Análises

Ame mesmo assim marca a volta da Cristina Mel para a MK

Roberto Azevedo em 20/05/09 22106 visualizações
Cristina Mel nasceu em 10 de março de 1964 no Rio de Janeiro. Em 20 anos de carreira, se tornou em uma das vozes mais belas e poderosas da música gospel nacional e internacional, vendendo mais de 5 milhões de cópias.

A cantora é formada em Letras (português e inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua carreira musical abrange tanto o mercado gospel em língua portuguesa quanto o mercado latino. Cristina Mel tem também álbuns dedicados ao público infantil.

Seu primeiro disco, denominado "Tá Decidido", foi lançado pela gravadora Bompastor. Em 1992 lançou um de seus mais famosos discos "Pra Sempre". Seguindo o sucesso, lança em 1993 Mil Horizontes. Mas a consagração ainda estava por vir. Em 1994 é presenteada com a canção "A mão do Mestre", faixa de trabalho do seu quarto album "Refúgio de Amor" é um de seus maiores sucessos.

Em 1995, “Santo Deus Usa-me” estoura nas paradas. A versão de Sandi Patty deixa a marca de que a cantora veio para ficar.

No ano de 1996 lançou “Gratidão”, seu último trabalho pela Bompastor. Assinou com a MK Publicitá e gravou "Dê Carinho" e uma edição especial em espanhol do mesmo álbum. Registrou também no Imperator um show ao vivo. Em 1997 Cristina teve problemas com a gravadora e anunciou sua saida, que gerou um processo que perdurou por 10 anos. Ainda pela gravadora MK lançou "Presente de Deus" um de seus maiores clássicos. Mesmo sem divulgação o álbum vendeu mais de 150 mil cópias.

Em 1998 foi para a Line Records e atingiu o auge de sua carreira com "Um Toque de Amor" vencendo milhares de prêmios importantes no mundo da música. Lançou também seu primeiro album infantil. Cristina saiu da gravadora no ano de 2001 quando ela resolveu dar um novo rumo a sua carreira, deixando o estilo pop e migrando para o estilo pentecostal com o álbum "Tudo Por você”. A decisão não agradou a todos, gerando até um desconforto aos seus fãs mais antigos.

Durante esse te período, acabou se dedicando mais a carreira internacional, se apresentando por toda a America, Europa e Ásia e gravou um álbum internacional ao vivo com Paul Wilbur.

No ano de 2004, ela lançou "Recomeçar". Um trabalho que a trouxe de volta para o pop, seu estilo raiz. Em 2005, nos estúdios da Rede Record, Cristina Mel gravou seu primeiro DVD ao vivo: "As Canções da Minha Vida - 15 anos Ao Vivo". Este álbum rendeu à cantora a indicação ao Grammy Latino de 2006 na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã". E é conhecido como o seu grande retorno a mídia.

"Um Novo Tempo" foi seu novo álbum de inéditas, lançado em 2006. Por esse trabalho foi novamente indicada ao Grammy Latino produzido por Wagner Carvalho, através da gravadora Line Records. "Alcanzar Tu Corazón" foi seu terceiro álbum internacional e contém releituras de seus maiores sucessos em espanhol e inglês.

Em setembro de 2008 assinou contrato e retornou, após 10 anos, à gravadora MK Music (antiga MK Publicitá) e lançou Ame mesmo assim seu quarto trabalho pela gravadora. Com produção musical de Rogério Vieira e concepção de arte do fotógrafo e designer Sérgio Menezes, Ame Mesmo Assim é um cd pop, em todo sentido da palavra.

A faixa título abre o repertório com um arranjo orquestrado, com cordas muito bem trabalhadas e uma dinâmica intensa. Ame mesmo assim é um título que pode ser entendido como um instrumento de estímulo à fé em meio às adversidades e também como um meio de adoração e louvor a Deus através de um ponto de vista confrontante. “Deus tem o melhor para o seu coração, mas nem sempre Ele responde sim para a sua oração”. Entenderam?

Milagres foi a faixa escolhida para música de trabalho. Versa sobre testemunho baseada no texto de II Coríntios 1.4, que diz: “Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos...”. O encadeamento harmônico é preenchido por riffs de guitarra e frases de órgão.

A seguir temos Força de Deus que disserta sobre outro tema bem reflexivo. “Nem tudo são flores, também há espinhos na vida de um cristão”. Destaque para a métrica da melodia que é intensa e empolgante.

Na faixa quatro temos a dançante Eu sou de Deus. O instrumental possui uma pegada meio anos 70, meio balada pop. Destaque para o pizzicato de guitarra que conduz a canção auxiliada por efeitos de teclado.

Eu tenho fé vem com uma estrutura densa e envolvente. Prega sobre provisão e proteção provenientes da fé na soberania de Deus. Destaque para a dinâmica do turn around.

“Seja ela boa ou má, obedeceremos à voz do Senhor, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do Senhor, nosso Deus”. Jeremias 42:6. Fazendo alusão a declaração de Samuel encontrada no terceiro capítulo do livro que leva o seu nome, a canção “Eis-me aqui!” é uma declaração de disponibilidade perante Deus. Termina com mais um final cativante.

Renovo é um clamor por mais de Deus, cantado numa levada que flerta com o pop rock e é entoado com muito júbilo e animação. O instrumental é redondinho, cheio de efeitos e convenções. Muito boa.

Família é clamor de esperança voltada a base de toda sociedade. Lembrando também aos cristãos que a família é a base de todo e qualquer ministério. De nada adianta ter um ministério promissor como pregador, evangelista, músico, e etc.... se o lar não estiver estruturado sob a graça de Deus.

Outro louvor entoado com júbilo e animação é Te amo. Destaque para a cadencia harmônica, conduzida por power chords e para as intervenções muito bem aplicadas pela guitarra e pelo piano.

Além de cantar, e muito bem, Cristina também compõe. No novo álbum ela assina duas faixas. Uma delas é Tua graça me basta escrita em parceria com seu marido, Isaías Costa e com o amigo Adelso Freire. O hino é muito bonito, com uma estrutura melódica muito boa, mas ao mesmo tempo reflexivo e confrontante. O título exprime o conteúdo encontrado na letra. “Mesmo que eu não volte a ver ou nadar. Mesmo que eu perca quem eu mais amo. Mesmo se eu perder tudo, eu sei que me amas”.

Perfeito Louvor traz de volta a temática e a sonoridade das duas faixas do início que são marcadas pelo arranjo moderno e pela marcante interpretação de Cristina. O louvor é um belo momento de adoração e entrega alusiva a visão de Isaías encontrado no sexto capítulo do livro que leva o nome do profeta. Destaque para as convenções e para o naipe de cordas.

O pop, seu estilo de início de carreira, pelo qual alcançou notoriedade internacional, marca presença na penúltima faixa do álbum. Não que as demais faixas abordem outro estilo, pois a sonoridade pop esta presente em todo o repertório, mas é Doce mel que mais lembra seus sucessos anteriores. Muito boa.

Além de cantar, e muito bem, Cristina também compõe. No novo álbum ela assina duas faixas. A segunda é Isabella Mel. É uma canção bem pessoal e ficou registrada como uma profecia entoada em forma de canção, pois as portas dos céus se abriram neste ano de 2009 e Cristina encontrou sua filha Isabella, que tem três meses e está em processo de adoção. Amém.

Cristina Mel é dona de uma voz doce, aveludada e incrivelmente aguda. Sua classificação vocal é soprano ultra leggero e tem a extensão vocal incrível de 4,0 oitavas (G#2 ao G6). Apesar de ter uma voz tão aguda alcança graves com uma grande facilidade como um G2, nota que também é a nota mais grave da grande cantora Mariah Carey.

Curiosidades extraídas da wikipedia:

Notas mais altas: um G6 (Na música "Mão do Mestre" do dvd As Canções da Minha Vida) e um C7(na música "Tem Coisas que a gente Não Esquece"), além de um D#6 (“Em Andar Com o Mestre”).

Notas mais graves: G#2 (Na música "Seu Deus e meu Deus"do albúm “Tudo por você”) e um C2 numa performance do hino "De Tarde".

Maiores informações: www.cristinamel.com.br
Ame mesmo assim

(CD) 03/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cristina Mel

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook