Análises

Confira o review de Shelter, o 11º disco em estúdio do Jars of Clay

Roberto Azevedo em 16/02/11 5884 visualizações
Jars of Clay é uma banda de rock formada no Greenville College, Illinois - EUA. A banda é reconhecida pela maneira de transmitir a Fé Cristã por via de ricas e poéticas letras. Seus membros são Dan Haseltine (voz e percussão), Charlie Lowell (piano, acordeon e vocais), Stephen Mason (guitarra, voz, bandolim e vocais) e Matthew Odmark (violão, banjo e vocais).

O nome da banda é uma referência ao texto bíblico da II Coríntios 4: 7. "Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós."

Depois de grande alarde e divulgações no twitter oficial, foi lançado no dia 5 de outubro de 2010 o mais novo trabalho da banda. The Shelter é o seu 11º álbum de estúdio, é um disco de parcerias e possui 11 faixas produzidas e gravadas no Gray Matters, que é do próprio grupo. A distribuição é pela Provident Records. O primeiro single do trabalho foi "Out Of My Hands".

(NE. Se algum dos membros fosse nerd convicto e tivesse lido o “Guia do mochileiro das galáxias”, teriam feito como a Canonical, esperado até o dia 10/10/10 e lançado o cd junto com o Ubuntu Maverick Meerkat) :D

Mas voltando ao que interessa...

O novo álbum mescla a linha desenvolvida no último trabalho da banda, “The Long Fall Back To Earth”, com a sonoridade de discos anteriores. Soma-se a isso, às contribuições de outros artistas presentes no repertório, similar ao “Redemption Songs” (2005), e com característica de coletânea que lembra a série “City On A Hill”, por reunir nomes da música cristã contemporânea, formadores de opinião, num projeto conceitual

As igualdades com o disco de 2005 devem se limitar apenas no aspecto da parceria com amigos, pois embora a banda planeje algo não muito ao contrário de “Redemption”, ainda assim a promessa é de mostrar uma sonoridade diferente daquela.

O projeto conta ainda com a idéia de implantar uma série de concertos ao ar livre liderados por uma influente estação de rádio independente de Nashville, com bandas e líderes da indústria ao redor do mundo. A idéia não é apenas divulgar o novo disco, mas trabalhar em prol da comunidade.

Shelter possui um repertório bacana e concordo com as listas divulgados em diversas mídias que o colocam entre os 10 melhores lançamentos de 2010.

Confesso que não conhecia o trabalho do Jars of Clay, sendo assim, mesmo gostando do álbum resolvi ouvir outros trabalhos deles para ter alguma referência. Tive acesso aos discos “Who we are instead” lançado em 2002, “Good Monsters” lançado em 2006, “The long fall back to earth” lançado em 2009 e o DVD “11Live: Jars of Clay in Concert” lançado em 2002.

Após ouvir estes trabalhos, continuei com a opinião de que Shelter é um cd ótimo, mas para quem acompanha o trabalho deles, ficou faltando nos arranjos a mistura singular de pop, folk, rock, música eletrônica e música erudita, marca registrada nas canções da banda. Esse disco é marcado pelas batidas folk com aquele rock bem de leve, bastante diferente dos dois últimos discos deles. Mas sem dúvida vale a pena conferir.

“Nós nunca iremos andar sozinhos novamente.” A gravação abre com Small rebellions (pequenas rebeliões) que traz a participação de Brandon Heath.

A seguir temos Call my name (Chame meu nome) com a dupla Thad Cockrell e Audrey Assad e We will follow (Nós seguiremos) com a participação de Gungor.

Eyes wide open (Olhos bem abertos) possui um trio de peso. Mac Powell (vocalista do third Day), Derek Webb e Steven Delopoulous (Burlap To Cashmere). É o primeiro louvor marcado pela pegada folk. É uma das melhores do cd.

Apesar do encarte dizer que a faixa título ser acompanhado apenas por Brandon Heath, na verdade Shelter conta também com o apoio vocal de TobyMac e Audrey Assad. A idéia da canção , que se tornou tema do cd, originou-se de um famoso ditado irlandês: "É nos abrigos uns dos outros que as pessoas vivem." Segundo a banda, as músicas foram desenvolvidas para serem cantadas em voz alta, junto com outras pessoas, fortalecendo a idéia de comunidade – em igreja, de forma que a interação criada acolha e conforte.

Out of my hands (Fora das minhas mãos) traz a participação de Mike Donehey (vocalista do Tenth Avenue North), Leigh Nash (vocalista do Sixpence None the Richer) e foi o primeiro single deste álbum.

No Greater Love é o único hino do set list que não possui participação de nenhum artista. Traz uma pegada pop rock envolvente, com bastante guitarra e coberturas de teclado. Essa é a que mais gostei.

Run in the night (Corrida noturna) traz Thad Cockrell e faz alusão ao Salmo 27. É conduzida por um arpejo de teclado, bem tenso. Do meio pra frente entra a guitarra dando um pouco mais de dinâmica pro hino. É outra que figura entre as melhores.

Na sequência ouvimos Lay it down com David Crowder da banda homônima e Dawn Michele, ao lado de Love will find us (O amor nos encontrará) com Sara Groves e Matt Maher. A primeira é cativante, recheada de guitarras e com uma levada densa e marcante. A segunda possui uma melodia muito boa de ouvir.

A rainha do pop cristão fecha a gravação. Amy Grant divide os vocais de Benediction (Benção). Com diversos prêmios Grammy e Dove, além de uma estrela na lendária Calçada da Fama em Hollywood, a cantora dispensa maiores apresentações.

Em paralelo aos trabalhos com o novo álbum, continua o cronograma de lançamento do projeto “Live At Gray Matters”, série de quatro EPs digitais com sucessos da banda gravados ao vivo em estúdio.

Após essa audição vou procurar ter acesso aos outros discos da banda, pois não é a toa que o Jars of Clay se tornou, há muito tempo, um referencial na música cristã mundial.
The Shelter

(CD) 12/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Jars of Clay

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook