Notícias

Confira nossa conversa com Dudu Borges, considerado como um dos melhores produtores musicais do país

Roberto Azevedo em 21/06/11 11613 visualizações

Dudu Borges é tecladista e produtor da banda Resgate. Mora em São Paulo, é casado, e é considerado pela midia especializada como um dos melhores produtores musicais do Brasil. Também é compositor e arranjador.



Faz produções para João Bosco e Vinícius, Bruno e Marrone, Michel Teló, Marco e Mario, John Kip, Marcos e Belutti, Bruninho e Davi, Jorge e Matheus, Fiuk, dentre outros.



Entre seus equipamentos, temos, Hammond B3, Wurlitzer A200, Rhodes Mark 1, Moog Yamaha 1970, Nord Stage2, Nord Lead 3,Nord Piano, Korg Triton Extreme, Korg MS-2000, Kurzweil K2500 XS.



No meio gospel, ja produziu bandas e músicos como Patmus, Ma-Lu, Cusm, Rm6, Codigo C, Faty, Maurílio Santos, Resgate, Katsbarnea, Dj Alpiste, Melhor do Black Gospel, Renascer Praise, Phill Tarver, Salgadinho, Praise Machine, Militantes e Marcelo Aguiar.



Supergospel - Vamos começar perguntando qual é a informação que você gostaria que todos soubessem a seu respeito?

Sou uma pessoa que busca fazer o seu melhor em tudo a cada dia.



Supergospel - Como produtor, como você avalia a evolução das produções dos CDs evangélicos no Brasil e no exterior?

No Brasil, acho que as coisas evoluiram muito nesses últimos 5 anos e a produções realizadas no exterior continuam sendo um grande exemplo, há décadas, para todos nós.



Supergospel - Qual o seu setup atual em relação a instrumentos e softwares?

Tenho um estúdio com tudo que eu sempre sonhei, incluindo uma mesa SSl Aws 900, Pres NEVE, microfones Braunner, T.c. Eletronics System 6000, diversos pres e amplificadores. Em relação aos softwares, trabalho com o CUBASE e com placas SSL.



Quanto aos meus instrumentos, tenho Hammond B3, Wurlitzer A200, Rhodes Mark 1, Moog Yamaha 1970, Nord Stage2, Nord Lead 3,Nord Piano, Korg Triton Extreme, Korg MS-2000, Kurzweil K2500 XS e 2 baterias, uma LUDWIG RINGO STAR e uma PEARL REFERENCE.



Supergospel - Você ainda tem produzido artistas seculares? Existem muitas diferenças entre esses dois ambientes? Poderia citar as principais segundo o seu ponto de vista?

Hoje, 95% do que eu faço é secular e existe muita diferenca entre os dois ambientes. Porém, em alguns pontos profissionais, os evangélicos tem muito o que aprender... Muito mesmo.



Supergospel - Infelizmente, na nossa música gospel, as composições vivem enfrentando tendências mercadológicas. Você, como produtor, já sentiu a pressão desses movimentos?

Com certeza, têndencias vem e vão a todo instante e nós temos que estar atentos e trazer novidades com personalidade sempre.



Supergospel - Recentemente, foi anunciado o lançamento de uma coletânea reunindo os grandes sucessos do Resgate em 21 anos de estrada, com previsão de lançamento entre a segunda quinzena de maio e o mês de junho. Poderia nos adiantar informações sobre este projeto?

É uma grande coletânea que nós do Resgate escolhemos, com muito carinho, para quem curte o som da banda a muito tempo, como eu! (risos). E, novamente, foi masterizado no Studio VIP.



Supergospel - Como está sendo o relacionamento de vocês com a Sony Music?

Muito bom.



Supergospel - Fizemos esta pergunta em 2006 e a vamos repetir hoje. Vamos supor que uma pessoa nunca ouviu música gospel, e deseja que você recomende para ela 6 CDs evangélicos dos mais variados estilos, mas com qualidade. Quais CDs você recomendaria?

1º: Acústico (DJ Alpiste) / 2º: Sem Limites (Aline Barros) 3º: André Valadão (qualquer DVD) / 4º: Ainda não É o Último (Resgate) / 5º: Acústico (Oficina G3) / 6º: Louvores Inesquecíveis (Marcelo Aguiar)



Supergospel - Esta outra pergunta foi feita pelo Ruben Mukana em 2008 e vamos atualizar ela hoje. Cite os 10 melhores cds da sua vida.

1º: Dangerous (Michael Jackson) / 2º: Sing out (Ron Kenoly) / 3º: Come Away With Me (Norah Jones) / 4º: Dias Claros (Wilson Sideral) / 5º: Praise (Resgate) / 6º: Manual Prático para Bailes, Festas e Afins (Ed Motta) / 7º: Maria Rita (Maria Rita) / 8º: Piano e Voz (Pedro Mariano) / 9º: De Volta ao Planeta dos Macacos (Jota Quest) / 10º: The Miracle (Queen)



Supergospel – Qual sua opinião em relação a pirataria de CDs e download ilegal de músicas na web?

Acho que os CDs e DVDs ainda são muito caros e as pessoas tinham que ter um pouco mais de respeito pra quem faz a música como um todo.



Soluções de downloads de baixo custo para o consumidor e facilidades para obter a musica desejada já são uma realidade. Basta um pouco de cultura e respeito de quem vai consumir.



Supergospel - Nos seus momentos de lazer, o que você costuma ouvir? Musicalmente falando, o que te influenciou e o que te influencia hoje?

Música boa e criativa me chama atencão desde pequeno. Gosto de tudo mesmo...me empolgo com rock, pop, sertanejo, jazz e clássico... (risos)



Fazer o que né? Sou assim.



Supergospel - Se você tivesse que escolher dois conselhos para dar aos produtores do mercado gospel nacional - um na área musical e outra na área espiritual - que conselhos você daria?

Na área profissional: Humildade para aprender e crescer.



Na área espiritual: Humildade para aprender e crescer.



Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?

Acho excelente porque tudo fica mais rápido, prático e divertido .



Supergospel - Para encerrar, quais são os seus projetos, o que você espera no ano de 2011 para o seu ministério?

Olha, não quero muito não... Só quero poder tocar mais com minha banda Resgate, que é uma coisa que me deixa muito feliz e infelizmente não tenho tido tempo nesses últimos meses. E quem sabe ainda começar um disco novo da banda.



Contato

Twitter - @DuduBorgesVip

Crédito das fotografias

Fernando Hiro

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook