Análises

Conheça o CD solo de Mariana Valadão, recheado de versões

Tarcísio Wallace Sant’Anna em 13/07/09 16952 visualizações
A Igreja Batista da Lagoinha é uma das Igrejas do Brasil que mais lançou ministros de louvor e adoração.

De 1998 até 2009, a Igreja lançou a gravadora e Ministério de Louvor Diante do Trono e sua líder Ana Paula Valadão, Crianças DT, Nívea Soares, André Valadão, a banda do CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono), Ministério Intimidade e no ano passado, a carreira solo de Mariana Valadão.

Mariana Valadão começou como back vocal do Diante do Trono, no 3º disco do Ministério, denominado “Águas Purificadoras”.

No ano de 2002, ela fez um dueto com a sua irmã, Ana Paula, na música “Vem de Ti, Senhor”, quinto álbum da série, denominado “Nos braços do Pai”, gravado em Brasília, com 1.200.000 pessoas.

No ano seguinte, em 2003, mostrando amadurecimento e maior presença de palco, solou a canção “Quero tocar-te”, presente em “Quero me apaixonar”, sendo o sexto da série DT, com a presença de 2.000.000 de pessoas.

Em 2005, interpretou o louvor “Tu és Rei”, de cd “Ainda existe uma cruz”, o oitavo da série, gravado ao vivo em Porta Alegre, ás margens do Rio Guaíba.

E em 2008, todas as pessoas que acompanham a carreira de Mariana Valadão, foram surpreendidas com o lançamento do primeiro trabalho solo da ministra, pela gravadora Bello International Group, ligada ao Ministério Joyce Meyer.

O álbum vem com 10 versões de músicas de sucesso em todo mundo, como por exemplo, Jeremy Camp e Hillsong United, traduzidas por sua irmã, Ana Paula Valadão. O back vocal ficou por conta de Felippe Valadão, marido da cantora.

A gravação começa com a música Eu escolho te louvar, que já vem surpreendendo no estilo musical bem jovem, com bastante destaque para o teclado. Apesar do som do teclado ser repetitivo, não altera em nada a beleza da música. Destaque também para a performance da guitarra e bateria, principalmente na terceira parte da canção: “Dá-me um coração consagrado a Ti, totalmente fiel até o fim, determinado a ver o Teu reino crescer, crescer...”

“Estás aqui, não estou só, Tua paz, inunda-me...”, começa a canção Tão perto de mim. O louvor é uma música intimista, para proclamarmos com a nossa voz, o que a nossa alma pede, que é sentir a paz de estar perto de Deus.

Hosana é uma versão da música homônima do Hillsong United e que no Brasil, também é cantada pela cantora Pamela. A música ficou bem aguda e os arranjos menos trabalhados se compararmos com a versão original. Mas isso não interfere em nada na beleza da canção, que é uma das mais lindas de exaltação ao Senhor Jesus.

Eu amo Tua presença é um das mais calmas do repertório. Possui belos arranjos e vozes de fundo. Vem regada de muita unção e é uma boa pedida para adoradores que gostam de se derramar na presença de Deus. Ao longo do arranjo a melodia da música transmite o que a letra da canção diz: Paz e descanso na presença de Deus.

“Com meus pecados eu me achego a Ti, sem ter o que ofertar eu clamo a Ti...”. Jesus, me encontre é a canção de um pecador arrependido, pedindo para que o Senhor venha ao seu encontro. A música fala para não nos escondermos de Deus, mesmo com todos os nossos erros, pecados e iniqüidades. A sonoridade da canção, como em quase todas as faixas, lembra a pegada do pop rock gospel australiano.

Tu és tremendo, Deus é a música que mais exalta a soberania de Deus em todo o registro. Com certeza é uma das melhores, se não, a melhor. A música é cantada em um dueto, com a sua irmã, Ana Paula Valadão. “Impossível descrever, Tu chamas cada estrela do céu pelo nome, Tu és tremendo, Deus”. A letra versa sobre como é indescritível, que não dá para compreendermos o poder de Deus sobre todas as coisas.

Glorioso Deus é, em minha opinião, o louvor em que a voz de Mariana Valadão está mais bonita. A música, fala mais uma vez sobre o poderio de Deus, assim como na faixa anterior. O que se destaca nela é a bateria e também as batidas eletrônicas, assim como no cd ao todo. “Não há maior, não há melhor, não há mais poderoso, não há mais sábio, nem mais forte que Deus, nosso Deus”. Mais uma vez a letra exalta ao nosso Deus, assim como toda a temática do trabalho.

Seja tudo em mim é um dueto entre ela seu marido, o Pr. Felippe Valadão. Versa sobre o nosso Deus realmente ser tudo em nossas vidas, na alegria, na tristeza, na amargura, em todos os momentos. Muitas vezes, o Pai deixa de ser Senhor em nossas vidas, porque damos lugar a outras coisas, e mesmo sem sabermos, outras coisas passam a ser Senhor em nossas vidas. Tudo isso, porque nos esquecemos de colocar Deus em primeiro lugar, esquecemos que nós não estamos sozinhos, que Deus está conosco, esquecemos que a nossa força não está no nosso braço, que a nossa força vem de Deus, esquecemos de entregar os nossos problemas na mão de Deus.

Em Isaías 41.13 diz: “Porque Eu, o Senhor, Teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas que Eu te ajudo.” E muitas vezes, nós, infelizmente, esquecemos dessa verdade. Que esse seja o clamor da sua alma para Deus: Seja tudo em mim. Eu, particularmente, sinto bastante descanso na minha alma ao ouvir esta canção.

A sonoridade dos arranjos segue sempre o estilo “Worship Lounge”.

Adoração extravagante fala mais uma vez sobre o adorador, sobre derramar o coração na presença de Deus, que não importa o que as pessoas vão dizer de nós, que temos que ofertar o nosso sacrifício ao Senhor, uma adoração extravagante. A música ainda fala sobre quebrantarmos o nosso coração, um perfume suave ao Senhor.

Na bíblia, nós temos um exemplo de uma mulher, que tinha um perfume muito valioso com ela, que ela poderia vender aquele perfume e ganhar muito dinheiro, mas aquela mulher escolheu derramar aquele perfume nos pés do Senhor, ela escolher dar o melhor que ela tinha em mãos e além dela derramar todo aquele perfume nos pés do Senhor, ela fez questão de enxugar com os seus cabelos. E que esse seja o clamar do nosso coração, o clamor da nossa alma, uma adoração extravagante.

Tão lindo termina o repertório reconhecendo como Deus é lindo, poderoso, majestoso. A canção é um dueto entre Mariana e o seu irmão André Valadão. É a faixa mais animada do álbum e é a que dá mais destaque para a bateria, fechando o cd em um tom de celebração e reconhecimento da majestade de Deus.
Mariana Valadão

(CD) 09/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Mariana Valadão

Veja também no Super Gospel:

Tarcísio Wallace Sant’Anna

Nascido em 04/04/1989 em Nova Iguaçu, Tarcísio Wallace Sant'Anna reside na cidade de São João de Meriti (RJ), e trabalha desde 2008 nas mais diversas ferramentas digitais na web, para a área de música gospel. Apreciador de música gospel, o jovem é eclético.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook