Análises

O álbum Semeador, do Rebanhão, completa 30 anos. Confira nossa crítica retrospectiva

Redação em 01/10/16 1869 visualizações
Produzido por J. Costa e pela própria banda, Semeador mostra um avanço musical e inovador do Rebanhão naquela época. Tudo aconteceu após a saída de Janires. Segundo histórico de amigos, Janires se retirou para se estabelecer em Belo Horizonte e participar da MPC (Mocidade para Cristo), onde este, mais tarde, fundou a banda Azul.

A obra é composta por canções inéditas de Carlinhos Felix e Pedro Branonnot, sem deixar de destacar as músicas Paz do Senhor (Lucas Ribeiro) e Viajar (Sérgio Pimenta), canção que, em 1989, deu título a um disco inédito dos Vencedores por Cristo.

A inovação musical evidencia-se com a ausência da tropicália (influência dos primeiros álbuns), e dá mais destaque ao power pop, principalmente na música Disse Jesus. Nela se encontram viradas de bateria do recém-chegado integrante Fernando Augusto e arranjos de teclados bem interessantes.

Natan Brito, vocalista da Banda & Voz, participou como vocal de apoio em algumas músicas, como Disse Jesus, Semeador (baseada em Salmo 126), Seu Melhor Amigo e Vinde às Águas, que traz uma pequena influência dos Beatles, mas a sutileza da MPB/rock e os synths de Braconnot não ficaram de fora.

Uma das canções mais marcantes deste trabalho é Pastor da Minh'Alma, canção que, mais tarde, foi gravada em trabalhos solos do guitarrista Carlinhos Felix. Mais do que ouvir um som de slap-bass de Marotta e hammonds de Pedrinho, a canção em si traz uma mensagem de Salvação, pedindo para que Jesus Cristo entre em nossos corações.

O trabalho fecha com as faixas Paz do Senhor (de autoria de Lucas Ribeiro) e Seu Melhor Amigo, sendo que a penúltima traz uma guitarra bem distorcida e vocais bem uníssonos.

Semeador foi o álbum que finalmente pôs Carlinhos Félix como frontman e guitarrista da banda e inaugura a participação do tecladista Pedro Braconnot nos vocais. O instrumentista também interpreta a música A Flor do Campo.

O LP fez grande sucesso e fez com que a banda fizesse uma apresentação na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro. Lançadas em outubro de 1986, durante 30 anos as músicas atravessaram e marcaram gerações, até o dia de hoje.
Semeador

(CD) 01/86

(4,5/5)
Total de votos: 4

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Rebanhão

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook