Análises

Cassiane e Jairinho lançam seu primeiro disco romântico pela Sony Music - O amor está no ar. Confira nossa opinião

Redação em 20/07/11 9280 visualizações
Depois de um jejum de exatamente 4 anos sem lançar um trabalho inédito, a dupla Cassiane e Jairinho presenteou o mercado da música brasileira no mês dos namorados com um belíssimo álbum, bem diferente dos outros 4 discos da dupla, tanto que o projeto ganhou o slogan de “O CD mais romântico de todos”.

E esse é um diferencial, visto que, O Amor Está no Ar, como não poderia ser diferente, é quase todo composto por músicas bem românticas, com exceção da última faixa, que é dedicada à família.

A arte do disco, que é no formato digipack, característica da gravadora Sony Music, veio bem caprichada, com belas fotos de Cristiane Mendonça no encarte, o layout da capa com pétalas de rosas caindo sobre o sorridente casal Cassiane e Jairinho. Aliás, a foto da capa foi bastante elogiada pelo público, pois além de ter ficado bem natural, mostra a felicidade estampada na face e no espírito da dupla.

O conteúdo musical é outro show à parte, arranjos bem modernos, mas que remetem à pegada dos anos 70, característica dada pela masterização feita em Londres por Tony Cousins, que trabalha com vários artistas internacionais.

Vale ressaltar as interpretações de Cassiane e especialmente de Jairinho, que mostrou nesse álbum que seu papel não é apenas fazer a segunda voz. O álbum é composto por 12 faixas com composições de Tony Ricardo, Júnior Maciel e Josias Teixeira, Josy Santos e Roberto Reis.

O álbum começa com a canção O AMOR, VOCÊ E EU, de Tony Ricardo, que foi escolhida para ser música de trabalho. A canção começa bem lenta, depois pega um ritmo legal que lembra o que a dupla já vinha apresentando nos trabalhos anteriores. “Amar você pra mim, é mais que emoção, é a união perfeita da letra e melodia na canção... estava escrito lá no céu, o amor, você e eu...”.

A segunda faixa, COISAS DE NÓS DOIS, de Júnior Maciel e Josias Teixeira, que emplacam a maioria das músicas desse trabalho, deve ter deixado muita gente apaixonada. O que é perceptível nessa e em outras canções é a temática diferente que está abordando a relação mais íntima de um casal. Essa canção em especial fala dos laços que estão sendo refeitos pelo casal, uma das minhas preferidas. “Velas sobre a mesa, taças de cristal, à meia-luz um clima pra nos envolver ... Apaixonados outra vez, nos amando outra vez, cuidando com carinho um do outro”.

A canção seguinte PAPEL DE BALA, antes mesmo do lançamento do CD, deixou muita gente curiosa e intrigada com esse título, por esse motivo foi escolhida a segunda música de trabalho e que está fazendo o maior sucesso entre a garotada. Aqui Cassiane faz um solo, contando a história da dupla, onde uma declaração de amor teve como ingrediente principal um papel de bala dando início a um belo romance. “Tão diferente nos meus olhos ele olhou, num gesto simples demonstrou o seu amor, com um papel de bala ele se declarou, me surpreendeu me convidando para sair...”.

Uma bela surpresa. ROMEU E JULIETA deixou muita gente curiosa e quando a música foi divulgada causou o maior alvoroço, no bom sentindo. Pela primeira vez Cassiane e Jairinho cantando uma balada, mesclada com funk melody, com gírias, e uma linguagem bem moderna. Destaque para a interpretação de Jairinho que se entregou e se divertiu com a letra da música. “Como posso me envolver com alguém que não fala a mesma língua que eu, só pega bonde errado, se amarra no pecado e não ta nem ai pra voz de Deus.

A faixa cinco, O TEMPO, soa bem familiar e não precisa conhecer bem a discografia da dupla para perceber isso. Quem não se recorda de “o tempo não pode apagar nosso amor eu irei contigo para onde for, as muitas águas não poderão afogar, o que Deus uniu não vai acabar”. Aqui parece que o compositor quis fazer uma releitura do maior sucesso de Cassiane e Jairinho, apenas na segunda parte a música fica mais interessante e parece ser inédita.

INSEPARÁVEIS, única composição de Roberto Reis no repertório, chegou a ser cogitada por Jairinho para ser o título do trabalho. Destaque para a espetacular interpretação de Cassiane na primeira estrofe, usando tipo um falsete magnífico. “Do jeito que me você me olhou, não teve como escapar, meu coração estava indefeso precisando amar...”.

POSTAL é outro destaque, um reggae maravilhoso, para cima, que sem dúvida seria sucesso em qualquer programação de rádio no Brasil. Interpretação suave de Cassiane e Jairinho, que cantaram um trecho do refrão em inglês.

A seguir ouvimos NOSSA MELODIA, uma das mais românticas do álbum. É praticamente um solo do Jairinho e um show à parte do back-vocal e de Cassiane que faz todo um apoio vocal ao seu amado esposo. Canção bem melódica, que faz jus a esse ser considerado o álbum mais romântico de todos. “Só quando um homem e uma mulher se entregam no Senhor, é amor..., duas forças que se atraem sem limites pra sonhar...”.

Mais uma composição de Tony Ricardo, grande amigo do casal Cassiane e Jairinho, FLORES E UM CARTÃO, uma balada bem interessante que aborda sobre as dificuldades encontradas no relacionamento a dois, mas mostrando que com Deus tudo tem solução.

Junior Maciel e Josias Teixeira emplacaram quase todos os destaques desse novo projeto de Cassiane e Jairinho, e não poderia ser diferente com NOSSOS VOTOS, feita especialmente para ser tocada ou cantada no altar na hora do sim. Faltou apenas desenvolver mais a canção, que ficou muito repetitiva. “Me emocionou ao pensar que hoje vamos nos casar... Duas vidas que se unem no altar... digo sim, sim eu prometo de amar, digo sim... na alegria e na dor...”.

Única canção de Josy Santos, que no encarte está registrada errada como Jose Santos Soeiras. TÔ COM VOCÊ começa bem lenta, com um solo de sax e fica interessante e boa quando está terminando, quando pega um ritmo legal e finalmente a bateria aparece dando a vida que a canção necessitava e merecia.

Fechando o repertório com chave de ouro, FAMÍLIA NAS MÃOS DE DEUS é a única canção não romântica do álbum, pois é de praxe ter canções com foco na família em todos os trabalhos de Cassiane e Jairinho. Aqui os três filhos do casal: Jayane, Caio e Joshua fazem uma participação especial. Na verdade a canção é meio confusa e tem partes que parecem não casar uma com as outras, porém o resultado final é surpreendente. Cassiane inicia solando acompanhada apenas do violão, depois aparecem outros instrumentos e a participação de toda a família. Uma canção realmente emocionante.

Realmente valeu a pena esperar quatro anos para ter no mercado um novo álbum de Cassiane e Jairinho, esse que foi um dos lançamentos mais comentados de 2011, tanto que em dois dias foram vendidas mais de 35 mil cópias.

Esse pode ser considerado o disco mais comercial lançado pela dupla até agora, tanto pelo enfoque mais diferenciado, moderno, atual, pelos ritmos e letras e que se tivesse espaço poderia ser executado e com sucesso em qualquer rádio do Brasil.

Um cd é bom ou está agradando, quando você coloca para tocar e nem percebe que já chegou na última faixa, e esse tem sido o relato de jovens e até dos senhorzinhos e senhorinhas da “melhor idade”. É assim, O Amor está no Ar, e você nem se dá conta de ver o tempo passar. Amar é bom demais, eu recomendo: amar e comprar o amor está no ar.
O amor está no ar

(CD) 01/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cassiane e Jairinho

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook