Análises
Abundante Chuva (Fernandinho)

Fernando Jerônimo dos Santos Junior é membro da Segunda Igreja Batista em Campos, pastoreada por Eber Silva (autor do livro “Adoração e Adoradores”, lançado pela MK). Depois da repercussão nacional de Faz chover, chega as prateleiras o novo trabalho de Fernandinho – Abundante chuva.
A capa traz uma montagem usando grama sintética (verde), barro rachado (amarelo) e uma esfera feita em photoshop (azul) formando a bandeira do Brasil sobre um fundo branco. Muito bonita, apesar de simples. O encarte de 6 folhas traz a letra das músicas e fotos da gravação ao vivo realizada na Praia da Costa (E.S) no Jesus Vida Verão. A gravação contou ainda com a participação de Asaph Borba na penúltima faixa e Emerson Pinheiro (4 por 1) no teclado.
A primeira seqüência é muito boa e traz o cativante peso do pop-rock. Tua fidelidade (arranjada por Emerson Pinheiro), Quero te obedecer e Eis me aqui agitam a galera com suas melodias e arranjos envolventes recheados de convenções e versam sobre os temas fidelidade, obediência e renuncia.
Em Já estou crucificado, baseado em Gálatas 2:20, Fernandinho abre um espaço para ministrar a igreja sobre a relação cruz – morte-evangelho-vida cristã.
Mais alto é o primeiro louvor gravado no estilo que levou o ministério de Fernandinho ao reconhecimento nacional. É um cântico que versa sobre a busca pela vontade soberana de Deus em nossa vida. Sobre mais do Senhor e menos de nós mesmos em nosso dia a dia.
As duas músicas que se seguem mantém o clima contemplativo da faixa anterior e foram também arranjadas por Emerson Pinheiro. Não há outro é um cântico de glorificação e exaltação a Jesus, único digno de receber nossa adoração e dedicação. Totalmente Teu é um cântico de entrega. Versa sobre dependência. As duas músicas são ótimas.
A pressão do início volta com força total em Há um rio. O arranjo é 10. Muita guitarra com riffs, com licks, com solos, com overdrive, com distorção, com convenções. A letra faz compara Jesus a um rio que veio para regar o nosso deserto, trazendo vida ao que estava seco por causa do pecado.
Sara-me conta a história relatada por Marcos no capitulo 10 a partir do versículo 46, sobre a cura do cego Bartimeu quando Jesus, os discípulos e grande multidão partiam de Jericó. Fernandinho ministra que o mesmo Jesus que operava no início do novo testamento é o mesmo que opera hoje através do Espírito Santo e que a última palavra seja por cura de enfermidade, seja por porta de emprego, seja pelo que for, a última palavra é sempre de Deus. É a faixa mais longa do cd. Dura 10 minutos.
A faixa título é mais um rock pop com bastante guitarra. Também arranjada por Emerson Pinheiro, Abundante chuva é um louvor profético em relação a atual situação da nossa sociedade e a transformação que deve ocorrer através do mover de Deus junto com uma genuína intimidade e santificação do seu povo. Deus vai fazer a aperte dele se fizermos a nossa. “Muitos lares destruídos, casamentos acabados. Existe tanta violência e tanta gente abandonada, mas já posso ouvir o som de abundante chuva”. Amém. Que assim seja.
Geração de Samuel traz a participação de Asaph e Rosana Borba.
Fechando o cd cantamos sobre comunhão e unidade (João 17) Semelhantes a Jesus é ritmada e não decepciona. “Há um só corpo, uma só família, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Espírito e só há um Deus”. Simples, porém verdadeiro.
Recentemente, Fernandinho lançou o dvd que foi gravado ao vivo em 15 de novembro do mesmo ano, em frente as escadarias do fórum da cidade de Campos –RJ.
O dvd, que tem em sua distribuição nacional o suporte da Onimusic (responsável também por Asas da Adoração, Som da Chuva, Fernandinho, Judson Oliveira, Livres Para Adorar e Rio da Adoração entre outros) é super dinâmico, muito bem produzido, com uma edição de imagens bem trabalhada, com bastantes efeitos de transição e uma variedade de câmeras diversificando os ângulos. A capa mantém a criativa montagem da bandeira nacional que acompanhou o cd.
Em quase 2 horas de programação, Fernandinho ministra um culto de louvor e adoração ao Senhor com muita unção e musicalidade. É acompanhado no vocal por sua esposa Paula Terra Santos, ao lado de uma banda competente, um coral com mais de 100 vozes, um grupo de coreografia bem sincronizado e uma platéia super-receptiva.
No repertório temos a participação de Ricardo Robortela na canção Mais alto. Robortela é líder do Ministério Clamor pelas nações e pela Escala do Clamor, ambos baseados em Minas Gerais.
A canção Abundante Chuva vem precedida de uma criativa enquête encenada pelo grupo de coreografia
Temos ainda um groove incidental com uma pegada blues conduzido por uma guitarra overdrive que é exclusiva do dvd, denominada Revolução.
O dvd traz ainda um making of, cenas da gravação do cd, fotos, a ministração feita por Asaph Borba por ocasião da gravação do cd, 3 canções inéditas, um histórico do Ministério Clamor pelas nações e uma palavra do pastor Éber Silva.
“Fazemos parte da geração do avivamento! Geração que busca ao Senhor e busca as almas perdidas. Geração que não se enquadra numa realidade onde ser avivado é viver para si mesmo, onde estar cheio do Espírito é olhar para os céus, erguer as mãos e não ver o irmão”. Fernandinho
“Abundante chuva não é mais uma produção. É, antes e acima de tudo, um sonho. Sonho de um adorador e de uma geração de adoradores comprometidos com a mensagem da cruz”. Pr Eber Silva.
Que Deus tenha muitos mais sonhos e muito mais planos para o ministério do Pr Fernando, e que suas bênçãos, transformadas em músicas, continuem transbordando e caindo sobre nós.
Contatos e maiores informações: www.fazchover.com.br ou www.onimuisc.com.br.
Revisado por Leone Lacerda.
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Fernandinho
Veja também no Super Gospel:
- Jander Pires: Música, Mercado e Propósito - Um Novo Caminho para o Artista Cristão
- Niwton Barros e a Agência Infinit assinam coletiva de imprensa de Kirk Franklin na The Connect Faith
- Duardin e Gui Hazel lançam o single “Leve” pela Trindade Records
- Voe Music lança “Inefável”: Uma canção de adoração que exalta a majestade de Deus

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook