Análises

Ton Carfi lança A Espera de um Milagre, seu novo trabalho solo

Roberto Azevedo em 12/05/10 11843 visualizações
A voz de Ton Carfi despontou durante sua estada no Raiz Coral, em que compunha o naipe de tenores, a ponto de ser presenteado com participações em solos de algumas canções, como em "Te louvo" e "Tocou-me" no cd "Pra louvar".

Entre outras qualidades, a marca pessoal que imprime nas canções que interpreta o rendeu participações muito importantes, como o seminal "Black So Dream", em que atuou com sua versão de "Tu És Fiel, Senhor".

No entanto, foi a partir de seu ingresso na primeira formação do quarteto Link4, que Ton destacou-se como um dos talentos mais completos da música evangélica contemporânea, o que ficou evidenciado por suas contribuições em belíssimas composições, como "O amor de Cristo" e "O nome", revelando-se um compositor extremamente sensível e versátil, além de suas interpretações inimitáveis.

Recentemente, ele assumiu a direção de um ministério próprio, composto pelo louvor cantado e a pregação da palavra, abençoando diversas igrejas como instrumento de Deus. Numa escala maior, Ton tem alcançado milhares de pessoas, por meio de seus cds, "Eu tenho que estar preparado", “Acústico”, “Caminhos” – esse em parceria com Jessé e o dvd “Acustico”.

Ton Carfi gravou no dia 28 de julho 2009, ao vivo, o seu novo cd A espera de um milagre.

O gravação do disco, lançado em 2010, teve participações mais que especiais, como por exemplo, Pregador Luo e Leonardo Gonçalves. Ton também convidou o seu amigo Samuel Modesto que é o diretor geral do Troféu Talento,para fazer a abertura do evento e o encerramento.

O repertório tem inicio com Cristo Filho, onde o cantor exalta e engrandece o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Destaque para o piano e para as intervenções do sax, além do arranjo que é dinâmico e envolvente.

Cristo vive em mim é uma oração de contrição e entrega belíssima. Outra melodia cativante e destaque para o naipe de cordas e para as frases de sax preenchendo os espaços do arranjo.

Uma mistura de dance com música oriental dá o tom para a criatividade de Jericó. A canção é alusiva a história de Josué. Emenda com Caiu que traz a participação sempre marcante do Pregador Luo, líder do Apc 16, banda na qual Ton participa compondo o back vocal.

Na faixa seguinte temos a pegada grooveada de Ide. A letra é um alerta sobre sermos zelosos com os talentos que Deus confiou em nossas mãos. Do meio pro final o instrumental conduz o hino com uma pegada jazzística. Excelente. Sonzeira mesmo.

Dando seqüência a este momento dançante da gravação, entoamos a balada pop Tudo que tem fôlego que faz alusão ao salmo 150.

Viver a liberdade trata sobre a liberdade que temos em Deus. O louvor é conduzido por um violão folk e por Power chords de guitarra. Destaque para as intervenções harmônicas do back vocal.
A faixa título conta com uma bela interpretação de Silas Andrade tocando saxofone. A espera de um milagre traça paralelos entre diversos fatos bíblicos em relação a confiança e segurança que devemos e podemos ter em nosso Deus.

Toque em Cristo dá continuidade a este momento de adoração iniciado na faixa anterior. A música é conduzida por um violão dedilhado e é auxiliada por um hammond ao fundo, dando suporte para outra composição melodicamente muito bem elaborada. No final uma ministração por cura e milagre.

Neste momento, Ton chama ao palco Luiz Arcanjo, vocalista do Ministério Trazendo a Arca, para juntos interpretarem um dueto na canção Abro mão. Destaque para a condução harmônica do pianista Andy Moraes e para a roupagem jazzística com que o instrumental executa o arranjo. Nota 10!

Na faixa 11 temos outro louvor dissertando sobre confiança na provisão e proteção de Deus. Seguro estou em Ti é uma balada pop muito boa de ouvir. Destaque para os riffs de guitarra.

Leonardo Gonçalves marca presença em Abram alas. O dueto dispensa maiores comentários. Destaque para a sensibilidade e versatilidade dos tenores cantando com emoção e desfilando técnica através de escalas usando “melismas”.

Dando fim ao repertório temos Tu não estavas lá que conta com uma poesia bem montada, sobre uma melodia bem encadeada. Fecha o disco com chave de ouro. Destaque para a pegada bossa nova no turn around final.

Um bônus presente no álbum é o play back da segunda faixa, Cristo vive em mim que é encontrado na faixa 14.

Mais informações: www.toncarfi.com.br
A Espera de Um Milagre

(CD) 12/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ton Carfi

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook