Análises

Álvaro Tito lança novo disco pela Sony Music - Reinas em glória. Leia nosso review

Redação em 28/12/11 4530 visualizações
Vamos falar, então, de uma das maiores vozes da música gospel aqui no Brasil e isso não é de agora, é algo consolidado.

Álvaro Tito é um precursor do gospel e sua música é entoada desde a época em que não se usava o termo “gospel” para defini-la e suas demonstrações de talento se resumiam apenas a algumas igrejas.

Seu talento é conhecido por interpretar e compor a sua maneira e com estilo próprio. Reinas em glória, seu mais recente trabalho pela Sony Music Gospel, está cheio de novidades e se contrasta apostando no novo sem deixar de sentir orgulho do estilo que o consagrou.

Somente pela graça foi a primeira música a ser divulgada pela gravadora e começa com um solo de piano e imediatamente entram os metais carregados com um tom melancólico. E, de repente os metais vão-se embora. Uma suave e belíssima melodia segue de maneira linear conduzindo uma letra de gratidão oferecida a Jesus pelo preço da cruz. O refrão diz assim: “Somente pela graça de Jesus aqui estou / Somente pela graça de Jesus que me alcançou / Sem que nada merecesse receber de Deus”. Em síntese, reflete sobre o que de fato é a graça de Deus: misericórdia suprema derramada a quem não merece. Nós não merecemos.

A segunda canção já chama atenção por seu nome incomum: Carregando piano. A introdução lembra o irreverente pop jazz que Jamie Cullum brada em Londres e pelo mundo atualmente. Uma irreverência na levada da música, uma bateria descompromissada, uma guitarra performática que só entra depois de alguns segundos. E nessa pequena desordem brilhantemente organizada é que se faz a introdução desta canção. Foi uma bela sacada a brincadeira que a letra da canção faz com expressões populares que citam atividades impossíveis de serem feitas: carregar um piano é uma delas. Mas também há enxugar gelo, dar murro em ponta de faca, etc. Isso para dizer que em meio a circunstâncias incomuns e desesperadoras, ainda assim podemos confiar que Jesus é a única solução. Voltando a falar do jazz como referência, reparem na interpretação do Álvaro ao conduzir a canção.

A terceira canção, Reinas em glória (tema do álbum), possui um tom instrumental perceptivelmente abaixo da voz do cantor. A música, que possui uma letra extensa, segue com seu intérprete exaltando a presença de Deus em nossas vidas. Descrever o reinado santo de Deus em sua glória é o que faz do texto da canção algo belíssimo. Destaque para a interpretação de Álvaro Tito e por seus agudos em alguns momentos.

As promessas de Deus segue uma linha clássica da música congregacional muito presente nas igrejas pentecostais. Isso na musicalidade, já que segue sua melodia sem muitas firulas de arranjos. Aliás, não existe nesta canção qualquer arranjo performático: os instrumentos chegam, fazem o que é preciso e aí a música termina. A letra fala sobre as promessas de Deus pra nós dizendo que podemos descansar nEle e que no momento certo Ele fará o que for preciso.

Uma balada super animada se inicia na quinta canção. Deus é o nosso refúgio traz consigo trombones e trompetes animados e uma levada dançante. Prestem atenção no diferencial que o back faz no refrão. O inusitado é que devido ao estilo que o disco vinha nos mostrando até então, a presença deste back com toda essa animação é uma surpresa. E uma das melhores qualidades de um CD é quando este consegue surpreender quem está ouvindo. A letra versa sobre Deus ser o refúgio em todas as circunstâncias, aqui Ele é dito como a nossa fortaleza.

Por falar em surpresas, Na beira da estrada nos apresenta uma valsa. Isso mesmo: uma valsa! Porém, após a introdução, o arranjo nos leva para dentro do que o repertório pretende como proposta de sonoridade: uma música simples e suave na maioria das vezes. Destaque aqui para uma simétrica orquestra de cordas que dão o charme à canção cuja letra nos faz refletir sobre o que Jesus pode fazer em nossas vidas quando damos a Ele permissão para isso.

Na Bíblia, Jesus possui vários nomes: Rosa de Saron, Lírio dos vales, Estrela da manhã, Sol da justiça, dentre outros. E é sobre isso que A sala do banquete fala. Versa sobre quem é Jesus, nos apresenta Ele como Ele é em um encontro marcado entre eu e o Alfa e Ômega na sala do banquete. Se destaca aqui uma guitarra serena como poucas vezes se vê. É preciso mais de um instante ouvindo para perceber a individualidade deste instrumento.

A seguir ouvimos Deposito toda minha fé. Esta canção é conduzida por instrumentos de base e um arranjo simples. Dentro do estilo do cantor, tem potencial como single do projeto. A letra possui um forte apelo popular já que descreve sobre nossas aflições e momentos difíceis aqui na Terra e, no depositar da fé, podemos alcançar socorro e abrigo seguro na presença de Deus.

A canção mais simples do álbum se chama Aconteceu. Na filosofia fala-se muito que “menos é mais”, que assim seja então nesta pequena poesia que declara o nosso amor por Jesus: “Tua imagem me encantou / O amor aconteceu... O amor aconteceu!”. Uma sonoridade simples e harmoniosa conduz a canção no bom e tradicional estilo adoração.

Na décima canção temos Guarda o que tens. A letra vem como um alerta citando trechos bíblicos que se referem ao comportamento que a igreja deve ter e como ela deve ser para subir até os céus. Talvez a música mais congregacional do projeto e se baseia apenas nos instrumentos de base e é fácil de ser tocada nas igrejas.

Esse nome tem poder vem com um texto em primeira pessoa. O cantor oferece sua devoção a Deus e diz que Ele é o dono de sua vida. É uma canção singela, novamente com os instrumentos de base, e ainda mais, não há guitarra nesta música. A sutileza do violão e do teclado mostra aqui um momento de introspecção a nos lembrar do poder que há no nome de Jesus.

O próximo louvor – O vale de Jaboque – versa sobre a passagem bíblica em que Jacó luta com um anjo a fim de buscar sua benção. Com isso, nos alerta a persistirmos em nossas orações e em nosso sentimento de Esperança. O diferencial da canção é uma viola, ao bom estilo de “chorinho”. Claro, de maneira lenta e enquadrada à uniformidade do álbum de Álvaro Tito.

Minha aprovação traz todos os recursos instrumentais usados antes no álbum de uma só vez: a base, as orquestras de cordas e metais, além da viola da canção anterior. Tudo se casa de maneira surpreendente. Pode ser que haja quem não goste, já que realmente a sonoridade desta canção busca sua originalidade. A letra fala sobre como nos vemos como pessoa, sempre incapaz de conseguir realizar algo. É preciso lembrar que Jesus está conosco e com ele podemos tudo.

Assim como a Bíblia termina com o Apocalipse, a canção que fecha este trabalho – Sete castiçais de ouro – cita a maneira com que Deus se releva neste livro bíblico. Sua glória é mostrada aos que crêem nela. Uma balada congregacional conduz a eficiente interpretação de Álvaro Tito.

Reinas em glória é uma demonstração de uma boa interpretação aliada a letras carregadas de poesia e essas muito bem feitas. Isso prova um trabalho de qualidade de grandes artistas da música gospel que não possuem um apelo popular.

Aos que apreciam música para reflexão e momentos íntimos de adoração a Deus, vale muito a pena. A parte gráfica do projeto traz simplicidade e ares de um gospel conservador. Um projeto de essência de Álvaro Tito.
Reinas em Glória

(CD) 08/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Álvaro Tito

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook