Análises

Mattos Nascimento lança o primeiro dvd de sua carreira

Roberto Azevedo em 22/01/10 21355 visualizações
O cantor, música e compositor Mattos Nascimento está na estrada com o primeiro dvd de sua carreira. Mattos Nascimento ao vivo é uma coletânea de grandes sucessos, com participações de grandes cantores, sendo seu 35º trabalho.

Após ter gravado 34 discos, dos quais vendeu mais de 7 milhões de cópias em uma trajetória de 18 anos de carreira e 20 de conversão, o cantor conseguiu concretizar o sonho de gravar seu primeiro dvd, lançado pela Som Livre em agosto de 2009.

A tiragem inicial foi de 150 mil cópias do cd e 50 mil do dvd. A expectativa do cantor e da produção é de que este trabalho seja o maior lançamento do ano e que leve a mensagem de Jesus tanto para aqueles que já acompanham a sua carreira quanto para aqueles que nunca ouviram suas canções.

A gravação aconteceu no dia 22 de maio de 2009 no Teatro Santa Cruz – SP. Cerca de mil pessoas participaram do evento e cantaram em coro os 22 sucessos consagrados e uma música inédita (no cd só foram registrados 16 hinos).

A superprodução leva a assinatura de Silvio Rodrigues da SDR Produções. Entre a idéia e a gravação houve um espaço de 90 dias. O registro em si durou 4 horas.

A finalização foi realizada por Rodrigo Vidal e os arranjos por Maycon Ananias e Jéferson Pinas, com edição de SDR Filmes. No menu de extras temos o making off da realização da gravação.

Salmo 46 dá início ao repertório dando uma idéia da excelência musical que iremos encontrar nas 16 canções. Apoiado por uma naipe de sopro o cantor disserta fazendo alusão as palavras do salmista. A canção foi gravada no cd “Rei dos reis” sob o título refúgio e fortaleza.

A seguir temos Há poder que é uma das faixas que não tem no cd. Seu registro mais recente foi realizado no cd “As 20 melhores de Mattos Nascimento – volume 2” lançado em 2005.

Um naipe de cordas e um violão folk conduzem Em nome de Jesus que versa sobre fé e esperança.

Outra que não tem no cd é Vivo só pra Deus faixa do álbum “Na casa de Deus”.

Anjos poderosos é uma das que foram muito bem selecionados entre seu repertório com mais de 500 canções. Destaque para as frases de hammond b3 preenchendo os espaços do arranjo.

Sua irmã Rose Nascimento marca presença em Livre. O hino trata sobre confiança e destaque para a sintonia e interpretação dos irmãos.

Sou feliz é outro hit do cantor onde ele declara a alegria de sua conversão.

A seguir entoamos um reggae que prega sobre o “Ide” de Jesus. Manda Deus é leve e divertida. Destaque para os metais e para a interatividade da galera.
Na faixa seguinte ouvimos a canção que foi um marco na carreira do cantor. Oh, glória mantém a levada alegre e festiva da música anterior.

Outro que só tem no dvd é Deus tem amor perfeito, faixa do disco “Jesus salva e dá vitória” de 2003.

O amigo André Valadão divide o palco no louvor O sonho de José que narra em forma de canção um paralelo sobre milagres baseado na história narrada em Gênesis.

Quer vitória mais uma vez aborda o tema fé e segurança na presença de Deus. É outro clássico do cantor.

Na faixa treze temos o swing envolvente de Jesus chegou que emenda com mais dói hinos que não fizeram parte do repertório do cd. Primeiro o blues Quando Cristo estendeu sua mão e depois a balada piano Quando o Espírito de Deus fluir.

Na sequência entoamos a cativante Filho Pródigo.

A última participação especial da noite é feita pela cantora Lu Bertolutti em Eu sou feliz.

De autoria do produtor Silvio Rodrigues, A semente é a única inédita do repertório. Conduzida pelo naipe de cordas versa sobre conquista e luta. Destaque para as convenções do turn around final.

A seqüência final é uma das melhores e põe a galera pra dançar. Diferentemente do cd, aqui a festa começa com Jesus é bom, faixa do cd “Sou vencedor” de 1998. Emenda com Foi seu amor que começa “na pressão” e mantém a pegada em cima durante toda sua execução. Emenda de novo com Quero ver você no céu que traz de volta a levada dançante do reggae.

Antes de terminar com Dia de pentecostes com o naipe de metais “quebrando tudo”, temos ainda o rock Em Cristo achei a liberdade faixa do álbum “Mattos Nascimento e os amigos da Line Records”. Somzeira!

Mattos tem uma boa voz e é acompanhado de uma banda excelente, isso sem contar o time de metais e de cordas que foram muito bem aproveitados.

Maiores informações: www.mattosnascimento.com.br
Mattos Nascimento Ao Vivo

(DVD) 10/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Mattos Nascimento

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook