Notícias

A importância do Whatsapp Marketing

Redação em 17/05/16 4831 visualizações

Como funciona o WhatsApp Marketing? Como usar o WhatsApp como ferramenta de marketing? Essas são perguntas do momento considerando os números atuais do aplicativo que alcançou recentemente 1 bilhão de usuários ativos.

O WhatsApp tem como objetivo principal conectar pessoas de todo o mundo e isso a princípio pode não soar comercial, mas vale olhar com mais atenção para esta ferramenta.

 

O WhatsApp ganhou importância comercial entre as empresas, principalmente após a sua aquisição pelo Facebook. Quando uma marca como o Facebook, a mais importante plataforma de marketing on-line vira suas atenções para um aplicativo de mensagens instantâneas como WhatsApp, só podemos esperar que o WhatsApp passe a ter algum uso comercial para as empresas.

Marcas grandes e pequenas começaram a investigar a possibilidade de utilizar WhatsApp em suas comunicações de marca e aos poucos, tem-se descoberto formas criativas e de baixo custo de se tirar proveito da ferramenta.

O WhatsApp tem muitas vantagens e dentre as quais listo algumas abaixo. Leia e compreenda por que o Whatsapp é uma plataforma de marketing valiosa.

É mais rápido

É muito simples. O Whatsapp é um aplicativo de mensagens instantâneas que requer pouco esforço para enviar e receber a mensagem comparando-se a outros meios.

As empresas já usam e-mails e redes sociais para comunicarem-se com seus clientes, no entanto, este aplicativo simples permite que as marcas interajam com seus clientes usando apenas um smartphone e em tempo real.

Nós sabemos que as pessoas gostam de brincar com seus smartphones à procura de informações de vez em quando e 0 WhatsApp permite que você alimente-os instantaneamente. Como as redes sociais, o WhatsApp permite que você faça mensagens de texto junto com imagens e vídeos, o que é bom demais para ser ignorado pelas empresas. No entanto ao contrário das redes sociais, os esforços para a criação de conteúdo é menor e muito mais fácil no WhatsApp.

Um exemplo prático é da Absolut Vodka que usou de forma eficiente a simplicidade das características do WhatsApp para promover sua campanha. Ela criou uma campanha conceitual para os jovens como forma de promover o lançamento de nova linha de produtos. Para saber mais sobre esta campanha, clique aqui.

Custo zero

Se antes se pagava uma taxa de um dólar por ano para usar o aplicativo, recentemente o WhatsApp anunciou que a cobrança foi encerrada, sendo o aplicativo totalmente gratuito a partir de então. Ou seja, a um custo zero você pode estabelecer conversas instantaneamente com clientes de todo o tipo.

Campanhas de SMS marketing são incomparavelmente mais caras e geram pouquíssimo engajamento comparado ao WhatsApp.

O WhatsApp marketing provou ser excelente também para as pequenas empresas que buscam a redução de custos em cada etapa e adotam práticas econômicas. Para executar uma campanha de marketing através do WhatsApp, tudo que você tem a fazer é designar uma pessoa para gerir a campanha e responder às mensagens prontamente.

Relacionamento com o cliente

Com a mudança no poder entre o produtor e o consumidor e com a ascensão das mídias sociais, os consumidores estão habituados a expressar suas preocupações e decepções sobre uma marca com bastante facilidade. O WhatsApp é mais uma ferramenta para eles.

Esteja onde seus clientes estão! O WhatsApp permite o acesso fácil aos seus clientes. Para entrar em contato com seus eles, você só precisa ter seus números gravados em sua agenda.

Posicionamento de marca

Com a interação muito mais personalizada, você saberá o que seu cliente quer de você e, portanto, será capaz de posicionar suas comunicações de marketing com base nisso. Seus clientes ficarão satisfeitos, já que todas as suas dúvidas são respondidas em tempo real por pessoas reais. Como uma marca, você pode muito bem mostrar a seus clientes, o quanto você se importa com eles.

Comunicações de marketing através WhatsApp

O Whatsapp pode ser usado para uma variedade de ações de marketing. É o melhor lugar para mostrar a imagem de um produto, um vídeo explicando as características do produto, cupons de desconto e ofertas de datas importantes. O WhatsApp torna mais fácil convidar os clientes a darem feedback e também solucionar reclamações. A interação um a um é útil na realização de pesquisas e um grupo WhatsApp pode ser usado como para discutir sobre o foco da marca.

A seguir, confira o que você deve ou não fazer no Whatsapp Marketing

whatsapp marketing whatsapp marketing Whatsapp Marketing: Saiba por que você não deve ignorá-lo directory 973992 1280

O que você deve fazer no Whatsapp Marketing

1.Compartilhe seu contato do WhatsApp em seu site e outras plataformas de mídia social.

2. Use o WhatsApp somente quando você tem um relacionamento estabelecido com os seus clientes.

3. Embora whatsApp seja uma plataforma informal, mantenha sempre o decoro ao falar para o seu cliente.

4. Responda imediatamente a consultas. Comunicação eficiente é essencial para qualquer negócio.

5. Poste imagens e vídeos de seu produto. Mensagens visuais têm um impacto maior.

6. Inclua elementos divertidos em suas mensagens. Uma piada ou um meme podem ser interessantes.

7. Se você não está disponível o tempo todo, informe que você pode ser contatado em um dia específico em um período de tempo específico.

8. Escolha os seus clientes potenciais com cuidado.

9.Postar uma oferta de produto no Facebook e acompanhar pelo WhatsApp é a chave para uma comunicação dirigida.

Nunca faça no Whatsapp Marketing

whatsapp marketing whatsapp marketing Whatsapp Marketing: Saiba por que você não deve ignorá-lo n  o1. Não envie mensagens para todos os números de celular que você tenha em mãos. Se você enviar mensagens irrelevantes logo você acabará sendo bloqueado.

2. Não envie mensagens com muita frequência. Overdose de informação não é saudável para a sua imagem nem de sua marca.

3. Não ignore o feedback ou consultas do cliente. Eles tendem a perder o interesse em sua marca se são ignorados.

4. Manter o seu perfil inativo por muito tempo também pode enviar um sinal de que você não está interessado em promover sua marca. Atualize seu perfil regularmente.

5. Evite criar grupos de pessoas desconhecidas. Pessoas que fazem parte de um grupo precisam estar interessadas nisso e devem ter algo em comum.

Seguir os pontos acima mencionados irá ajudá-lo a gerenciar dificuldades no envio de mensagens de marketing.

Vale pontuar que, por enquanto, o WhatsApp ainda não se enquadra efetivamente na categoria de marketing de permissão como a SMS e o e-mail marketing, apesar de ser uma questão de tempo para que o serviço passe a adotar o mesmo.

Até então, qualquer pessoa com um número de telefone guardado no seu telefone móvel pode fazer WhatsApp Marketing.

Que fique claro: O WhatsApp Marketing deve ser uma parte de um plano de mercado bem integrado, ignorá-lo temendo o esforço extra só vai deixá-lo perder a chance de alcançar aqueles que você poderia influenciar de outro modo facilmente.

Para saber mais sobre o Whatsapp Marketing, baixe gratuitamente aqui o e-book “Whatsapp no marketing digital” e descubra como obter resultados incríveis usando o Whatsapp em suas campanhas.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.