Notícias

A banda Kruyssen lança o álbum “Metanoia” agora em inglês

O vocalista Israel Tenório fala sobre este belo projeto

Redação em 19/05/23 26 visualizações
A banda Kruyssen lança o álbum “Metanoia” agora em inglês

Israel Tenório, natural de Natal (RN), é o fundador e líder da aclamada banda Kruyssen, rock cristão, que o projetou como guitarrista, vocalista e compositor. Com uma mistura de rock progressivo e orquestrações, eles ficaram conhecidos por toda a categoria musical, até de quem não professa a religião cristã, pela qualidade, os arranjos técnicos, as performances e suas singulares composições. Israel sempre tocou de tudo, um pouco em casa e com os amigos, tanto a música internacional como a boa música brasileira.

Com a Kruyssen, lançou dois CDs autorais: “Pelo Seu Poder” e “Metanoia”, disponíveis em todas as plataformas digitais. Resumidamente, Israel tem em seu currículo várias indicações do Prêmio Hangar de música – principal prêmio de música do seu estado, Rio Grande do Norte, com importância nacional, sendo vencedor do prêmio especial de música gospel em 2008 e, recentemente, indicado ao prêmio “Notáveis”, que se realiza em Nova York todo ano, premiando os brasileiros com maior notabilidade nos EUA. Apresentou-se diversas vezes para grandes públicos, abrindo shows de bandas de renome nacional, como Oficina G3 (10 vezes), PG, Novo Som, Aline barros, a banda sueca Narnia, Metal Nobre, entre outros.

Em 2014, a banda lançou o clipe “Vestígios De Perfeição”. Mais tarde, os clipes das músicas “Mais uma vez” e “Neblina”, uma canção progressiva na contramão do mercado, com 11 minutos de duração. E, agora, em fevereiro de 2023, a banda Kruyssen lança o álbum “Metanoia” na versão em inglês, o “Metanoia English Version’’.

Atualmente, a Kruyssen é formada por Israel Tenório, fundador, compositor, vocalista, guitarrista e produtor da banda; Pedro Silva, contrabaixista; Edson Estevam, tecladista e vocais; Wesley Silva, baterista.

Israel conta que o álbum “Metanoia” teve um longo período de composição e pré-produção. Tudo começou com o single “Vestígios De Perfeição”, que já marcava uma nova época da banda, novos componentes e nova sonoridade. Com “Vestígios”, lançada em 2014, o álbum completo do “Metanoia” saiu em 2019. “Com toda a tecnologia de hoje, o álbum foi produzido por mim e o ex-baixista da banda, Miguel Sampaio, na minha casa. Fizemos o possível para deixar as músicas prontas para a hora de gravar em definitivo. Queríamos um álbum concepcional e demorou para que todas as músicas tivessem essa concepção, pois trata-se de um personagem entre seus altos e baixos com Deus até sua fé ser firmada. Um processo literalmente de ‘Metanoia’, uma transformação completa, uma mudança de caráter que termina com a música ‘Discípulo’, do compositor André Buarque, que teve a gentileza de nos ceder a canção, que encerrou o álbum perfeitamente. E, agora, em 2023, como um presente para os nossos fãs, lançamos o ‘Metanoia’ em inglês. Na verdade, durante o processo de composição, muitas músicas foram feitas primeiro em inglês, o que acabou nos motivando a também fazer esse lançamento, tornando bem diferente a experiência de nos ouvir”, Israel compartilha.

Para este lançamento, foi escolhida a canção “Mais uma vez”, entre todas as outras, porque “ela é uma síntese de tudo que uma boa banda de rock precisa: arranjos, riffs, solos e uma letra muito forte sobre o amor de Deus, que nunca falha. Também temos outras ‘queridinhas’ do álbum, como ‘Imparcial’, ‘Já Passou’ e ‘Neblina’. Pessoalmente, a música ‘Já Passou’ é muito forte para mim, pois ela é profunda. Assim como ela me deu esperança, deve ser

 

compartilhada com as pessoas. Trata-se de um momento que é preciso cortar a linha do tempo da sua vida, e, finalmente, abandonar o passado, traçar novos caminhos para um futuro melhor. Existe um momento em que você percebe que Deus o livrou, que os anjos acamparam ao seu redor, e essa é uma música que reflete um momento como esse”.

Israel mostra a diferença entre o álbum “Metanoia” e o primeiro álbum da banda, intitulado “Pelo Seu Poder”: “A mensagem principal do ‘Metanoia’ é que devemos depositar nossa fé em Deus e não nos homens. O personagem do álbum passa por todas as batalhas e dificuldades que nós passamos com a nossa fé. Ele começa dizendo que, ‘Mais uma vez’, a mão de Deus nos sustentará, por mais que sejamos infiéis; que o amor dEle é ‘Imparcial’, Suas promessas ultrapassam o tempo, que a luz vem ao amanhecer, que Deus nos acolhe e que o pior vai passar. São mensagens poderosas para os problemas pós-modernos de um cristão comum. Já o primeiro álbum, ‘Pelo Seu Poder’, não tem uma ideia geral de concepção, mas cada música foi feita de forma separada. É um CD de evangelismo, essencialmente de adoração. Muitas músicas foram inspiradas em textos bíblicos, como uma espécie de Salmos. Também é diferente em relação ao estilo. ‘Pelo Seu Poder’ é uma mistura de metal melódico, com pop rock alternativo e ainda uma espécie de worship.”

A canção “Mais Uma Vez”, totalmente pré-produzida em casa, foi gravada na Zam House Estudio, em Natal (RN). O clipe foi gravado em uma espécie de sucataria, em Ribeira, importante bairro histórico de Natal. “Em se tratando de uma banda de rock, a locação é uma espécie de ‘sonho’, com carros abandonados, entre outras coisas”, explica o cantor.

Israel Tenório diz que, desde a época em que a plataforma Orkut ainda existia, eles ouvem testemunhos em relação às suas músicas e seus álbuns e que é sempre muito marcante ouvi-los: “Um filho que dera o CD para o pai, que jamais havia escutado rock cristão, contou-nos que, duas semanas depois, seu pai voltou para a igreja. Muitas pessoas nos disseram que marcamos a sua adolescência, que fomos importantes para seu crescimento com Cristo. Já ouvimos de soldados brasileiros, em missão no Haiti, que eles se fortaleciam espiritualmente ouvindo nossos álbuns, porque um dos soldados levou o CD ‘Pelo Seu Poder’ com ele. Já tocamos em shows para quase ninguém, e essas pessoas receberam Cristo ali mesmo; como também fizemos shows marcantes para muita gente, que lembra carinhosamente do CD até hoje. É até difícil listar todos, mas podemos afirmar que são histórias como essas que nos mantêm firmes na obra.”

O cantor e compositor deixa uma mensagem especial ao público: “Quero lhe dizer algo muito importante, fundamental para sua vida: há esperança, pois Deus nunca nos abandona. Para encontrá-lo, é preciso sensibilizar o coração e buscar a voz dEle. Então, você o encontrará e entenderá tudo o que Ele tem feito. Ao nascermos é nos dado um nome, as pessoas nos chamam pelo nosso nome durante toda a vida, mas poucas o conhecem, o Senhor nos conhece desde o ventre da nossa mãe e simplesmente não desiste de nós. Eu sempre gosto de citar Isaías 53.2-3 que diz: ‘Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos caso algum dele.’ Hoje, Jesus provavelmente não nos chamaria a atenção fisicamente, talvez nos passasse desapercebido nas redes sociais, Ele sabe o que é rejeição e traição, Ele não olha a cor da sua pele ou a marca de roupa que você usa. Foi para todos que Jesus veio, deu a Sua vida na cruz do Calvário e ressuscitou ao terceiro dia. Coloque o seu foco no Senhor, em Suas palavras e ensinamentos, pratique-os e esqueça as divisões feitas pelos homens. Foi o próprio Jesus quem disse: ‘Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim’ – João 14.6.”

Ouça o álbum “Metanoia” (English Version) no Spotify: https://open.spotify.com/album/65PRCItNVA2jSt300RyZWC

Siga Israel Tenório e a banda Kruyssen no Instagram: https://www.instagram.com/israeltenoriooficial / https://www.instagram.com/kruyssenoficial

Por Ana Paula Costa
Jornalista – Assessora de Imprensa Grupo Show Gospel

[email protected] / https://www.instagram.com/showgospel

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook