Notícias

Ainda vale a pena investir no CD?

Redação em 14/06/16 1633 visualizações

Por Vanessa Bicalho

Parece loucura, mas de todos os mercados que já ouvimos falar, a indústria da música é a que menos evolui. Nunca se foi tão fácil produzir e colocar para exposição, porém esse “como produzir” ou “como expor” é a questão.

Porque nunca se perdeu tanto dinheiro.   

Antigamente tínhamos uma receita de bolo que em 70% dos casos dava certo, mas hoje não, é um desperdício de tempo e dinheiro muito grande alguns investimentos e um deles pode ser o CD.

Antigamente, você tinha prazer em comprar o disco do seu ídolo, ganhava de aniversário, ganhava de natal, de amigo oculto, e degustava aquele álbum por um longo tempo, ele demorava pra envelhecer. Hoje ele fica velho muito rápido.

Vejo artistas gastando muito tempo escolhendo repertório, gravando seu projeto, investindo muita verba e na hora do lançamento, a grana do investimento não retorna e em dois meses o trabalho já esta velho.

O artista lança a primeira musica, INÉDITA, vai pras rádios, lança um clipe , faz TV, poucas pessoas compram seu disco e seus fãs devoram o produto em menos de uma semana. E depois? Alguns ainda insistem em virar a segunda ou terceira canção e o que é feito das outras 9 / 10 / 11 musicas do CD? Viram repertório? Mas quem vai conhecer esse repertorio?

O artista consagrado já tem um belo repertório, o artista novo tem um show com muitos covers porque seu “repertório não sustenta um show”.

Na minha opinião o CD virou cartão de visita (é legal para levar nas entrevistas), e não mais receita do sucesso e de retorno financeiro, é importante te- ló, mas a forma do “como” mudou muito.  Sugiro artistas novos a lançar um ep ou de single a single e investir mais em vídeos acompanhando as músicas novas. No final fazer um CD, mas com custos reduzidos (tenham bons empresários e produtores que garantam que o disco terá qualidade, mas por um preço acessível).

Um exemplo de sucesso é o caso da cantora Beyonce, que já declarou que ama fazer seu CD e não vai abrir mão disso. Mas enquanto ela fica focada escolhendo repertorio, compondo e produzindo, ela arruma pautas, lança singles ( que não vai entrar no disco), clipes, faz participações especiais, inventa uma turnê e quando o álbum saí a imagem dela está mais forte do que nunca. O ultimo lançamento dela foi o “Lemonade” que ficou mais de um mês com todas as músicas em destaque no Itunes,

Minha segunda dica é ir musica a música, com um planejamento de marketing mais agressivo, sem deixar seu fã esfriar sem novidade, ele é teu fã pela música e ideologia.

____________________________________________________________________________

Vanessa Bicalho é formada em cinema, com pós em direção de arte e especialização em Música e empreendedorismo pelo Puc. Trabalha no agenciamento de carreira artística e plano de mídias. 

 

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.