Análises

Análise do novo álbum de Marina de Oliveira

Redação em 18/12/09 7193 visualizações
Marina de Oliveira será um nome a ser lembrado sempre como alguém que muito contribuiu para que a música evangélica brasileira fosse conhecida e respeitada, seja como publicitária, apresentadora, produtora, ou dentre muitas outras funções, cantora.

E Mesmo ao longo de quase 23 anos de carreira divulgando a palavra de Deus através de suas canções e em meio a altos e baixos, ela diz em alto e bom som em seu mais recente trabalho musical que ela “não vai parar de adorar a Deus”, seja com qualquer uma das funções que exerce para engrandecer o Reino.

Apesar do perfil ousado, e às vezes polêmico, dividindo opiniões ao longo de sua carreira, é inegável que seu repertório da loira tenha se tornado variado e rico em personalidade fugindo, em sua maioria, dos modismos e “chavões gospel” (característica marcante dos cantores evangélicos que iniciaram a carreira nos anos 80, e que ainda conservam a poesia em suas canções).

Porém o seu novo cd Eu Não Vou Parar traz uma proposta no mínimo diferente dos demais trabalhos. É essencialmente um álbum congregacional dando continuidade ao seu trabalho “Meu Silêncio” (2006), porém com músicas mais para o estilo pop/rock.

Já notamos a diferença na primeira faixa, Eu não vou parar, de autoria da própria cantora, como resposta para aqueles que acharam que mesmo após muitos problemas que a cantora enfrentou na sua área pessoal, afetando até o seu espiritual em alguns momentos, ela iria parar. E que através de todos esses problemas, se fortaleceu e renovou sua fé em Cristo para que hoje pudesse rever o seu “porque” ministerial, e de uma forma bastante contagiante como é o ritmo da canção.

Eterna Santidade segue no mesmo embalo da faixa anterior pedindo dessa vez a presença do Espírito Santo para os verdadeiros adoradores que adoram a Deus em espírito e em verdade. Canção própria para cultos ao ar livre e ministérios de louvor.

Marina põe todo o seu coração em mais uma de suas composições, intitulada Todas as Coisas. Nesta canção ela revela o seu desejo de não mais querer agradar alguém somente, mas a Deus acima de todas as coisas, se derrama em arrependimento por todos seus passos errados diante de Deus.

Imunizado é certamente contagiante. Com um título marcante e um refrão que “gruda”, prega a liberdade em Cristo para adorá-lo, e que nada pode nesse mundo pode impedir. O trecho que marca essa canção é o que diz: “setas não me acertam, pragas não dão certo...” Impossível ficar parado ao som desta canção.

Hoje Sei é uma canção quase que autobiográfica embora não seja composta pela cantora, mas que se encaixa perfeitamente na sua história e carreira. Ela conta mais uma vez sobre o porquê de batalhar tantos anos em favor da obra de Deus. A interpretação é marca registrada de Marina, e ela enfatiza bastante isso nesta canção, embora reconheçamos que sua produção vocal pudesse ser ainda melhor tratada.

Vou Vencer certamente é uma das melhores canções do CD pelo conjunto da obra. Interpretação, letra, instrumental, backvocal. Uma das interpretações mais intensas desde trabalho, e representa bem o estilo “pentecostal” adaptado ao jeito “Marina” de cantar. Excelente música!

Para se cantar e curtir onde estiver, Soprou é uma das melhores canções. Seria uma resposta a canção “Aviva” (CD “Aviva” – 2000) aonde o refrão diz: “ooouou... o avivamento chegou...”? Destaque para as guitarras desta faixa e do vocalize da cantora reproduzindo a primeira parte do solo instrumental. Bem bolado e lembra muito a Marina dos anos 90. E já termina seguida de Impactado, que traz aquela sensação de que se está cantando com o coral jovem da sua igreja. Uma música gostosa de ouvir e de se cantar, e explora bastante os graves da cantora.

Eleita pela maioria do público que acompanha o ministério de Marina, Amor por Almas é a melhor canção do álbum, que apesar de conter rimas às vezes “previsíveis” até, num geral é bastante emocionante e nos faz refletir com a mensagem transmitida, e é aonde podemos sentir de verdade uma voz rara e bem trabalhada como só a Marina sabe fazer.

Mudando o ambiente de adoração fazendo com que o disco não perca seu pique, Não Te Resisto é uma espécie de frevo predominante na música que em sua introdução lembra muito a canção “Videira” de Cláudio Claro e Tabernáculo de Davi. Excelente também para programações ao ar livre e ministérios de louvor.

O cd poderia ter perfeitamente 10 canções somente, mas ainda contamos com Como Isaías, que soa para alguns como a canção “peixe fora d’água”. Não por ser não por bonita, aliás possui uma letra muito boa composta por Anderson Freire da Banda Giom, mas por parecer uma canção fora do contexto de todas as outras do álbum, até por não ter um ritmo predominante chegando até ser confusa.

Quebrei o Silêncio traz uma grande interpretação de Marina, mas que poderia ter sido também melhor aproveitada, já que tem uma letra que se identifica bastante com a história de vida da cantora. Outra canção quase autobiográfica e seria uma continuidade da canção “Meu Silêncio” (cd “Meu Silêncio – 2006) e toda a história que ela traz.

Pra fechar o repertório de uma forma concisa e a exemplo de tantos outros cantores e ministérios, Marina regrava a canção Santo de Livinsgton Farias. Canção essa gravada em espanhol por Marina no seu álbum anterior, “Permíteme” (2008) destinado ao mercado internacional. Talvez seja a canção com uma levada mais pesada de todas as outras, em que Marina pode abusar mais de seus agudos e improvisos sem medo de pecar por sua originalidade, mostrando inclusive que a cantora manda muito bem nas canções no estilo e que poderia até investir em algo mais pesado. Uma versão imperdível!

Apesar de muitos não considerarem este como sendo o melhor trabalho da carreira da cantora, vale ressaltar que esse álbum foi indicado ao Grammy Latino 2009 (o que de certa forma também se constitui um reconhecimento ao legado de uma artista veterana e que contribuiu de forma significativa para o crescimento da musica evangélica no Brasil).

O projeto gráfico do trabalho também merece destaque com a fotografia e a arte de Sérgio Menezes (profissional renomado e marido da cantora) mostrando uma Marina livre, leve, bonita e com uma alegria contagiante.

Eu Não Vou Parar vale a pena ser adquirido tanto por quem já acompanha o trabalho da cantora quanto por quem só a conhece das rádios, ou por ouvir falar.

Mais informações sobre a cantora: www.marinadeoliveira.com.br
Eu Não Vou Parar

(CD) 11/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Marina de Oliveira

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook