor fala do grandioso poderio de Deus e do quanto Ele é exaltado. No meio da estrofe, cada frase sobe meio tom, e assim vai se seguindo até chegar no coro. Mas o momento mais marcante desta faixa está em seu final, quando é cantado um “segundo coro”, que é repetido várias vezes e termina com as mesmas batidas executadas na introdução. Muito linda.

Mesmo tendo sua imagem até refletida por muitos no “marketing cristão”, Cassiane se mostra madura e bem fundamentada neste álbum, que creio eu, não se preocupa com o lado comercial, mas sim, em fazer o melhor para Deus e levar sua palavra através do louvor.

Este grande e belo trabalho, marca na carreira de Cassiane uma fase mais moderna somada ao seu estilo clássico no meio pentecostal. Apesar de ter tido algumas mudanças, o estilo de Cassiane nunca saiu de seu rumo, mas sempre se preocupou em levar canções de fortalecimento espiritual àqueles que esperam de Deus uma vitória. Enfim, este é um cd digno de se ter na casa de qualquer cristão.

Compre o CD A cura (Cassiane) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.