Análises

Analisamos Tonight, o mais novo disco solo de Tobymac. Leia nossa resenha.

Gleison Gomes em 02/05/11 5663 visualizações
Em 2010, Toby McKeehan, ou melhor, TobyMac, lançou seu quarto álbum de inéditas, desde que ingressou em carreira solo em 2000. Para quem não se recorda, ele integrava o DC Talk.

Os discos anteriores foram: Momentum (2001), Welcome to Diverse City (2004), Portable Sounds (2007). Além desses, foram produzidos outros dois trabalhos, remixando os primeiros dois cds, que foram chamados de “Re: Mix Momentum” e “Renovation Diverse City”.

Tonight foi lançado nos EUA pela gravadora Forefront Records e distribuído em nosso país pela CanZion Brasil. Esse álbum possui 13 faixas e é uma produção assinada por TobyMac e Christopher Stevens, com exceção de duas faixas: “Funky Jesus Music” (Toby e Dave Wyatt) e “City on our knees” (Toby e Jamie Moore).

É um trabalho de fôlego, com uma elegante mistura de ritmos raramente vista na atualidade. Talvez essa seja uma das maiores marcas de Toby: a versatilidade. O repertório é uma viagem pelos mais variados estilos como pop, rock, hip hop e reggae, dentre outros. Para abrilhantar o disco, pelo menos em quatro faixas, percebe-se a presença dos charmosos charmosos instrumentos de sopro: o Saxofone, Trompete e Trombone. Além do mais, conta com participações de expressões da música internacional.

Por isso tudo, não à toa que este disco figurou entre os mais indicados na 42ª edição do Dove Awards (ocorreu dia 20 de abril de 2011, em Atlanta (EUA)). Tonight disputava em seis categorias e sagrou-se vencedor em uma delas – Melhor Álbum de Rock Contemporâneo do Ano. Vejamos agora algumas impressões sobre as músicas.

A primeira faixa, que por sinal intitula o disco, é Tonight. Nos vocais junto à Toby, temos Siti Monroe e John Cooper, vocalista da banda Skillet. Essa música é bem animada, com uma batida pulsante e para lá de dançante, podemos dizer que tocaria facilmente em qualquer “pista”. É um verdadeiro Hit. Foi dela que produziram um vídeo bem legal, cujo conteúdo mescla cenas de bastidores de alguns eventos em que Toby participou e outras em que ele canta a cançãoo enquanto anda de motocicleta pela cidade.

Depois segue Get back up que, em minha opinião, é a mais bela canção do álbum. Por isso só posso concordar com a indicação dessa faixa no Dove Awards na categoria de música do ano. A letra trata de esperança e em certo trecho da canção versa que ainda que nós estejamos fora do caminho, derrubados, ainda podemos nos levantar. Um trecho: “nunca é tarde demais para voltar-se novamente”.

Na sequência temos Funky Jesus music. Nesta, além de Toby e Siti, há também a participação de Beckah Shae nos vocais. Destaque para o oportuno uso do sax, trompete e trombone. É mais um “pancadão” e aqui o desafio é ficar parado.

A quarta música é City on our knees, cantada por Toby e Cary Barlowe. A canção foi o primeiro single do cd. “Cidade aos nossos Joelhos” possui um dos mais belos refrões do disco, nela todos são conclamados a vir, pois “Essa é a noite; Para os pecadores e os santos; Dois mundos se encontrarem em um lindo espetáculo; Tudo é amor essa noite; Quando ultrapassamos o limite; Podemos velejar pelo mar; Para uma cidade com um só rei; Uma cidade aos nossos joelhos; Uma cidade aos nossos joelhos”.

Prosseguindo com Showstopper. Essa mistura de rock e hip hop fica a cargo de Toby e Nirva Ready. Nirva também participa na próxima faixa, Changed forever (Mudado para sempre) e juntamente com Toby e Siti temos ainda Christopher Stevens. Destaque para uma guitarra vibrante e a letra bem interessante que retrata a questão da “mudança”, que lembra Jó, que conhecia a Deus só de ouvir falar, mas em certo momento disse que agora o via. O que se constata em certo trecho da música: “Eu ouvi seu nome, mas nunca havia visto Sua face, Havia sido tocado antes, mas nunca pelo Seu abraço, Tinha uma alma para perder e um mundo para ganhar; Mas então Você sussurrou meu nome”

Hold on é a sétima música. Ela é bem tranqüila e no estilo Hip Hop. Nela temos seis pessoas nos vocais: Toby, Cary, Christopher, além de Gabriel Patillo, Jason EsKridge e Jesse Frasure. É um lenitivo, uma dica a não desistir e agüentar mais um pouco. Vale conferir um pouco: “Acorde para o sol nascente; Agradeça ao Senhor pelas coisas que Ele tem feito; Levante seus olhos para a esperança que é sempre verdadeira; Quero ver você sorrindo, garota; Você é uma luz nesse mundo insensível; Enxugue essas lágrimas; Essa aqui é pra você”

A oitava faixa contempla uma proposta que já tem lugar tradicional nos discos de Tobymac, a aguardada participação de seu filho: Truett MacKeehan, conhecido nas faixas como Trudog (algo como Tru+cão/cachorro). A música chama-se Loud N clear (Trudog 10), e tem uma pegada de Rap. Junto a Trudog reforçam o vocal: Gabriel, Toby e seu outro filho, o mais novo, Judah MacKeehan. Numa linguagem bem popular “é um barato só!”.

Hey devil é mais um hino agitada. Faz uma trinca dançante da pesada com as anteriores “Tonight” e “Funky Jesus Music”.

O décimo louvor é Wonderin que tem a participação especial de Mattew Thiessen da banda Relient K. Além do uso bem articulado dos metais (os que já citei mais acima), a música é embalada por um piano, belissimamente, conduzido por Taylor Stevens.

Segue-se Captured que aborda sobre alguém capturado pelo amor de Deus. Já as influências jamaicanas estão presentes em Start Somewhere (novamente com o uso dos metais) e Break open the Sky (idem). Esta última é um reggae, vocalizada por Israel Houghton (ele foi premiado no Dove na categoria Álbum Gospel Contemporâneo do Ano
com “Love God. Love People”), Siti, Nirva, Ayiesha Woods e Jovanu Woods. Muito bela, os vocalistas entoam lindamente pedindo a volta de Jesus (Vem, Jesus, vem; Vem depressa; Vem depressa; abra, abra o céu).

Esta faixa possui duração total de 06:14 minutos, onde a partir dos 04:45, têm-se uma surpresa reservada para o final: uma outra versão de “Funky Jesus music”. Quase soa como uma paródia.

Tonight é um belo trabalho de TobyMac, e tem a duração de 1 hora e 1 minuto. E como esse tempo passa rápido! Há uma boa alternância entre músicas mais lentas e agitadas, de maneira que o ouvinte não se cansa. Uma faixa aqui nunca é uma coisa só, são vários estilos num só. É mais uma produção de sua “fábrica de hits”. Altamente recomendado a ser ouvido de manhã, de tarde e, inclusive, “esta noite”!
Tonight

(CD) 08/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Tobymac

Veja também no Super Gospel:

Gleison Gomes

Historiador, apreciador de música, filmes e bolo de abacaxi.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook