Análises

Análise do CD God is in the House, álbum de 1996 do Hillsong

Jonatha Cardoso em 17/07/09 5445 visualizações
Com produção de Mark Zschech – irmão de Darlene -, God is in the house é o quinto álbum do ministério australiano, gravado no dia 24 de março de 1996, no Hills Entertainment Centre. O álbum é composto de 14 músicas inéditas e edificantes, declarando a presença de Jesus com muita energia e emoção.

Começamos o cd com a música-título. “Eu e minha casa serviremos a Deus, porque o Senhor é o nosso Deus; ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais...”. O trecho de Josué 24 é a essência de God is in the house. Liderada por Darlene, a igreja declara que Jesus nos chama para ele, e nos levanta sobre o mundo que conhecemos.

O álbum segue com a bela voz de Lucy Fisher com Joy in the Holy Ghost. A companhia do Espírito Santo em todos os nossos dias é o tema da canção, que declara que temos amor, graça, paz, poder e alegria no nosso grande amigo.

“Ide a todo o Mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Essa é a idéia de Stepping’ Out, cantada pelo dueto Darlene e Steve McPherson – aliás, uma das únicas vezes que ele canta tocando guitarra. A música fala da igreja “subindo os degraus da evangelização”, chegando a cada nação e pregando da palavra de Deus. É a igreja buscando mudar a sua geração. Destaque para o Coral de Crianças do Hillsong.

My heart sings praises mostra como o coração adorador quer cantar louvores ao nome do Senhor e a todos os seus feitos. Por tudo o que ele fez, devemos dar a ele um perfeito louvor. Mais uma bonita participação do coral das crianças.

“O meu ser sabe muito bem”. And that my soul knows very well demonstra como sabemos daquilo que Deus tem feito por nós. “Quando as montanhas caem, estarei firme pelo poder de sua mão, repousando no seu coração”.

O nome lindo de Jesus é o tema de Jesus, what a beautiful name. É um verdadeiro poema cantado por Erica Crocker, que declara o amor da noiva pelo noivo. “Filho de Deus, filho do homem, cordeiro que foi morto”. Jesus é perdão, segurança, alegria, paz e amor.

Seguimos o disco com a música Let the peace of God reign, baseada em Filipenses 4. Um dueto de Darlene com Rob Eastwood declara: “Deus, estou com fome por mais de ti. Encha minha alma com o seu poder”. A música proclama a paz de Deus reinando em todo o mundo.

Essa música ganhou uma versão em português por Ana Paula Valadão (Que a paz de Deus reine) no cd “Aclame ao Senhor” - todo ele baseado em músicas do Hillsong.

“Eu te dou meu coração e minha alma. Eu vivo somente para ti. Cada vez que eu respirar, cada vez que eu me levantar, faça-se sua vontade em mim!”. I give you my heart é uma das mais lindas músicas do Hillsong. Também possui várias versões em português, sendo a versão pioneira a do Rebanhão (na época com Carlinhos Felix), com o título “Meu maior desejo”.

Antes de continuar, cabe aqui salientar que uma prática comum nos anos 90 pelo Hillsong era gravar dois períodos de louvor, seguindo o seguinte esquema: começando com músicas rápidas (de júbilo) até chegar nas músicas mais lentas (de adoração). Chegando na metade deste registro, voltamos as músicas rápidas, caindo para as de adoração. A partir de 2000 as gravações do Hillsong pararam de adotar essa prática.

Assim, começa a segunda parte do CD, com Walking in the light. A música demonstra o desejo de andar sempre na luz, seguindo a Jesus, sem querer que ele nos deixe. Podemos destacar uma bela participação dos metais nessa música.

Logo após, sem perder a batida, temos Your people sing praises, declara os louvores que o povo de Deus canta. “Louvamos a Deus com as nossas vozes, com os nossos corações, com toda a nossa força e com tudo o que temos, erguendo as nossas vozes até Jesus voltar”. Mais uma bela participação dos metais.

I believe the promise aparece pela primeira vez na carreira do Hillsong, cantada por Lisa Young. A música relaciona a presença de Deus com a certeza de que suas promessas acontecerão em nossas vidas. Como diz a própria música, “Não há nenhuma coisa que não possa ser mudada quando o Espírito de Deus está por perto”. Para variar, uma marcante participação dos metais. Aliás, uma bela orquestra de metais nessa época tinha o Hillsong, hein?

Pode-se notar que a versão em português que nós conhecemos – Creio na promessa, de Ana Paula Valadão – tem várias diferenças. Na verdade, a versão de Ana Paula é baseada na versão do Hillsong cantada em “Shout to the Lord”.

Logo após, também com uma versão bem diferente, temos Thank you, God, com Donia Gandjou. Famosa música de Dennis Jernigan, ela demonstra a gratidão por tudo o que Deus tem feito e tudo o que ele fará. “Por me amar e me libertar, por entregar sua vida por mim, te agradeço”.

A versão do Diante do Trono é bem diferente da original do Hillsong. Nota-se uma presença dos metais na versão brasileira, e uma versão do Hillsong mais suave, com vários riffs de Russel Fragar em seu teclado.

Uma das músicas que eu mais gosto é Lord of the heavens que vem com belíssimos arranjos de Fragar com um toque de flugelhorn. É uma música que exalta o nome de Deus de forma muito linda. “Glória, glória, aleluia, louvores ao ‘Grande Eu sou’, hosana junto com os anjos cantando ‘digno é o cordeiro de Deus’”.

Jesus! O que é flugelhorn???

Calma meu querido! È um tipo de trompete mais suave, das quais você com certeza já ouviu alguma vez na sua vida... Quando? Ouça a música “Exaltado”, do Diante do Trono, cuja introdução é em um belo flugelhorn de Renilson Santos.

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”

É com essa bela palavra do apóstolo Paulo que o Hillsong canta a belíssima música I will run to you, declarando que vamos correr a corrida a nós proposta, até chegarmos a nossa meta: ver a face do nosso Senhor. Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor.

Para presentear a todos os apreciadores, o Hillsong encerra com um bônus track: uma reprise de God is in the house (aliás, o mesmo foi feito nos dois cds seguintes). Nota-se que a versão é mais rápida que a original.

Bom, o álbum é uma bênção, principalmente para você que gosta do Hillsong mais “antigão”, lá nos anos 90, essa é uma grande pedida.

Até a próxima. Abraços!
God is in the House

(CD) 11/96


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Hillsong Worship

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook