Análises

Assistimos o terceiro e último volume da série Eletro-Acústico, de P. C. Baruk. Veja nossos comentários

Roberto Azevedo em 09/01/12 11813 visualizações
O CD/DVD Eletro-Acústico 3 é o terceiro e último disco desta excelente série, iniciada em 2005. A gravação foi uma superprodução da Salluz Productions.

O projeto foi gravado em 11/11/11, na Igreja Bíblica da Paz, em São Paulo/SP. Este é o décimo álbum do cantor.

O repertório vem com participações de Adhemar de Campos, Lito Atalaia, Thiago Grulha e Coral Resgate, que, com muito louvor, transformaram a noite em festa.

As fotos e o projeto gráfico são assinados por Lucas Motta e a direção do DVD por Hugo Pessoa. A produção musical ficou por conta do próprio Paulo César Baruk, ao lado de Leandro Rodrigues.

Após uma animada contagem regressiva, realizada pelo público presente, teve início a gravação do último projeto da série EletroAcústico.

Após a Abertura, a pressão tem início com a pegada britânica de Eu vou. Aqui já vemos a primeira novidade do projeto que são as intervenções vocais de Jéssica Augusto.

Na seqüência temos duas versões. A primeira é Comigo estás, cujo original é “You Hold Me Now,” do Hillsong United (Across the Earth: Tear Down the Walls (CD). Conduzido pelo piano, a canção, que versa sobre eternidade, ficou muito bacana na voz de Baruk.

A segunda é Bendirei o Teu nome, versão de Ronaldo Bezerra para Blessed be your name, de Matt Redman.

Depois de tanto pop rock, que tal um pouco de Black music? Filho de Deus possui nuances de r & b e conta ainda com os versos do rapper Lito Atalaia. Destaque para a performance da banda, para os teclados adicionais de Willian Augusto e para as texturas do instrumental. Sonzeira!

“Chorar na igreja e não clamar por almas. Cantar no templo e não amar em todo o tempo. De nada vale. De nada valerá.” Receba tem uma das letras mais confrontantes e reflexivas do repertório. Além de fazer a gente pensar, conta com um arranjo cheio de groove, recheado por riffs de guitarra, teclado e órgão.

A seguir temos um medley do CD “Multiforme”, indicado ao Grammy latino em 2010. Eu corro para Ti, Tua presença e Faça morada, de Samuel Mizrahy, transformam a gravação em um belo momento de adoração e entrega. Destaque para o dueto de Jéssica e Baruk em Tua presença e para a ministração de P. C. no final.

Vai Amanhecer, do cantor e compositor Thiago Grulha, é conduzida por Baruk, tocando um violão com cordas de aço. A canção versa sobre esperança, tem um refrão cativante e conta ainda com um belo solo de guitarra.

Na faixa 11 temos mais um medley. Baruk no violão, Leandro Rodrigues no piano e a galera presente entoam Jardim da inocência que emenda com O meu querer, que versa sobre disponibilidade. As duas letras são verdadeiros hinos de louvor e adoração ao Senhor. Belíssimas!!

Basta a Ti clamar é uma oração de contrição e entrega, de autoria de Alexandre Malaquias. O arranjo é denso, marcante e a métrica da melodia é envolvente. Destaque para a dinâmica do turn around final.

Após um Interlúdio em que é entoado o refrão de “Dependo de Ti”, a banda interpreta Oferta agradável a Ti, de autoria de Edson e Ana Feitosa, que fez sucesso na voz da cantora pentecostal Cassiane. O louvor é alusivo ao salmo 119. Destaque para o encadeamento harmônico realizado pelo violão, interpretado por Eduardo Victorino.

Após uma introdução virtuosa do piano, ouvimos Somente Deus, com participação do Coral Resgate. Gravada anteriormente no CD “Multiforme”, de autoria de Maciel Martins, é uma das mais belas do repertório. Além do Coral Resgate, que dispensa comentários, destaque para o arranjo de cordas, escrito por Alexandre Malaquias. Melq Vilar e Jéssica Augusto quebram tudo no vocal.

Em Eu creio em Ti, sua esposa, Rebeca Nemer ministra e adora a Deus usando a linguagem de libras. Mais uma canção com letra, melodia e arranjo muito bem elaborados.

Flores em vida é registrada apenas no DVD. Destaque para a edição de cores que é feita nesta canção. Pode muito ser divulgada como um clip. O instrumental é conduzido pelo piano e pelo naipe de cordas. A letra é mais uma daquelas confrontantes e reflexivas, lembrando a todos que devemos honrar as pessoas enquanto elas estão aqui, ao nosso lado.

Detalhe: Todos os presentes receberam flores com uma mensagem das crianças da ONG Mangalô, para interagir com a ministração da música.

A minha força é fruto de uma parceria entre Baruk e Thiago Grulha. Este dueto entre os dois acontece desde o primeiro Eletro e também dispensa maiores comentários. Baruk quebra o protocolo da gravação e faz uma brincadeira com Thiago. Hugo Pessoa quebra o protocolo da edição e deixa a brincadeira registrada na edição final do registro áudio visual. Qual a brincadeira? Só vendo o DVD pra saber. Hehehe. O louvor é uma balada pop muito agradável de ouvir.

O que estava bom fica melhor quando Baruk faz as primeiras notas do Baião, de autoria de Janires e sucesso na voz do Rebanhão. Em uma banda com Cleverson Silva (bateria), Willian Augusto (bateria e baixo), Eduardo Victorino (baixo e guitarra), Alexandre Mariano (guitarra) e Leandro Rodrigues, não preciso nem dizer que este é um dos momentos mais empolgantes do show.

Pra fechar com chave de ouro temos a participação do pastor Adhemar de Campos em Tributo a Yehovah que começa no formato original e termina em ritmo de pop rock.

No final do show, PC Baruk convidou todos os cantores presentes para subirem no palco e cantar a última música com ele - Reina. Entre os convidados estavam, Samuel Mizrahy, Helvio Sodré, Rachel Malafaia, Eduardo e Silvana, Leonardo Gonçalves, Daniela Araújo, Luciano Claw, Tom Carfi e Leila Francieli, entre outros.

Pena que este áudio não tem no CD e no DVD, o registro é mostrado na hora dos créditos, em tela reduzida. Por falar em créditos, o nome de todos voluntários do show é relacionado no final do vídeo.

No menu de Extras podemos ser edificados pelo testemunho de Eli e Marta, que acontece antes de execução de Eu creio em Ti. Tem ainda o making off e uma declaração de Baruk contando como nasceu a música “Flores em vida”, que por sinal é bem interessante e edificante.
Eletro-Acústico 3

(DVD) 01/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Paulo César Baruk

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook