Análises

Sérgio Lopes lança cd acústico gravado ao vivo

Rafael Ramos em 09/04/10 7712 visualizações
O Pólo Cine Vídeo, no Rio de Janeiro, foi palco para a gravação do novo projeto do cantor, compositor, escritor e poeta Sérgio Lopes – o cd e dvd Acústico, lançado pela ArtGospel.

Sérgio que já é conhecido pela sua maneira poética de escrever surpreende nesse trabalho com letras mais intimistas e reflexivas (será influência do escritor Ariano Suassuna do qual o cantor é fã declarado?). A capa do trabalho foi trabalhada por Alex Mendes que traz diversas fotos de momentos do show em um belo encarte muito bem diagramado. O repertório apresenta 11 canções de autoria do próprio Sérgio com letras bem escritas que você confere agora:

Assim como em "A dor de Lázaro" (cd "O sétimo", 1997), Sérgio assumia a voz do amigo de Jesus, o mesmo acontece em Bartimeus que narra a trajetória do cego de Jericó – “Sentado à beira do caminho / Então ouvi o som da multidão / Pessoas que gritavam contra mim / E eu não podia ver quem é / O tal Rabi de Nazaré e então clamei”. O back-vocal, formado por Flávio Bezerra, Aline Fenny e Josué Dias, atua de maneira sutil na faixa.

Um destaque dos trabalhos de Sérgio sempre foi a bela harmonia instrumental. O que é percebido em Olha Deus com um belo som de flauta com Michele Ximenes.

Agora, se você se emocionou com "O lamento de Israel" (cd "O sétimo", 1997) e "O mar vermelho" (cd "Noites e momentos", 1999), vai adorar a comovente Clama Israel que conta a trajetória do povo santo desde o chamado de Abraão.

As lembranças do antigo sucesso de 1997 são mais perceptíveis com o solo de violino de Thalita Resende, acompanhado pelo tecladista Alcimar Rangel (produtor do álbum).

Os violões pontuam a dançante Os sinais com uma pegada bem gostosa e traz uma voz em tons mais agudos – “Não me importo com a resposta / Apenas sigo os sinais / Se Ele está controlando o meu barco / Isso é bom demais”.

Os violões também pontuam o bolero Carrossel dos excluídos que mostra todo o lado poético do artista que narra as agruras da vida cotidiana – “Quando eu passo às cinco da tarde / Na Praça XV ou Central do Brasil / Vejo pessoas que foram excluídas de um emprego que não lhes serviu”.

A inspiração do poeta também mostra seu lado engajado em Eu insisto em dizer denunciando as mazelas do nosso povo enquanto os grandões se divertem e curtem a vida segundo seu bel prazer.

Coração também é uma das faixas mais cativantes do álbum com o entrosamento do cantor com a turma do vocal e os sons da flautista Michele e dos percussionistas Zé Leal e Vander Lessa.

Quem sabe um dia conta apenas com o violão é mais uma letra cheia de reflexão sobre a necessidade da generosidade e amor entre irmãos.

Andar contigo traz uma sinfonia quase medieval trazendo uma atmosfera mais densa ao álbum e parece aqueles diálogos entre o Rei Davi e Deus no livro de Salmos – “Falsos amigos quiseram meu fim / Os inimigos zombaram de mim / A minha vida tornou-se um deserto / Noturno e sem luz”.

Um só gesto, que só no MySpace já foi ouvida mais de 300 vezes, traz uma batida meio country acompanhada pelos violões e fala do amor a Deus de uma maneira que só Sérgio sabe cantar.

Fechando o álbum em alto estilo, Fé e surf é a composição mais curiosa do álbum com toda aquela linguagem dos surfistas – “Jesus surfa comigo / O mar é nosso amigo / Não há perigo, o clima é união geral / Se o mar é o santuário / O altar é minha prancha / Dou glória se a manobra é radical”.

Sem dúvida, é mais um trabalho do poeta que não pode faltar em sua coleção.
Acústico

(CD) 03/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Sérgio Lopes

Veja também no Super Gospel:

Rafael Ramos

Rafael Ramos é membro da Igreja União Evangélica Pentecostal em Parada de Lucas (RJ). É um jornalista apaixonado não só pela música, mas também pela história do gospel mundial. Criador do site Gospel no Divã no ar desde 2008, é usuário quase compulsivo de redes sociais e amante de uma boa leitura.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook