Análises

Confira o review do LP Novo Dia, um clássico na discografia do Rebanhão

Tiago Abreu em 21/01/14 5687 visualizações
Ele é um clássico, não só do rock cristão, mas de toda a música cristã nacional. O quarto álbum do Rebanhão, Novo Dia, completou 25 anos de lançamento e contém canções até hoje muito conhecidas.

Apenas lançado em LP pela gravadora Polygram (atual Universal Music) em setembro de 1988, o trabalho foi produzido por Paulo Debétio, músico e compositor responsável por produzir grandes nomes da música nacional, como Alcione. Este é o segundo disco da formação mais fixa, conhecida e clássica do Rebanhão, por: Carlinhos Felix (voz, guitarra e violão), Pedro Braconnot (voz e teclado), Paulo Marotta (voz e baixo) e Tutuca (bateria). Também é o álbum da banda com a maior quantidade de composições externas.

O projeto gráfico foi produzido por Carlos Nascimento, com fotos de José Luiz Pederneiras. Nada conceitual, como Janires e Amigos, mas nada muito diferente do que o meio evangélico apresentava na época.

A primeira faixa é uma tradução. Jesus é Amor, original Jesus is Love, de Lionel Richie foi versionada com muita fidelidade pelo compositor Paulinho Rezende. Seus toques de teclado, aliados aos backs lembram bem o gospel norte-americano. Na versão, poucas diferenças em relação ao arranjo original.

Firme os Pés é um rock progressivo com fortes influências do pop, com riffs de guitarra. Escrita por Lucas Ribeiro, destaque para o instrumental na parte final da canção.

Já regravada em carreira solo, Você Precisa de Deus é de autoria de Carlinhos Felix. A letra, direta e de caráter bem evangelística, versa sobre a ilusão da sabedoria humana e a necessidade de reconhecer a soberania de Deus. Nota-se a forte influência art rock dos teclados e sintetizadores de Braconnot.

Entre eu e você é a única música do álbum na voz de Paulo Marotta. Com a bateria estilo “anos 80”, com letra de Carlinhos Felix e Lucas Ribeiro (época da Sinal Verde), exalta Deus através de várias metáforas. Mais uma vez, Felix executa um bom solo de guitarra, e ainda sobra espaço para um groove do instrumental no final.

Na medida em que os anos foram passando, a participação de Pedro Braconnot nas composições mais notáveis da banda foi aumentando. Contemplar é claro exemplo disto, e como não deveria deixar de ser, abusa, no bom sentido dos efeitos eletrônicos, que chegou a ser regravada no “Por Cima dos Montes”.

Carlinhos Felix assina e interpreta a faixa-título do LP. Novo Dia versa sobre a esperança e a alegria que deve existir a cada dia. Os metais, juntamente com a guitarra resultam em uma boa melodia no refrão.

A melhor música do álbum vai para Razão, de Braconnot. O bom entrosamento do baixo com a guitarra é altamente perceptível, além de termos aqui o melhor solo de guitarra do projeto. Embora sua execução ao vivo seja bem melhor, a canção é um destaque a parte.

Primeiro Amor é extremamente conhecida. Já tão regravada, alcançou o primeiro sucesso com o Rebanhão. De autoria de Aurélio Rocha, possui uma letra fora do comum. Até hoje, um clássico. A penúltima música do projeto, Nada Mais a Temer encaixa bem com o lado B. De todas, é a com menor destaque no repertório.

Nele Você Pode Confiar é mais uma regravação, desta vez da Comunidade S8. Acabou-se tornando mais um dos grandes sucessos do Rebanhão. O arranjo pop rock é muito bom, e destaque para a interpretação de Carlinhos Felix.

Desde a saída de Janires, percebeu-se uma grande mudança no foco das letras do Rebanhão. Todavia, é interessante ver que o grupo também foi muito eficiente em outros tipos de canção. O principal ponto positivo de Novo Dia é para o entrosamento do quarteto, atingindo um amadurecimento considerável em relação ao Semeador (1986). E, um álbum que contém canções como Primeiro Amor, Razão e Nele Você Pode Confiar nada mais pode ser considerado abaixo de clássico. Certamente, um dos melhores álbuns cristãos nacionais da década de 1980. Vale a pena ouvir, mesmo fora de catálogo.
Novo Dia

(CD) 09/88

(4,3/5)
Total de votos: 3

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Rebanhão

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook