Análises

Ouvimos o lançamento de Os Arrais - As Paisagens Conhecidas. Confira nossa crítica

Tiago Abreu em 28/12/15 3342 visualizações
As Paisagens Conhecidas é continuação flagrante de Mais, disco anterior dos Arrais. É claro que os dois irmãos, em nenhum momento, quiseram afirmar o contrário. No repertório e especialmente a capa, todos os elementos – especialmente a fotografia e fonte – remetem ao álbum lançado em 2013.

Neste aspecto, o ouvinte mais sedento por novidades se decepcionará. Os primeiros acordes de Montréal denunciam mais um disco que navegará na poesia e suavidade de Mais. O Bilhete e o Trovão é, de longe, a melhor canção da obra. Ao versar sobre o ato de poetizar numa trajetória de vida acompanhada por um ser divino, o duo entrelaça cordas e piano, a sonoridade cresce e se torna mais densa.

Apesar das semelhanças, o novo trabalho mescla uma variedade maior de instrumentos. Outono é introduzida por guitarras, sintetizadores e violão, formando um som etéreo. Fogo, liricamente, é a faixa que mais chama a atenção. Pessimista, é incisiva e curta: "Náufrago em uma terra / Onde a ganância é lei / Ouço o choro da angústia / De um povo escravo aqui / Desconhecem que estão presos / Seguem a vida assim".

Os Arrais é um fenômeno totalmente atípico no cenário musical cristão. Suas músicas não investem em refrães incisivos, tampouco melodias firmes e agudas. Embora na contramão do que o mercado "gospel" convenciona, os irmãos ainda conseguem arraigar um público considerável. Mesmo requentando o último trabalho, André e Tiago seguem completamente anacrônicos: Provocam os ouvidos mais ortodoxos sem fazer grande alarde ou barulho. Amenos na medida.

Nota: ★★★
As Paisagens Conhecidas

(CD/DVD) 10/15


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Os Arrais

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook