Análises

Leia a análise de Rio, último trabalho de Nívea Soares

Roberto Azevedo em 14/03/08 17692 visualizações
No dia 7 de abril de 2007, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), durante a oitava edição do Congresso Internacional de Louvor, idealizado e realizado pelo ministério Diante do Trono foi realizada a gravação do mais novo cd e dvd de Nívea Soares, intitulado, Rio..

Este foi o segundo trabalho ao vivo de seu ministério, que possui outros três discos lançados. “Reina sobre mim” (gravado em estúdio), “Enche-me de Ti” (o primeiro trabalho ao vivo, que rendeu um registro em dvd) e “Fan the fire” (com duas canções inéditas e 10 regravações, todas em inglês).

O layout do dvd utiliza os mesmos efeitos visuais encontrados no encarte do cd. Mantém a diagramação bem estruturada e uma estilização visualmente muito interessante em cada menu acessado. O repertório manteve o padrão lírico e melódico dos seus lançamentos anteriores.

Os Extras do registro áudio visual traz um making off com depoimentos de membros da banda, cenas dos ensaios do coral e da coreografia, imagens do dia do evento e uma palavra do produtor musical Gustavo Soares.

Temos ainda uma palavra da ministra tratando sobre o tema No fluir do Rio. A mensagem aborda o “Ide, além das quatro paredes das Igrejas locais”. No meio da palavra temos Nívea entrevistando algumas pessoas, como o jovem missionário Átila, o menino Rafael e do músico Jorjão (que se converteu no Rock´n Rio). Seus depoimentos são reflexivos e confrontantes.

A seguir temos mais duas palavras inspiradoras que ficaram de fora da edição do filme principal. Primeiro somos ministrados sobre Mateus 5 com as As Bem aventuranças e depois sobre Oséias 6:6 com Só os íntimos adoram. A primeira é uma palavra de conforto e a segunda é uma exortação profunda e realista.

Após uma contagem regressiva realizada pela galera presente assistimos o clipe de Abertura que traz imagens e notícias de nosso dia a dia sob frases bíblicas que tratam de esperança.

O repertório tem início com Tempo de adorar que é a regravação de uma das canções mais rápidas de seu primeiro cd - Reina sobre mim. Além de ser uma versão ao vivo, o registro foi feito com a roupagem usada no disco “Fan the fire”, que trouxe uma sonoridade mais pesada em relação a pegada eletrônica original, além de destacar as guitarras que desfilam na canção com timbres bem modernos, tanto na base, quanto no solo. Ao vivo ficou. demais com plena participação da galera que compareceu ao evento.

Aumenta o fogo é a versão em português para a música “Fan the fire”. Assim como a versão em inglês, traz uma bateria bate-estaca, com power chords e distorções discretas, além de alguns efeitos de teclado bem interessantes.

A terceira faixa é show. Uma pegada cheia de groove com pitadas de blues, pop rock, black e até samba dão o tom para Encontra-me que traz uma mensagem de alerta contra o estado de acomodação em que se encontram alguns que se intitulam cristãos. Com certeza uma das melhores, tanto musical, quanto espiritualmente.

Um riff de teclado conduz o hino Eu quero estar onde Tu estás. Sem perder a pegada pop rock, a canção que versa sobre compromisso e disponibilidade perante Deus e traz um refrão envolvente.

Rio, a faixa que intitula o disco, vem com um tempero eletrônico. Através de uma letra cheia de poesia clamamos pelo fluir de Deus em nós e através de nós (apesar de nós).

Emendando com a canção temos o primeiro Espontâneo do álbum.

Precioso, que versa sobre intimidade com Deus, traz um arranjo recheado de efeitos percussivos.

Assim como a faixa anterior, Tu És traz uma letra pequena, mas que é compensada pela vigorosa interpretação de Nívea. A canção é uma oração de contrição e entrega muito bonita.

Dando seqüência a este momento contemplativo chegamos a És o meu amado. O louvor, que é conduzido por uma levada eletrônica, é uma bela declaração de amor a Jesus.

Após este belíssimo hino temos uma Mensagem de Nívea versando sobre a soberania de Deus.

Nenhum Deus como Tu (outro hino inédito do álbum “Fan the fire”) manteve o arranjo muito bem montado utilizado no disco em inglês. A primeira parte traz um piano conduzindo a envolvente interpretação de Nívea. Depois o louvor é repetido com uma levada mais pesada. Combinação perfeita entre melodia, harmonia, letra e arranjo.

Santo é um dos pontos altos do culto. O hino de exaltação a Jesus é recheado de nuances de dinâmica muito bem executadas pela banda. Desculpem-me a comparação, mas o turn aroun final lembra a música “40” do U2.

A seguir temos o segundo Espontâneo que é conduzido por uma pegada pop rock cativante e envolvente.

A segunda Mensagem versa sobre avivamento.

Por falar na banda irlandesa, a última canção traz a pegada do pop rock britânico. Eu nasci pra te adorar dá fim ao repertório com a pegada festiva do início do álbum. “Todo joelho e domínio se dobrarão e o engano dos falsos deuses quebrado está”; “Eu empenho a minha vida pra te servir e ser livre, livre em Ti”.

Fechando o culto, de forma bem festiva, a banda “quebra tudo” e põe, literalmente, a galera pra dançar com “batei palmas todos os povos e celebrai a Deus com vozes de júbilo”. Sonzeira!!!

Maiores informações: www.niveasoares.com
Rio

(DVD) 11/07

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Nívea Soares

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook